Garota paquistanesa ganha prêmio no Parlamento Europeu

Sugerido por Cláudio José

Do G1

Garota paquistanesa Malala ganha Prêmio Sakharov do Europarlamento
 
Menina levou tiro em ataque do Talibã paquistanês, que criticou premiação. Ela milita pelo direito às meninas a receber educação formal no país. 
 
A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, militante pelo direito à educação, ganhou nesta quinta-feira (10) o respeitado Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, do Parlamento Europeu.

‘Ao conceder este prêmio a Malala Yousafzai, o Parlamento Europeu reconhece a incrível força desta jovem mulher. Malaladefende com bravura o direito de todas as crianças a ter uma educação. Este direito que muitas vezes é negado às mulheres”, destacou o presidente do Parlamento, Martin Schulz, em um comunicado.

Schulz faz o anúncio oficial no plenário de Estrasburgo (leste da França, sede do Parlamento) nesta quinta-feira.

Os líderes dos grupos políticos do Parlamento escolheram por unanimidade a adolescente, vítima de um atentado a tiros do movimento fundamentalista islâmico talibã há um ano, por seu trabalho a favor da educação das meninas.

Malala, considerada uma das favoritas para vencer o Prêmio Nobel da Paz, será convidada a receber o prêmio em 20 de novembro em Estrasburgo.

Os líderes do Parlamento Europeu escolheram a jovem paquistanesa em uma lista que também tinha o nome do americano Edward Snowden, que revelou a vigilância sistemática dos Estados Unidos a nível mundial, e dos ativistas detidos de Belarus Ales Bialiatski, Eduard Lobau e Mykola Statkevich.

O prêmio Sakharov para a liberdade de consciência, que tem o nome como homenagem ao cientista e dissidente soviético Andrei Sakharov, foi criado em 1988 pelo Parlamento Europeu para reconhecer pessoas ou organizações que dedicam suas vidas ou ações à defesa dos direitos humanos e das liberdades.

Talibãs criticam
Malala “não fez nada” para merecer o prêmio, afirmaram nesta quinta-feira os talibãs do Paquistão, que continuam ameaçando a vida da adolescente.

“Não fez nada. Os inimigos do islã entregaram este prêmio já que abandonou a religião muçulmana e se tornou laica”, declarou à AFP Shahidullah Shahid, porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP).

A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai (Foto: AFP)

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador