Repressão policial contra jovens choca franceses, por Arnaldo Cardoso

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=TnOwLMdYBDs width:690

Vídeo com imagens de repressão policial contra jovens em liceu choca franceses e eleva a temperatura na véspera de novo protesto 

por Arnaldo Cardoso

As imagens da repressão policial no liceu Saint-Exupéry, em Mantes-la-Jolie, na periferia de Paris, que nesta manhã circulam na França e chocam muitos franceses agrava a crise no governo Macron e dá mostras da escalada de violência tanto dos protestos quanto das forças de segurança que vem se alastrando por todo o país.

As declarações de indignação vieram de políticos da esquerda e da direita frente as imagens de estudantes do ensino médio imobilizados diante de um muro, ajoelhados e muitos deles algemados. As justificativas dos policiais alegando a gravidade dos atos e infiltração de extremistas entre os jovens não parecem suficientes para conter as reações de indignação.

O presidente francês se vê diante de mais uma encruzilhada na evolução da crise pois condenar as ações dos policiais em momento de escalada da violência dos protestos, com a infiltração de grupos extremistas que apostam no quanto pior melhor,  pode ter consequências sérias, mas a concordância com esse tipo de ação policial certamente aumentará muito a indignação daqueles que aumentam o coro “Macron démission”.

O preocupante declínio do governo do jovem presidente francês que se elegeu na onda de seu movimento “France en marche” e que, por meio de um programa liberalizante desatento aos mais sérios problemas que desde muito desagradam o cotidiano dos franceses, especialmente nos grandes centros urbanos onde a desigualdade social se agrava, fez vir à tona uma enxurrada de demandas sociais que certamente não serão resolvidas por start-ups e empreendedores do mercado.

O sábado promete ser mais um dia no calvário de Macron e de preocupação de todos aqueles que se lembram da campanha eleitoral da qual saiu vitorioso e do que se punha como vaticínio caso o governo Macron decepcionasse os franceses.

.Arnaldo Cardoso é cientista político, pesquisador e professor universitário.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Santa Maria Goretti

    A mesma fórmula é aplicada várias vezes. As “primaveras”, as manifestações espontâneas, primeiro permitidas, depois reprimidas com violência, aumentando o apoio aos manifestantes. Até o amarelo é igual aqui – não havia camisas verdes. Não consigo achar referências a fakenews, whatsapp, mas certamente também estão lá, orientando a massa de manobra. O antigo Pasquim dava o Prêmio Maria Goretti da Inocência aos que não viam relações entre os acontecimentos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador