Federal Reserve mantém taxa de juros inalterada

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Decisão foi tomada por nove votos a um; perspectiva para PIB atinge 2,2%

Jornal GGN – Os integrantes do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) decidiram pela manutenção da taxa básica do país, que atualmente se encontra entre 0,25% e 0,50%, ao mesmo tempo em que reduziu a projeção média da taxa para o fim do ano.

Segundo informações da agência de notícias AFP, a maioria do Comitê de Política Monetária (FOMC) acredita que a taxa de juros será de 0,9% no final de 2016, abaixo da variação de 1,4% projetada em dezembro.

Um membro do Comitê votou pela elevação da taxa básica. Outros nove membros consideraram que ela será de 0,9% ao final de 2016 em vez de 1,4% projeção divulgada em dezembro. Apenas um integrante considerou que cairá mais do que isso. Três membros a estimaram em 1,125% e quatro, em 1,375%. Isso indica uma certa divisão no interior do Fed.

O Fed apontou ainda uma aceleração da inflação nos últimos meses, embora continua abaixo da meta de 2% do Comitê. O mercado de trabalho se fortaleceu, com “sólidos ganhos”, segundo a instituição.

Além do primeiro voto favorável à elevação de juros, as projeções de inflação perderam força por conta dos custos ainda baixos de energia, entretanto, melhorou a perspectiva quanto ao mercado de trabalho. Além disso, a maior parte dos membros já considera mais altas de juros com o passar do tempo, conforme as projeções.

“Para este ano, a perspectiva se reduziu para duas elevações de juros, ante 3 das projeções anteriores. Entretanto, havia no mercado a perspectiva de que nenhuma alta poderia ocorrer (…) (Janet) Yellen (presidente do Federal Reserve) ressalta agora que as médias das projeções econômicas não devem ser consideradas como endosso do FOMC, portanto, consideram-se as perspectivas conforme a premissa de inflação mais próxima a meta de 2% neste ano”, diz a Infinity Asset Management, em nota.

Quanto ao crescimento do país, o colegiado diz que a economia dos Estados Unidos segue seu crescimento “a um ritmo moderado apesar dos acontecimentos econômicos e financeiros internacionais dos últimos meses”, ao mesmo tempo em que reduziu sua projeção de avanço para este ano e para 2017. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos deve aumentar 2,2% ao ano no último trimestre de 2016, ou seja 0,2 ponto a menos do que se esperava há três meses, de acordo com as novas projeções divulgadas pelo FOMC.

 

 

 

(com AFP)

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador