Kirchner e a foto falsa de Chávez veiculada por “El País”

Da Folha

Cristina Kirchner chama “El País” de canalha por foto falsa de Chávez

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, atacou nesta quinta-feira o jornal espanhol “El País” por publicar foto falsa do mandatário venezuelano, Hugo Chávez. A foto publicada era de um vídeo de outro homem no site YouTube.

Em mensagens no microblog Twitter, a chefe de Estado disse que ficou com o estômago embrulhado quando viu a capa do jornal, e chamou a imagem de “canalhice”. “Na capa do ‘El País’ vi uma foto que, na verdade, não é uma foto. É uma canalhice”.

   Edição do "El País" com foto falsa de Hugo Chávez; jornal pediu desculpas e retirou exemplares de circulação

(Reprodução/El pais) Edição do “El País” com foto falsa de Hugo Chávez; jornal pediu desculpas e retirou exemplares de circulação

Ela se questionou sobre o autor da imagem e o editor que a publicou. “Como será a pessoa que montou a foto? Será que ela anda pelas ruas de Madri junto com homens e mulheres normais? E será que o editor escreve editoriais sobre ética, moral e bons costumes e aponta com o dedo sua próxima vítima?”.

A foto foi um estopim para mais um ataque de Cristina à imprensa, incluindo o “Clarín”, diário opositor e alvo das principais críticas da presidente.

“Imprensa canalha. Não há outro adjetivo. É igual em todos os lugares, o ‘El País’ em Madri, o ‘The Sun’ em Londres, envolvido em escândalos de corrupção e quem sabe outras coisas mais. Aqui [Argentina] é o ‘Clarín’. Sobre isso não faltam adjetivos, sobram e são bastante conhecidos”.

Ela deu apoio ao vice-presidente Nicolás Maduro e pediu às filhas de Chávez, Maria e Rosa, que continuem cuidando do mandatário, que fez a quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica em 11 de dezembro. Desde então, nenhuma imagem dele foi exibida.

FOTO FALSA

A foto falsa ficou por cerca de meia hora no ar no site do “El País” na noite de quarta (23) e foi publicada na primeira edição do jornal impresso desta quinta. O ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que a imagem foi retirada de um vídeo de 2008 do site YouTube.

O filme tem o título “Entubação de acromegalia ANWAD” e mostra um homem de 48 anos que foi submetido ao procedimento. O paciente mostrado é careca, tem a pele morena e o rosto redondo, assim como o mandatário venezuelano.

Em nota, o “El País” pediu desculpas aos leitores e disse que a foto foi vendida pela agência de notícias Gtres Online como se fosse de Chávez. A agência não comentou sobre a acusação.

O jornal retirou de circulação todas as edições que mostravam a foto de Chávez e declarou que abriu uma investigação para determinar de que forma foi obtida a imagem que culminou com o erro.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador