Lyon: cidade das pessoas, da coletividade e da convivência comum

Por Roberto Duarte

Comentário ao post “O planejamento urbano na cidade de Lyon, na França”

Morei em Lyon e costumo sempre voltar, para rever pessoas queridas. Sempre chamou-me atenção o fato de que, ao andar pelas ruas, tinha a sensação de que a cidade era das pessoas, da coletividade, da convivência comum, sobretudo no que tange ao planejamento urbano. Também me surpreendi com o novo bairro que vai se fazendo com uma mescla de novidade arquitetural e respeito por certa atmosfera que caracteriza e singulariza a cidade.

Mas nem tudo é um paraíso: alguns moradores criticam o fato de que, ao construir um novo bairro na beira do rio Rhône, não se levou suficientemente em conta o risco de que tais construções contribuem para aumentar o risco de inundações desse rio, desastre que já aconteceu em algumas ocasiões. 

De modo que, como toda grande cidade, Lyon não deixa de ter seus problemas. Mas acredito que são problemas que advêm da busca contìnua por condições de vida mais favoráveis, não gerando a mesma sensação de impotência e desamparo face à arrogância dos investimentos imobiliários que temos aqui em nossos centros urbanos…

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador