Putin limita importações de países que impuseram sanções contra a Rússia

Enviado por Assis Ribeiro

Da Deutsche Welle

Putin limita importações de países que sancionaram Rússia

Decreto de presidente russo impõe restrição de pelo menos um ano sobre produtos agrícolas e alimentícios provenientes da União Europeia e dos EUA, que aplicaram sanções a Moscou por conta da situação na Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira (06/08) a restrição das importações de alimentos e produtos agrícolas provenientes de países que impuseram sanções contra a Rússia por conta da situação na Ucrânia. A limitação, segundo o decreto, valerá por pelo menos um ano.

Em um documento, o Kremlin afirmou que o decreto do presidente “ou proíbe ou limita as importações para a Federação Russa de certos tipos de produtos agrícolas, matérias-primas e alimentos de países que decidiram adotar sanções econômicas contra entidades e indivíduos russos”.

A ordem de Putin afirma que a decisão foi tomada “com o objetivo de garantir a segurança” da Rússia. O decreto, no entanto, não nomeia nenhum país em especial nem menciona quais produtos serão banidos.

A porta-voz do governo russo Natalia Timakova disse que os ministros ainda estavam trabalhando na lista de produtos que seriam incluídos entre as restrições de importação.

A decisão de Putin segue a mais recente rodada de sanções contra a Rússia imposta pela União Europeia na semana passada. A Rússia já havia parado de importar alguns alimentos de uma série de países europeus e também chegou a ameaçar os EUA de limitar a quantidade de frango que compra do país.

No entanto, Moscou sempre negou que as medidas estavam ligadas de alguma forma às restrições impostas pela União Europeia e pelos EUA que, até o final do ano, devem levar a frágil economia russa à beira da recessão.

Outras frentes

A limitação de importações de produtos alimentícios e agrícolas, porém, não seria a única resposta da Rússia às sanções. De acordo com o jornal Vedomosti, Moscou estaria estudando fechar o espaço aéreo russo para companhias aéreas ocidentais.

A medida poderia custar até 1 bilhão de euros para as empresas europeias, que ficariam em desvantagem na concorrência com as asiáticas. A aviação russa, porém, também sofreria as consequências dessa medida. Por conta da suspensão dos voos da Dobrolet, as ações da Aeroflot já despencaram 7,8% desde o início desta semana.

E, caso as companhias aéreas do oeste da Europa não possam mais sobrevoar o espaço aéreo da Sibéria, a Aeroflot deixaria de faturar alto: as taxas de sobrevoos são uma importante fonte de renda para a estatal.

Outro meio de pressão política que poderia ser usado por Moscou são suas matérias-primas. Cerca de um terço de todo o petróleo e gás importados por países da UE vem da Rússia. Entretanto, segundo a especialista em energia Claudia Kemfert, a equação não é tão simples.

“Não é bem assim. A questão é se os russos poderiam simplesmente aumentar preços. Há contratos em vigor”, lembra Kemfert, do Instituto Alemão para Pesquisas em Economia. “Esses contratos, com validade de vários anos, estabelecem também preços para o gás natural.”

A possibilidade pode ainda se transformar para a Rússia em uma faca de dois gumes: se por um lado o Kremlin poderia acertar em cheio a economia europeia, por outro, a Rússia poderia estar também se prejudicando.

Grande parte da receita do país vem exatamente do negócio envolvendo suas matérias-primas. Caso o comércio de petróleo e gás com os países ocidentais sofra um grande impacto, a economia russa seria seriamente afetada.

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As variáveis desta equação estão mudando

    Os EUA e a Europa estão é perdendo a noção da realidade. Acabou o tempo em que “proibiam” o resto do mundo de crescer. A Europa que se cuide e comece a se desatrelar da submissão aos EUA, senão nas próximas décadas poderá se tornar nada mais do que um museu. Sua importância econômica tende a se tornar do tamanho de seu território, comparada à países como Rùssia e China.

  2. “Grande parte da receita do

    “Grande parte da receita do país vem exatamente do negócio envolvendo suas matérias-primas. Caso o comércio de petróleo e gás com os países ocidentais sofra um grande impacto, a economia russa seria seriamente afetada.”

     

    Bom, mas ai a análise esquece-se da china e do gaso-petróleo duto que querem construir, atravessando a mongólia.

    A compradora deixaria de ser a UE e seria a China (e talvez a india!?). Em termos populacionais, a UE perde.

      

  3. A aviação russa já é
    A aviação russa já é segregada no ocidente desde sempre.

    Atrasam comissionamento até não darem mesmo.
    Preju seria suportável.

    Acho que esta é uma boa oportunidade para a consolidação dos BRICS.

  4. Puttin limita as importações

    Só esqueceram de mencionar que a Rússia , no caso do gás, já assinou um contrato com q China que garante seus lucros independentemente do que ocorra na Europa. E que, ainda que haja multas nos contratos com a Europa, a compensação reequilibra as suas contas. É uma  briga que vai ser longa e promote.

  5. Economia

    Há a questão econômica. As sanções ocidentais levam a menores exportações com as importações continuando no mesmo nível. Como resultado, um desnívelamento na balança comercial. Putin está com essas medidas, buscando mandar um aviso à américa do norte e europa mas também ajustando seu fluxo de caixa. Creio que o comércio entre os BRICS deve crescer com os recentes acontecimentos.

  6. Obama acertou

    Tenho de reconhecer que, dessa vez, Obama acertou em “punir” dirigentes russos. A razão? Obama está em sintonia com um futuro melhor, pois está a contribuir com o aumento da coesão dos BRICSs. Boa, Obama!

    PS: Como era de se esperar, Globo e Folha já começam a bater nos BRICSs (matérias da Globo News e artigo da Folha alertando sobre imperialismo russo!).

  7. acho que putim tomou essa

    acho que putim tomou essa atitude porque tem o apoio dos brics com os quais pode rresolver problemas de abastecimento etc e tal.

    rússia ressurge forte, pelo jeito….como sempre foi historicamente.

  8. A Russia não passará por

    A Russia não passará por dificuldade alguma, e tem mais é que dar um pé na bunda do imperialismo dos EUA e seus poodles da UE, mesmo, e focar nos BRICS. FORÇA PUTIN !!!

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa na REDE gloBBBo de sonegação é um braZil para TOLOS”

  9. A torcidinha da

    A torcidinha da esquerdolândia (o AA deixou de usar o termo, mas eu ainda uso) pelo belo regime russo que prende banda de rock feminina por criticar o governo, que faz leis duras contra a liberdade na Internet, que mantém todo a imprensa sob rígido controle, que faz leis contra homossexuais, que inflama separatismos na Ucrânia mas mantém a ferro e fogo a Chechenia sob seu comando,  que mantém políticas de estado evidentemente racistas, que após a queda monumental do comunismo criou um capitalismo russo como no século XIX…… é um absurdo.

    Vladimir Putin foi diretor da KGB, o lobo perde pelo mas não perde o vício…

    Pergunto: para ser antimericano, antiocidental, anti a cultura grecoromana, anti a cultura judaicocristã, flertar com regimes com um pé no autoritarismo com a Rússia, China, Iran e etc.?????

     

     

     

     

    1. Já que seu “nick” usa a lingua do

      chefe, eu não esperava nada diferente de você, Mas poderia ter sido mais enfático, tipo assim “Instituto Millenium”. Eu enxerguei um pouco de contenção no seu texto.

    2. PAVLOV

      Ô bebezinho !

      Você realmente ainda está aprendendo a caminhar, não é ?!

      Olha só, as integrantes do “agito das bucetas” foram presas porque violaram (dentro de uma igreja) um artigo penal que tem correspondente aqui no Brasil.

      Elas também seriam penalizadas no Brasil se fizessem isso na Sé, por exemplo.

      Sugestão para você, que ainda está aprendendo a caminhar: faça uma pesquisa das normas penais norte-americanas sobre a conduta, viu ?!

      Olha aí o Código Penal:

       

      TÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS

      CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO

      Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo

      Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

      Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

      Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

      Então, se elas fizessem isso no Brasil também seriam penali

       

    3. Uma dúvida:

      Tu és a favor das sanções à Rússia? Caso afirmativo, com que justificativa? De que os russos derrubaram o avião malaio? Que a Rússia invadiu a Ucrância? E nas arábias, faixas de gaza (Israel), não vai nada?

    4. Walker e a aposta da esquerda

      Walker e a aposta da esquerda ocidental, a Russia para contrapor o EUA, o Islã para contrapor o cristianismo, serão os primeiros a morrer.

      1. Claro, a esquerda ocidental

        Claro, a esquerda ocidental financia o fundamentalismo islâmico no Afeganistão(foi a esquerda ocidental que treinou Osama bin Laden), na Líbia, na Síria, etc.

        A esquerda ocidental é também a principal aliada das teocracias fundamentalistas do Golfo, como a ditadura da Arábia Saudita, onde as mulheres não podem nem dirigir um carro.

        Li na Veja e no Instituto Mises!

    5. Só lembrando que quem criou o

      Só lembrando que quem criou o “Patriot Act” não foi a Rússia, mas os EUA, o mesmo país que persegue Assange e Edward Snowden. A Rússia fez o que um país soberano deve fazer fazer ao receber sanções que, por exemplo, Israel nunca cumpriu.

    6. Andante, e o caso do

      Andante, e o caso do vocalista da banda de Metal Behemoth, que foi preso na Polônia por criticar a igreja Católica?

      Isso ocorreu no mesmo tempo em que a Pussy Riot invadia a igreja na Rússia, mas não teve qualquer repercussão na mídia ocidental.

      Algum comentário de sua parte, tão preocupado com a liberdade de expressão desses roqueiros?

      Vamos aguardar sua opinião!

  10. Péssimo para os EUA, excelente para o Brasil

    Folha

     

    Rússia confirma que compensará embargo comprando carne do Brasil

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

     

    07/08/2014  11p9 – Atualizado às 12p0

     

    O ministro da Agricultura da Rússia, Nikolai Fyodorov, disse nesta quinta-feira (7) que o país vai compensar a proibição de importação de alimentos e produtos agrícolas da União Europeia e dos Estados Unidos com um maior fornecimento de carne do Brasil e queijo da Nova Zelândia.

    A Rússia também está discutindo a proibição de importação com Cazaquistão e Belarus, disse o ministro em entrevista coletiva.

    O governo russo anunciou nesta quinta que vai proibir a importação de frutas, vegetais, carnes, peixes e laticínios dos Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Canadá e Noruega.

    Mais cedo, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, dissera que a situação pode representar uma “revolução” para a indústria brasileira, comparável à que a China provocou nas exportações de soja do Brasil na última década.

    Nesta quarta (7), os russos anunciaram a suspensão da importação de matérias-primas de países que decidiram sancioná-la por causa do conflito no leste da Ucrânia. Adotada para “proteger os interesses nacionais”, a medida vale por um ano.

    Também ontem, o serviço sanitário russo ampliou de 30 para 90, aproximadamente, o número de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne bovina, suína e de frango ao país. Isso mostra a intenção do governo de substituir as importações dos países com os quais está em crise pelas brasileiras.

    Rússia veta importação dos EUA e UE

      Ver em tamanho maior »Alexander Demianchuk/ReutersAnteriorPróximaMercado russo vende carne de frango; o Brasil pode acrescentar até R$ 300 milhões à sua balança comercial caso consiga vender o volume adicional de 150 mil toneladas para a Rússia

    Segundo reportagem da Folha desta quinta, a maior oportunidade para o Brasil está na carne de frango. O país poderia aumentar as suas exportações das atuais 60 mil toneladas para 210 mil em um ano, ao ocupar parte do espaço deixado pelos EUA. Ainda poderia abocanhar também parte das exportações da UE, estimadas em 40 mil toneladas.

    Caso o Brasil consiga vender esse volume adicional de 150 mil toneladas, acrescentaria US$ 300 milhões de receitas à balança comercial.

    Esse cenário começou a ser desenhado em Paris, há dois meses, quando o representante russo de defesa agropecuária, Dankert Sergey, disse ao ministro da Agricultura, Neri Geller, que a Rússia teria uma necessidade urgente de carnes e que daria um tratamento especial ao Brasil, como antecipou a coluna“Vaivém” no início de junho.

    No caso da carne suína, os produtores poderão não responder imediatamente ao apetite russo porque demanda e produção estão ajustadas internamente.

    Para a carne bovina, que tem a Rússia entre os principais importadores, a boa notícia é a abertura do mercado de miúdos. A necessidade russa poderá, aliás, provocar um aumento de preços, roubando o espaço de mercados que pagam menos, inclusive o consumidor brasileiro.

     Editoria de Arte  

    CONTEXTO

    Na semana passada, a UE e os EUA anunciaram uma série de sanções a Moscou na área de finanças, tecnologia e defesa, como forma de pressão contra seu apoio aos separatistas do leste ucraniano.

    A Rússia negocia o equivalente a R$ 6 bilhões anuais em frutas e vegetais de europeus. A importação de alimentos dos EUA é de R$ 3 bilhões.

    A tensão na região começou no começo do ano, após a queda do então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, aliado de Putin.

  11. E então……………….

    Os vassalos do immpério do norte, estão se rasgando.

    E então, façam isto mesmo, enfiem o dedo e se rasguem, pois se quiserem tirar os sapatos para entrar lá, que o façam, mas sem nosso aval.

    Avante Brasil, Russia, China, India e Africa do Sul, e se a Alemanha quiser nos acompanhar, ótimo, iremos estudar esta possibilidade com muito carinho! 

  12. Óoootimo para o Brasil!

    E para o grupo Brasil, Russia,  Índia, China, e África do Sul.

    Eles passaram esses anos todos esnobando, inclusive o Brasil é um dos países que a comunidade européia nunca se preocupou em estabelecer trados comerciais. Então!

    O Brasil deveria já agendar uma viagem comercial para a Rússia. É aproveitar ao máximo essa janela de oportunidade.

  13. He! He! Skataplaft.
    Com Putin

    He! He! Skataplaft.

    Com Putin é assim. Levou, toma de volta. E com razão, Estados Unidos e Europa estão doidinhos para derrubá-lo do poder e colocar um governo fraco para desmembrar a Rússia. Se cair, pelo menos caiu lutando. Bom para o Brasil que vai melhorar a sua balança comercial.

    Ruim para a Espanha, a Itália e paises meridionais da Europa quebrada de onde devem sair as frutas que a Rússia consome.

  14. Temporário…

    Não apostaria muito nesta “cold war reloaded”.

    O banimento de vôos comerciais no espaço aéreo siberiano não vai acontecer. Isto foi negado hoje pelo ministro do interior russo. Afinal de contas eles sabem o quanto isto custaria só para a estatal Aeroflot: repasse de pelo menos 300 milhões de dólares por ano, limpinho, mais a perda de receita dos vôos que não seriam feitos: este treco é chumbo trocado..

    Quanto às importações de alimentos, só um ministro alemão balbuciou algum lamento até agora. Mas ele também sabe que não existe banimento de nada na Rússia. Lá, o que existe para qualquer restrição é somente uma etiqueta com um preço bem alto nela marcado.

    Tão logo as negociações sejam retomadas, mais precisamente, até que passe o luto pelos mortos do fatídico vôo MH17, as sanções serão abrandadas e nossos celebrados contratos de venda de carne serão história. Tomara que o pessoal dos frigoríficos tenham a competência de manter a clientela: a oportunidade está aí e eles sabem (ou deviam saber) que manter clientela pode ser mais difícil do que conquistá-la.

    1. Vi essa notícia também, mas

      Vi essa notícia também, mas não entendi o raciocínio.

      Se isso deixará as comapnhais asiáticas mais competitivas, estas não irão ocupar o lugar das cia. europeias nesses vôos, e continuar pagando esses repasses?

      Me parece que as cia europeias seriam as únicas prejudicadas, as asiáticas sderiam favorecidas, e para Rússia continuaria a mesma coisa.

      1. Acordos

        Ásia é muito grande. Só algumas rotas, principalmente para o Japão e Hong-Kong seriam prejudicadas pelo desvio necessário. Os outros destinos podem tranquilamente voltar a usar a “silk route” (rota da seda).

        As asiáticas que seriam favorecidas são as ME3: Etihad, Qatar e Emirates por causa de seus hubs e rotas. As japonesas (JAL e ANA), como possuem acordos de code-share com as européias, também teriam as mesmas restrições. As chinesas não teriam restrições de sobrevôo na Sibéria mas estão ocupadas demais com seu mercado interno e não dariam conta da demanda, pelo menos agora.

  15. Quero ver quando começar a

    Quero ver quando começar a faltar gás na Europa durante o inverno se eles mantêm essas sanções.

  16. PARECE ROTEIRO DE

    PARECE ROTEIRO DE PORNOCHANCHADA ANOS FHC (O TUCANO QUE DEU PRA ÁGUIA SANGUNÁRIA)

    Doravante o restolho pós colheita agrícola nos campos da Europa e USA, poderão ser aproveitados com exclusividade, para produção de ração de baixo custo. O plano dos homens do Norte, preconiza exportar toda produção para alimentação dos vira-latas e cogéneres da Tucanolândia em SP e MG. Dai, a importância de manter o conúbio águia-tucano.

    Certamente, com o acelerado esgarçar das relações entre o “mundo livre” (de vergonha na cara hipócrita de seus líderes), em oposição aos terríveis comedores de criancinhas eslavos. Desse imbríoglio, espera sair beneficiadas, as turmas, da Opus Dey e dos empreiteiros de aeródromos clandestinos dos Never. 

    Provavelmente, neste momento, exulta um certo desocupado e sem noção, ávido por vir a se tornar o presidente-parceiro, e futuro realizador dese almejado remake da pornochanchada FHC, em reeleitura brazil-usa anos retrô.

    Orlando

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador