Por que aviões podem decolar enquanto a cultura sofre lockdown? Por Nina Bovensiepen

O que justificou até agora que a Lufthansa possa encher seus aviões até o limite enquanto a cultura está afundando?

Aeroporto de Munique, Alemanha – Foto: Olympus Digital

Por Nina Bovensiepen

Do Sueddeutsche Zeitung

O tweet da polícia de Munique viralizou por todo o país: “Não, ler um livro em um banco de uma praça não é permitido.” Era a resposta a uma pergunta sobre as regras no primeiro lockdown. Já faz muito tempo. Desde então, as pessoas se acostumaram a muitos novos regulamentos. Mas há um cansaço crescente, não apenas entre os negadores do vírus. E isso é justificado.

A extensa paralisação da vida social, cultural e econômica se faz agora com uma rigidez que não é sustentável, nem prudente. Se a chanceler Angela Merkel já está discutindo restrições com os líderes do país antes das negociações desta terça-feira, isso é motivo de preocupação. A Alemanha precisa de novas ideias para o ano novo. Soluções diferenciadas, criativas e relaxantes são necessárias para que o relativamente radical pode-tudo-para-a-política não tenha consequências ainda mais devastadoras.

Até agora, a política tem se concentrado principalmente na saúde das pessoas e no apoio à economia. Imensamente importante, sem dúvida. Mas muito mais foi negligenciado: a realização do significado que tem para um artista ou cabeleireiro exercer sua profissão; o enriquecimento espiritual por meio da participação em um concerto; a importância social de até mesmo contatos curtos para pessoas solitárias ou pessoas que vivem sozinhas; o poder que pode crescer do esporte comunitário – para citar apenas alguns exemplos.

Você não pode retomar tudo de uma vez. Mas pode-se começar. Tome o varejo como exemplo: os vendedores da Baviera, com razão, não entendem por que os clientes não têm permissão para comprar mercadorias deles. Ao mesmo tempo, de donos de restaurantes se pode. Você pode comprar uma pizza, mas não um quebra-cabeça. Isso é ilógico e não reconhece o desempenho de muitas pequenas empresas e autônomos. Em vez de proibir esse tipo de coisa, todos os países poderiam flexibilizar o horário de fechamento das lojas – como Sarre testou no comércio de alimentos para equalizar os fluxos de clientes. Também se pode permitir que as mercadorias sejam retiradas em outras lojas até as 22h, por exemplo, com horários para evitar filas.

Por que os aviões podem decolar enquanto a cultura diminui?

O debate sobre o arranque da indústria cultural, cuja enorme relevância é subestimada, também tem sido negligenciado. Óperas, teatros e museus oferecem muito espaço para manter a distância. Por quanto tempo os artistas, diretores e público devem ter a sensação de que a cultura é de importância secundária? Não é, uma retomada lenta seria possível. Isso poderia ser injusto com os clubes de música e os apertados teatros-cabarés. Mas o que justificou até agora que a Lufthansa possa encher seus aviões até o limite enquanto a cultura está afundando?

Também é possível olhar áreas naturais e aventura ao ar livre, cujo acesso pode ser regulado: instalações esportivas, jardins botânicos, zoológicos. Claro, também se pode argumentar aqui que uma viagem com as crianças para ver seu elefante favorito no zoológico não é relevante para a sobrevivência. Por outro lado, no entanto, também se pode perguntar: qual é o preço, caso contrário?

É hora de responder a essas perguntas. Também porque é mais provável que as regras sejam seguidas quando fazem sentido. É por isso que há no máximo somente uma coisa que se deve falar contra a leitura de livros em bancos de parques públicos neste momento: o frio do inverno.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, também não entendo. Para se ter o mínimo de distanciamento, dever-se-ia, pelo menos, decolar com as fileiras do meio vazias.

    (Ah, tá. A companhia vai operar com, no máximo, dois terços da carga.)

    Sendo assim, não seria nenhum absurdo reabrirem-se as salas de concerto com até metade da capacidade.

    Entretanto, a ventilação é um problema. Tanto nos aviões, quanto nos salões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador