Ensino de português vira moda na China, diz jornal

Por Assis Ribeiro

Do site Tijolaço

Por Fernando Brito

portugchin

 
Ensino de português explode entre chineses. É por Lisboa?
 
1 de novembro de 2013 | 16:57
 
Hoje, mais cedo, escrevi aqui sobre a matéria da BBC dizendo que a China quase “desistira” do Brasil como destino de seus investimentos, dizendo que era apenas mais uma da linha “o Brasil acabou” que a mídia gosta de publicar.

 
A informação é, simplesmente, “uma furada”.
 
Em poucas horas, via blog Contexto Livre, chega-me a matéria reproduzida na ilustração do post. É do jornal português Expresso, edição de anteontem, e dá conta que o aprendizado de português se tornou uma das coqueluches entre os jovens chineses, que entendem que o domínio de nossa língua é uma grande oportunidade profissional, pela crescente importância do Brasil para a China.
 
A menos, claro, que essa demanda esteja sendo provocada apenas pelo interesse em Portugal, cujo PIB é menos de 10% do brasileiro.
 
O tamanho disso? Na matéria, estima-se que 28 instituições de ensino estejam formando 1350 estudantes chineses para, essencialmente, lecionar português e que, até 2018, haja 5 mil estudantes de português no país.
 
Já o ensino de mandarim no Brasil é pífio e quase que restrito a cursos particulares.
 
É assim que desistiram do Brasil?
 
Por: Fernando Brito
Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chineses compram Banco no

    Chineses compram Banco no Ceará.

    Chineses adquirem cota no Leilão da Libra.

    Chineses montam indústria de automóvel no Brasil

    A China não quer nada com o Brasil?

  2. Parece que sim, 80% dos

    Parece que sim, 80% dos chineses sonham em mudar-se para Portugal, aquela potência econômica, com crescimento acima da média e pleno emprego… Ah! Parece que a infraestrutura lá também é muito boa, acabaram de contruir 15 quilômetros de estrada ligando Lisboa ao se enorme Distrito Industrial.  Ironias à parte, este é o tipo de notícia que não se vê na grande (será?) mídia.

  3. O que é um desvio de

    O que é um desvio de pensamento… se fosse a Folha ou o Estadão já tinha uns trocentos pra mostrar o que acontece…

    Essa manchete toda para dizer que em MACAU (que foi colonia portuguesa) existe tanta procura para se aprender o…. PORTUGUÊS. Seria algo como dizer que ANGOLA tem grande interesse no BRASIL porque a população anda estudando o PORTUGUÊS…

    1. Apesar de Macau ter sido

      Apesar de Macau ter sido parte do império português por séculos, a população chinesa local nunca foi obrigada a falar o português e quando foi devolvida à China, Macau possuia apenas algumas dezenas de milhares de falantes de português, o que rapidamente se reduziu com o êxodo de portugueses de volta para portugal (ou outros destinos). Em que pese as placas bilíngues, se você visitar Macau dificilmente encontrará alguém na rua que te responda em português.

      Porém, desde 2003 a China entendeu que a ligação histórica de Macau com a lusofonia poderia ser estratégica para a expansão dos intereses chineses no mundo. Portanto, foi uma pressão de Peking que fez Macau retomar o interesse no português, aumentando o número de cursos, contratando professores, mandando chineses de outas partes para estudar em Macau… E fundando o Forum Macau, uma reunião de países lusófonos + China (e Macau).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador