Grécia: museu é saqueado e ministro da Cultura pede demissão

Do Opera Mundi

Museu de Arqueologia na Grécia é saqueado e ministro da Cultura pede demissão

Bandidos levaram entre 60 e 70 peças em cerâmica e bronze 

A Grécia enfrenta nesta sexta-feira (17/02) uma nova crise nacional. Desta vez, no entanto, o problema atinge o setor cultural do país. O Museu Arqueológico de Olímpia foi saqueado na manhã desta sexta e como consequência o ministro de Cultura, Pavlos Geroulanos, pediu demissão do cargo.

As autoridades gregas informaram que pelo menos dois homens armados invadiram o museu, renderam o único guarda que fazia a segurança do local e levaram os objetos.

Efe

Polícia grega ainda não identificou os assaltantes

De acordo com informações divulgadas pela administração do museu, os bandidos levaram entre 60 e 70 peças em cerâmica e bronze da coleção de História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Os ladrões ainda não foram identificados. Especialistas e arqueólogos do museu também não estimaram ainda o valor das peças roubadas.

O pedido de demissão do ministro grego foi motivado por outro assalto, no último mês de janeiro, à Galeria Nacional de Atenas. Na ocasião, os bandidos roubaram três obras, incluindo uma do pintor espanhol Pablo Picasso e outra do holandês Pier Mondrian. O pedido de demissão ainda não foi aceito pelo primeiro-ministro grego, Lucas Papademos.

O Museu fica junto às ruínas de Olímpia, onde nasceram as Olimpíadas da Antiguidade. É de lá, ainda hoje, que a tocha dos Jogos Olímpicos parte a cada quatro anos.

A Grécia é atualmente um dos países que mais sofrem com a crise econômica enfrentada pelo bloco europeu. Para contar com pacotes de ajuda econômica, o governo grego tem aprovado medidas de austeridade exigidas pelo grupo europeu. A população, em crescente discordância, manifesta-se nas ruas contra a caótica situação do país.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador