Espanha: justiça universal cria crise diplomática com a China

Por Jorge Nogueira Rebolla

Do Vermelhos não

Será que acabará a festa na primeira ordem de captura contra um comunista?

Os esquerdistas espanhóis adotaram um tal princípio da justiça universal. Caso o país no qual ocorressem reais ou supostos crimes contra a humanidade não os investigassem e punissem, as vítimas poderiam recorrer à Espanha. O caso mais famoso foi a detenção no Reino Unido do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, a pedido do mais midiático juiz do planeta: Baltasar Garzón.

Ao longo dos anos a Audiência Nacional, tribunal sediado em Madri e com jurisdição sobre todas as comunidades autônomas espanholas, instaurou vários processos contra crimes ocorridos no exterior. Além do caso Pinochet existem outros. Do genocídio de Ruanda aos voos clandestinos da CIA. Em geral os réus sempre estão no campo capitalista, por assim dizer. Chilenos, salvadorenhos, israelenses, etc. Os irmãos Castro nunca foram incomodados. Porém, agora na disputa entre quem possui maior preferência politicamente correta a quarta seção do tribunal entornou o caldo para o governo espanhol, contra o voto do juiz relator Ismael Moreno. Mariano Rajoy, o fraco, e os seus sequazes estão preocupados.
Devido aos atritos causados com alguns países a partir de 2009 houve uma alteração na legislação, as causas somente poderiam ter prosseguimento caso dentre as vítimas houvesse algum espanhol. Por azar, para as finanças locais, uma pessoa chamada Thubten Wangehen naturalizou-se. Ele nasceu no Tibete. A brutal repressão lançada pelo governo chinês contra os autonomistas, devido à nacionalidade espanhola de uma das vítimas, fez o processo andar chegando à expedição da ordem de prisão contra cinco antigos dirigentes chineses: o ex-presidente Jiang Zemin, o ex-primeiro ministro Li Peng e três outros altos funcionários do regime. A reação chinesa foi furiosa e ela é a segunda maior detentora dos títulos da dívida pública da Espanha, além de uma grande parceira comercial.

Enquanto os chineses ameaçam: “Esperamos que as partes interessadas em Espanha levem a sério as preocupações da China, e não façam nada que possa prejudicar as relações entre China e a Espanha”, o silêncio é ensurdecedor entre as ongs e os militantes dos direitos humanos. Imagino se o mandado de captura expedido para a Interpol fosse contra um ex-presidente americano. George W. Bush, por exemplo? Manifestações de apoio, com bandeiras vermelhas agitadas, ocupariam praças nas principais capitais do planeta. Os sites e blogs que apoiam o jurássico regime ditatorial chinês, aqueles que se dizem progressistas, estariam fervilhando. Alguém viu algum site porta-voz da comissão da verdade, da Maria do Rosário, do Paulo Vannuchi ou qualquer outro ilustre defensor da dignidade humana noticiando o fato?

Sob o risco de ver piorar a situação econômica do país, caso a China comece a se desfazer dos títulos da dívida e suspenda investimentos, o que fará o judiciário espanhol? Irá arquivar este processo e dar seguimento nos demais contra autoridades não-esquerdistas de países mais fracos economicamente? Ou veremos o fim desta aberração com o encerramento do parquinho dos militantes políticos que trajam togas? Parece-me que logo na primeira vez que buliram com esquerdistas a festa irá acabar.

Governo tenta desarmar grave crise diplomática com a China
A justiça universal torna-se foco de tensão com aliados

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Barbosa, vista essa carapuça

    Tá vendo Barbosa, num futuro não muito distante, quando o seu mentirão desabar, não faça escalas na Espanha, tá bom

  2. O autor considera piamente

    O autor considera piamente que os chineses são comunistas e esquerdistas!!!!

    Ele ja pode virar colunista no blog do Professor Hariovaldo.

  3.  
    Os estados-unidos,

     

    Os estados-unidos, dificilmente perderia em termos de práticas criminosas, genocídios, terrorismo, torturas e etc. Aliás, a civilizada Europa católica, também não fica atrás na aplicação destas artes criminosas.

    Não é por menos que se recomenda repetir as palavras do cara:  quem acha não ter culpa no cartório que trate de rebolar a primeira pedra.

    Orlando

  4. Trensalão

    Esste tena foi fraudado pelo autor do post para satisfar sua paranóia anti-comunista. O objetivo é nobre e qualquer que pratique crimes oderia estar sujejto a ir pro xilindró mundo afora se a Justiça de seu pais é omissa.  Nesse caso FHC nem poderia mais por os pés fora do Brasil, nem aquele pessoa  do trensalão tucano…

  5. Considerações para leitores progressistas

    Digitar um guia de leitura para um texto de uma página é triste… mas vamos lá

     

    1ª – Modo ironia ON.

    2ª – O absurdo dos juízes espanhóis considerarem-se a justiça do mundo.

    3ª – A palavra comunista aparece apenas no título.

    4ª – Augusto Pinochet recebeu o título de ditador.

    5ª – Além das ditaduras de direita como o Chile e El Salvador não faltaram no mundo ditaduras não-alinhadas aos americanos, além da China, devido ao Tibete, qual outra foi investigada? Aí entram os irmãos Castro, afinal pela proximidade com a Espanha deveriam sofrer um constante escrutínio.

    6ª – Neste caso envolvendo o segundo mais importante país do mundo no momento, onde estão as ongs e os militantes dos direitos humanos, não deveriam estar manifestando apoio ao tribunal? Os hipócritas estão calados.

    7ª – No texto os tibetanos são tratados como autonomistas e não “lutadores da liberdade”.

    8ª – Quem viu um texto motivado pelo anti-comunismo só pode ser pela distorção ideológica, afinal a idéia principal é a crítica a ingerência de um país estrangeiro nos assuntos internos de todos os demais… e espero que custe caro, muito caro para eles.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador