Mais de 200 brasileiros apoiam grupo antidireitos na Europa

Dados vazados pelo Wikileaks listaram doações e associados de grupos ultraconservadores ligados à extrema direita espanhola

Jornal GGN – Mais de 200 brasileiros aparecem como os principais sócios de dois movimentos ultraconservadores da extrema direita espanhola, que se mobilizam contra iniciativas como o aborto legal e contra pautas LGBTQIA+.

Segundo documentos do WikiLeaks, e divulgados em reportagem da Agência Pública, os movimentos de extrema direita HazteOir e CitizenGO contam com o apoio de servidores públicos, ex-candidatos a cargos políticos, empresários, médicos, juristas e nomes ligados a grupos que disseminam desinformação no Brasil.

“Ambas, a HazteOir e a CitizenGO, veiculam suas campanhas e outros trabalhos usando o disfarce de princípios familiares, mas os documentos vazados evidenciam que seus valores são traçados em um universo ultraconservador cristão”, afirma o Wikileaks, que divulgou uma justificativa sobre o vazamento de tais documentos.

Ajude a manter o jornalismo independente do GGN. Clique aqui e veja como.

“Eles fazem muitas ações on-line através de petições, mas também trabalham no mundo real. Como, por exemplo, com o “Ônibus do Ódio” – um ônibus laranja brilhante que estampa slogans como ‘Meninos são Meninos’ e faz tours pela Espanha e América”. O ônibus citado é o chamado “Free Speech Bus”, ônibus que carrega mensagens transfóbicas pela Europa e Estados Unidos.

A CitizenGO foi lançada como plataforma internacional da HazteOir em 2013, tornando-se o guarda-chuva do grupo ultracatólico, que já fazia campanhas contra os direitos produtivos e contra pautas LGBTQIA+ desde 2001. O ciberativismo segue como sua principal estratégia de atuação, além do lobby político.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador