França espiona telefonemas e internet dentro e fora do país

Jornal GGN – A agência de espionagem francesa (DGSE) está interceptando telefonemas, e-mails e atividades nas redes sociais na França e no exterior, afirmou o jornal Le Monde em sua edição desta quinta-feira (4). Segundo a publicação, a DGSE montou um mapa de “quem está falando com quem”, de forma ilegal.

“Todas as nossas comunicações são espionadas”, revelou o Le Monde, que baseou o seu relatório em fontes não identificadas, assim como em declarações públicas de oficiais de inteligência. “Os e-mails, mensagens de texto, registros telefônicos, acessos ao Facebook e ao Twitter são guardados por anos”, afirmou. Segundo o Le Monde, a DGSE não pôde comentar o assunto.

O jornal francês afirmou que a DGSE estava mais interessada em descobrir quem estava falando com quem do que em vasculhar o conteúdo das comunicações privadas. Segundo a publicação, a DGSE armazena os chamados metadados – hora, duração e número chamado – no porão de sua sede em Paris.

No mês passado, O jornal The Guardian informou que o Reino Unido teve um programa de espionagem semelhante sobre telefonemas internacionais e tráfego da internet, que  e compartilhava vastas quantidades de informações pessoais com a Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA).

As atividades descritas são semelhantes às realizadas pela NSA, cujos documentos foram vazados pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden. Os documentos revelados por Snowden relatam que a NSA tem acesso a grandes quantidades de dados de internet, como e-mails e salas de chat e vídeo, a partir de grandes empresas como Facebook e Google, sob um programa conhecido como Prism. Os vazamentos também mostraram que o governo dos EUA reuniu metadados em todas as chamadas telefônicas realizadas por prestadores de serviços, como a Verizon.

Leia também:  Considerações sobre o caso Assange, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome