Guerra na Ucrânia mostra necessidade de jornalismo profissional

É fundamental que profissionais especializados estejam na zona de guerra, mas se governos impedem trabalho é sinal que querem esconder algo

Foto: Kevin Schmid on Unsplash

O confronto entre Rússia e Ucrânia mostra a necessidade do jornalismo profissional contextualizar os fatos que levaram dois povos de identidade tão próxima não conseguirem chegar a um acordo diplomático.

Em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, o fotógrafo André Liohn diz que a invasão dos russos à Ucrânia abriu para os jornalistas que estão em campo a possibilidade de darem voz a quem não tem.

Contudo, o que tem sido divulgado na imprensa explica menos o que está ocorrendo de verdade, e acaba por dar apoio ao lado apontado como mais fraco.

Enquanto isso, jornalistas ucranianos têm sido atacados por agentes do presidente Volodimir Zelensky, como milicianos, policiais e soldados em especial na região de Kiev.

Na visão de Liohn, o trabalho de jornalistas especializados nas zonas de guerra é fundamental, principalmente pelo fato de tais profissionais aceitarem trabalhar em regiões desse tipo para informar a situação dos mais vulneráveis.

Porém, se os governos da Ucrânia e da Rússia impedem o trabalho de profissionais, é sinal de que estão escondendo crimes de guerra – e a imprensa não pode sustentar a estratégia de vitimizar para esconder.

Leia Também

O ‘mind set’ da guerra híbrida no filme ‘Batman’, por Wilson Roberto Vieira Ferreira

Operação Militar Especial Russa na Ucrânia – dia 34, por Andrei Saker

Duas Ucrânias: o neonazismo de uma Guerra que não começou hoje

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador