Os brasileiros não documentados nos Estados Unidos

Os brasileiros não documentados nos Estados Unidos

Ao contrário do que em geral se acredita o maior número de brasileiros nos EUA não vive na Flórida. Vive em Massachusetts. A importância da Flórida decorre do fato dos brasileiros que estão indo para lá serem mais da classe media, e da elite comprando apartamentos e abrindo negócios.

Mas é em Massachusetts, ou melhor, na região da Nova Inglaterra , que tem mais brasileiros trabalhadores e uma grande parte, ilegais. Ou não-documentados, como se diz.

Esta questão, a da imigração não documentada vai ganhar importância este ano. Não somente no Brasil, haja visto a recente questão dos haitianos, mas sobretudo nos Estados Unidos com a eleição presidencial.

São mais de doze milhoes de imigrantes nos Estados Unidos. Se não o voto, pelo menos as relações, o network político e uma crescente influência econômica desta imensa comunidade, é importante.

Marcony Almeida, um brasileiro de Ponta Verde, Maceió, diretor da organização MIRA (Coalização de Advogados de Refugiados e Imigrantes de Massachusetts), uma associação especializada em defesa dos imigrantes e que publica o jornal Brazilian Magazine, indica uma serie de pesquisas que esclarecem melhor a posição do povo americano.

Trata-se de uma questão de educação e esclarecimento, diz Marcony. A tendência é dos americanos aceitarem aqueles imigrantes, brasileiros inclusive, que aprendem a língua, se integram na comunidade e têm uma formação educacional adequada. E explica por quê.

Mesmo com a crise americana, os americanos não querem cortar verduras nos restaurantes, ou tirar neve nas ruas, ou fazer serviço doméstico. Vai haver sempre um mercado de trabalho para estes. Tem sido assim no mundo todo.

Quem já percebeu a importância da comunidade de não documentados são políticos norte-americanos. Mas estes ainda hesitam em sair do armário. Por um lado, discretamente, muitos apoiam a legalização dos não documentados. Por outro, nao conseguem ainda vir a público, defendê-los.

Embora expressiva, o Brasil conhece ainda muito pouco dessa comunidade. Quanto são? Quem são? Como sobrevivem? Quais seus direitos? Quais suas estratégias de sobrevivência?

Sem contar que muitos brasileiros além de não documentados se envolvem com ações ilegais, tráfico de drogas inclusive.

Embora seja uma comunidade do tamanho quase de uma cidade media, estima-se em cerca de 100 a 150 mil brasileiros, o Brasil sabe muito pouco sobre eles. Depois do Consulado Brasileiro em Lisboa, o de Boston é o que tem mais movimento.

Esta é uma questão que o Itamaraty e o Ministério da Justiça terão mais e mais de se envolver. O governo brasileiro realizou agora um Simpósio para os Trabalhadores Imigrantes no Consulado brasileiro em Boston e que foi extremamente útil para todas as partes.

A questão dos não documentados e uma política de legalização, no mundo global de hoje, tem tanta importância na pauta de negociação entre os países como a do livre comércio ou do meio ambiente. Será que ela foi discutida na recente visita do governador de Massachusetts, Deval Patrick, ao Brasil?

 

Joaquim Falcão escreve quinzenalmente para este Blog

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador