Nem Dubai escapou: descubra os motivos da bolha imobiliária local

Jornal GGN – Já se comenta no mercado há tempos sobre o boom imobiliário enorme em Dubai, a terra dos sonhos e da riqueza de muita gente. Mas o que não se discutiu até o momento é o porquê.

A primavera árabe resultou em um montante de gente rica na região à procura de um espaço seguro para salvar suas finanças e, claro, Dubai parecia mesmo mais confiável do que seus países de origem.
 
Um relato publicado no portal Business Insider mostra bem como foi este processo: na primavera de 2010, um dos entrevistados ficou preso em Dubai, graças à erupção de um vulcão na Islândia. O país reestruturou  sua dívida, atingindo os mercados financeiros no final de novembro de 2009 – poucos dias antes de preocupações semelhantes surgiram sobre as finanças da Grécia. Isso levou o euro cair de US $1,50 para US $1,20 em questão de meses.
 
Naqueles dias, enquanto vagava em torno da região, leu relatos de um aumento de 16% em aluguéis em Doha, um aumento anual ainda maior nos shoppings de Dubai e histórias de empreendimentos imobiliários em franca expansão em todos os lugares. Não é uma bolha, é um “boom”, diziam os jornais.

À primeira vista, disse a fonte, parecia um reflexo da política monetária um tanto maluca do lugar, com taxas de câmbio fixas e zero Fed Funds, Mas há por lá uma demanda adicional que não existia no frenesi de 2003-2008 – com o crédito louco, o fluxo de dinheiro e de pessoas. Os ricos estão enviando o dinheiro para o Golfo, ou enviando-se para lá também. Não é fácil quantificar, mas os aviões estão cheios, os hotéis crescendo a olhos vistos.

 
Este é um dos efeitos de crises globais engraçados: eles podem produzir bolhas até em países que mais parecem um verdadeiro porto seguro.
 
Nós vimos em Londres e na Alemanha, como dinheiro periférico Europeu, procurou alternativas estáveis.
 
E agora ele está sendo visto novamente como os cidadãos ricos da problemática da primavera árabe, Nações abocanhar a propriedade em uma área que tem demonstrado a capacidade de resistência e estabilidade impressionante.
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador