O governo da Rússia deixou claro que não vai tolerar atividades de agentes secretos britânicos não declarados dentro de seu território, segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Maria Zakharova.
“Gostaríamos de enfatizar em particular que Moscou não tolerará a atividade em território russo de agentes secretos britânicos não declarados. Nossa posição intransigente sobre esta questão será formulada de acordo com os interesses da segurança nacional”, disse a porta-voz.
“Pretendemos continuar a responder a quaisquer ações hostis de Londres de forma dura e proporcional”, disse Zakharova.
Medida de retaliação
De acordo com Zakharova, o governo britânico impôs “unilateralmente e sem fundamento” uma restrição ao prazo de credenciamento de diplomatas russos, “agindo de acordo com a lógica de medidas hostis que visam restringir nossa presença diplomática naquele país”.
Segundo a diplomata, tal medida forçou vários funcionários da embaixada russa a deixar Londres antes do tempo.
“Essa decisão discriminatória dos britânicos obviamente visava limitar as capacidades funcionais da embaixada russa”, observou ela. “Nós alertamos repetidamente Londres que quaisquer ações hostis não permanecerão sem uma resposta adequada.”
Segundo a porta-voz, em agosto deste ano o lado britânico foi informado que, em retaliação após o término das atribuições de diplomatas russos em Londres, o credenciamento de seis membros da equipe diplomática da embaixada britânica em Moscou foi encerrado a partir de 1º de setembro.
As informações são da agência russa Tass.
Leia Também
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.