G-20: Grupo alerta sobre risco de volatilidade financeira entre Bancos Centrais

 

Jornal GGN – O G20, grupo formado pelos ministro de finanças e chefes de bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia, alertou nesta sexta-feira (17) para o risco elevado de volatilidade financeira, conforme as políticas monetárias dos principais bancos centrais começam a seguir caminhos diferentes.

 
“Num ambiente de orientações divergentes de políticas monetárias e volatilidade crescente em mercados financeiros, as determinações de política devem ser cuidadosamente calibradas e claramente comunicadas para minimizar os efeitos negativos de contágio”, disseram em comunicado. “Vamos continuar a monitorar a volatilidade no mercado financeiro e a tomar medidas necessárias.
 
É evidente a preocupação sobre potenciais perturbações econômicas e no mercado financeiro conforme o Federal Reserve, banco central dos EUA, se move na direção de elevar a taxa de juros mesmo enquanto o Banco Central Europeu (BCE) e o banco central japonês mantêm a política monetária bastante aberta.
 
O comunicado ainda está em fase de esboço para ser avaliado numa reunião ministerial nesta sexta-feira. Mesmo assim, o grupo de economias avançadas e emergentes comemorou o fortalecimento de algumas economias importantes, embora ressaltando a natureza desigual do crescimento global e seus riscos. Para eles, ainda existem desafios, incluindo volatilidade nas taxas cambiais e baixa inflaçãoo prolongada junto a taxas de juros negativas, desequilíbrios sustentados e tensões geopolíticas.
 
Os países se comprometeram a perseguir políticas fiscais “flexíveis” para sustentar o crescimento, e citaram a necessidade de políticas monetárias expansionistas continuadas em muitas nações desenvolvidas. Disseram também que reafirmam compromissos anteriores sobre taxa de câmbio e que vão resistir ao protecionismo comercial.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador