Países emergentes aceitam aumentar contribuições à ONU

Por Marco Antonio L.

Brasil e outros países emergentes aumentarão contribuição à ONU

Na Carta Capital, da Internacional Agência France Press

NOVA YORK (AFP) – Brasil, China, Índia e outros países emergentes aceitaram aumentar suas contribuições às Nações Unidas. O novo acordo orçamentário visa evitar que o organismo mundial caia em seu próprio abismo fiscal.

Esta medida permitirá que nações europeias, como Grã-Bretanha, Alemanha e França, além de Japão reduzam suas próprias contribuições.

O orçamento revisado da ONU para o período 2012-2013 é de 5,4 bilhões de dólares.

Embora as quantidades não sejam muito significativas em comparação com os padrões globais, diplomatas estimam que a nova divisão é representativa das mudanças que estão ocorrendo na economia mundial.

O Brasil aceitou aumentar em 82% sua contribuição, fazendo com que sua parcela no orçamento global do organismo salte de 1,6% a 2,9%.

A China fornecerá 61% adicionais, elevando sua parte no orçamento de 3,2% a 5,1%, superando o Canadá e a Itália para se converter no sexto maior contribuinte da ONU.

Os pagamentos da Índia, por sua vez, crescerão 24%, de 0,5% para 0,66% do orçamento global, enquanto os da Rússia subirão 52%.

A ONU manteve até agora peculiaridades, como o fato de que a Grécia, que vive uma profunda depressão que a colocou à beira do default, fornece mais dinheiro ao orçamento do organismo que a Índia, que busca conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança.

Os Estados Unidos permanecem como o maior contribuinte ao financiamento da ONU, embora sua ajuda tenha sido estabelecida em 22% do orçamento total quando seu PIB representa 24% do PIB mundial. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador