Jornal GGN – O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, assegurou que o governo grego “aceita” a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) no terceiro programa de resgate do país.
Ao chegar para reunião dos 19 ministros da zona do euro, em Bruxelas, Dijsselbloem disse que o ministro das Finanças da Grécia, Euclides Tsakalotos, “confirmou que o governo grego aceita que o FMI deve ser parte do processo”.
Segundo informações da agência de notícias AFP, o FMI havia participado dos planos anteriores de ajuda financeira à Grécia, mas não disse se fará parte do terceiro pacote, fechado em 13 de julho após intensas negociações entre Atenas e seus credores, liderados por Berlim. Houve o fechamento de um novo plano de resgate de cinco anos, no valor de 86 bilhões de euros, em troca de reformas econômicas e sociais.
Os credores da Grécia – Banco Central Europeu, Comissão Europeia, Mecanismo Europeu de Estabilidade e FMI – voltarão ao país em 18 de janeiro para fazer uma primeira avaliação dos que foi alcançado nos últimos seis meses. Caso exista uma sinalização positiva, existe a possibilidade de estruturação de diálogos para uma primeira remissão da dívida grega.
(Com AFP)
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.