Povo curdo, a guerra de uma nação sem país

Enviado por alfeu

Da Rede Brasil Atual

Povo curdo. A guerra libertária de uma nação sem país

Fotógrafo brasileiro acompanha cotidiano de guerrilheiros curdos na resistência ao Estado Islâmico. A busca de uma sociedade igualitária no norte da Síria

Cidadãos curdos e combatentes das milícias YPG e YPJ comemoram o Newroz dançando em volta de fogueiras

Se estivesse organizado em um território, o Curdistão seria um dos 50 países mais ­populosos do mundo, com 26 milhões de habitantes. Mas os curdos vivem em uma ­região do Oriente Médio, com 500 mil ­quilómetros ­quadrados, espalhados por vários países – Turquia, Iraque, Síria, ­Armênia e Azerbaijão. Durante 80 dias, entre fevereiro e maio, o fotógraf­o brasileiro Alexandro Auler ­percorreu a planície da antiga Mesopotâmia, na fronteira da Turquia com a Síria, entre os rios Tigre e Eufrates, que correm pela região e pela história da humanidade. São dele as imagens que retratam os conflitos que ­envolvem o povo curdo – a maior etnia sem estado no mundo, lembra.

“Antes da guerra civil, a cidade de Kobani contava com aproximadamente 400 mil habitantes. Após o início do conflito, em 2011, estima-se que apenas 12 mil permaneceram no local”, relata Alexandro. Ele conta que naquele lugar, 100 anos atrás, havia dois vilarejos que, após vários desentendimentos, se uniram – Kon-Bani quer dizer “viver em grupo” ou “reconciliação”. É uma das explicações para o nome da cidade, cujo significado, hoje, ainda parece uma realidade distante, na luta pela independência curda.

Em guerra com a Síria desde 2011, a cidade teve 80% de seu território controlado pelo Isis (Estado Islâmico do Iraque e Síria) em 2014. Kobani também foi arrasada por bombardeios da coalizão internacional, liderada  pelos Estados Unidos, que deixaram pelo menos 2 mil mortos. Em janeiro, após meses de combates, milícias do YPG (soldados homens), aliadas a soldados estrangeiros, chamados de “Internacional”, mais os Peshmarga (Exército curdo do Iraque), ajudaram a libertar a cidade do domínio do Isis. Esse movimento de resistência é de inspiração socialista.

“Mesmo com o fim dos confrontos, no centro da cidade é muito comum ouvir o eco das explosões e dos disparos que acontecem nas linhas de frente, principalmente durante a noite. Kobani não possui fornecimento de energia elétrica ou água tratada há mais de três anos. Recentemente, pequenos mercados, farmácias, barbearias e pontos de venda de celulares e diesel começaram a funcionar”, conta Alexandro, lembrando das características da região. “Lá é Síria, mas eles são curdos, então se consideram Curdistão.”

Impressionou o fotógrafo – gaúcho de origem que já morou em várias cidades brasileiras – a banalidade da morte. Suas fotografias mostram jovens, meninos e ­meninas. Muitos posam sorridentes com suas ­armas, sinal de conquista. As jovens guerreiras (YPJ) carregam bombas em seus corpos. São suicidas. Seguem o exemplo de Arin Mirkan, guerreira que no ano passado preferiu se matar a se entregar ao inimigo. “Lá é uma honra ser mártir”, diz Alexandro, repetindo uma frase comum: Sherid no Mirin (“Somente os ­mártires têm vida eterna”).

 

Amara, 25 anos, comandante da YPJ, exército guerrilheiro que ajudou a retomar Kobani

Três semanas após a reconquista de Kobani, as famílias começam a voltar para suas casas e reconstruir suas vidas

Combates contra o exército do Estado Islâmico continuam nos vilarejos localizados num raio de 20 a 25 km de Kobani

As tropas YPG, formadas por jovens, lutam para defender seu território dos radicais Islâmicos

Kobani também foi arrasada por bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos EUA, que deixaram pelo menos 2 mil mortos

Cerca de mil pessoas participaram do Dia Internacional da Mulher em Kobani, caminhando quase 5 km

Funerais acontecem quase que diariamente

As mulheres de Kobani participam ativamente da luta por uma sociedade livre

Guerrilheiros YPJ e YPG no front leste da cidade

Banalidade da morte em Kobani impressionou o fotógrafo Alexandro Auler

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Crescente Fértil

    É incrível a resistência e coragem dos povos desta região. São aproximadamente 5.000 anos de lutas quase ininterruptas. Babilônios, Hititas, Assírios, Muçulmanos, as Cruzadas, depois o Império Otomano, e nos últimos séculos até os dias de hoje as potências ocidentais interferindo e causando mais e mais guerras.  Haja fibra.

  2. Ainda estão com sorte

    Os curdos estão espremidos entre Turquia, Iraque,Síria etc só gente mui amiga,, mas ainda estão com sorte. Se descem um pouquinho poderiam estar na fronteira com israel, dos 26 milhões se sobrasse uns 2 milhões seria muito. “Pobre Méxcio tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos“ já disse um cara que entendia tudo de vizinhos.

  3. Acontecerá o mesmo com os

    Acontecerá o mesmo com os nossos netos se não valorizarmos o que é nosso e continuarem a entregar tudo que temos: petroleo, bases, mercado interno e externo, territorio, etc. etc. Seremos uma nação sem país ou com um país sufocado como os palestinos.

  4. Salve as guerreiras Pershmega curdas

    É com orgulho imenso que vejo as mulheres das Brigadas Pershmegas combaterem e vencerem o Estado Islâmico em Kobani evitando assim, um massacre da população curda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador