FMI alerta para impacto econômico da guerra entre Rússia e Ucrânia

Em relatório, entidade afirma que crise gerada pelo confronto entre Rússia e Ucrânia tem afetado inflação e atividade econômica

Foto de Kris Møklebust no Pexels

Os efeitos econômicos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia já começam a ser vistos e tendem a se intensificar conforme o conflito se prolonga, segundo relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Os preços de energia e commodities – incluindo trigo e outros grãos – subiram, aumentando as pressões inflacionárias de interrupções na cadeia de suprimentos e a recuperação da pandemia de Covid-19”, diz o documento.

Por conta disso, os choques de preços vão afetar toda a economia global, em especial as famílias mais pobres. “Se o conflito aumentar, os danos econômicos seriam ainda mais devastadores. As sanções à Rússia também terão um impacto substancial na economia global e nos mercados financeiros, com repercussões significativas para outros países”, destaca o FMI.

O FMI destaca que as autoridades monetárias “precisarão monitorar cuidadosamente o repasse do aumento dos preços internacionais para a inflação doméstica, para calibrar as respostas apropriadas”.

“A política fiscal precisará apoiar as famílias mais vulneráveis, para ajudar a compensar o aumento do custo de vida. Essa crise criará compensações políticas complexas, complicando ainda mais o cenário político à medida que a economia mundial se recupera da crise pandêmica”.

Sobre o impacto da guerra, o FMI diz que tanto o custo humano como econômico na Ucrânia atingiram patamares substanciais. “Embora seja muito difícil avaliar com precisão as necessidades de financiamento nesta fase, já está claro que a Ucrânia enfrentará custos significativos de recuperação e reconstrução”.

Pelo lado da Rússia, o FMI diz que as sanções anunciadas contra o Banco Central da Federação Russa vão atingir de forma considerável seu acesso às reservas internacionais, além da queda no preços ativos e da taxa de câmbio do rublo.

“As sanções internacionais ao sistema bancário da Rússia e a exclusão de vários bancos do SWIFT interromperam significativamente a capacidade da Rússia de receber pagamentos por exportações, pagar por importações e realizar transações financeiras transfronteiriças”.

Leia Também

Sanções ocidentais “são semelhantes a uma declaração de guerra”, diz Putin

Treze perguntas sobre a guerra na Ucrânia, por Manuel Domingos Neto

O Ocidente está jogando pôquer geopolítico com a vida de milhões de ucranianos, por Luís Gonzalo Segura

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador