Papa agradece hospitalidade brasileira e pede reforma da igreja

Do jornal GGN – Ao deixar o Brasil no domingo (28), o papa Francisco agradeceu a hospitalidade brasileira em comunicado endereçado à presidente Dilma Rousseff, no qual expressa sua gratidão pelo “acolhimento generoso” que recebeu durante a realização da Jornada Mundial da Juventude.

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

“Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil, ao deixar o espaço brasileiro, renovo a minha sincera gratidão pelo acolhimento generoso que me reservou e pela solicitude do Governo em assegurar uma tranquila realização dessa minha primeira visita ao Brasil. Faço votos de que a Jornada Mundial da Juventude possa reavivar os valores cristãos no coração dos jovens, contribuindo na construção de uma nação mais justa e fraterna e invocando a materna proteção de Nossa Senhora Aparecida, em cujo os pés depositei a vida de cada brasileiro. Envio uma propiciadora benção apostólica”.

Críticas

Em seu último discurso no país, realizado para os cardeais, Francisco fez críticas à Igreja, ressaltando que está atrasada e mantém “estruturas caducas”. Ele explica que chegou o momento de a instituição entender que precisa se modernizar, mas sem perder dogmas e valores. Francisco atacou o abuso de poder na Igreja, a mentalidade de “príncipes” entre os cardeais, a inclusão de ideologias sociais no evangelho – tanto marxistas como liberais – e fez uma denúncia contra o carreirismo e a distância imposta pelos bispos aos fiéis.

O papa enumerou alguns problemas da Igreja, e ressaltou que mudanças nas estruturas não bastarão, é preciso adotar nova atitude. A proposta do pontífice é promover a renovação interna da instituição, fazendo com que os sacerdotes deixem a sacristia e tomem as ruas, além de dar especial atenção às periferias. Francisco enfatizou, ainda, que o que vai “mudar os corações dos cristãos é, justamente, a missionariedade”, e lembrou que é preciso criar a “consciência de uma igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade”.

Com informações do Blog do Planalto e do Estado de S. Paulo 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador