Rússia e Ucrânia chegam a acordo para criação de corredores humanitários

Segunda rodada de negociações resultou em importantes decisões sobre a proteção da população civil, mas avançou pouco em temas relacionados a um possível cessar-fogo definitivo

Mesa da segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia (foto: Agência TASS)

A segunda rodada de negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia, ocorrida nesta quinta-feira (3/3), terminou com um importante acordo para a criação de corredores humanitários, que permitam a evacuação de civis das cidades mais afetadas pela guerra.

O líder da delegação ucraniana, Mykhailo Podoliak, assegurou que “será aberta uma via para facilitar uma circulação segura, livre de ataques, para poder levar a ajuda humanitária às vítimas do conflito”. Por sua parte, o delegado russo, Vladimir Medinski, afirmou que “a principal questão que se resolveu hoje diz respeito ao resgate das pessoas que ficaram presas em meio à zona de guerra”.

A decisão supõe, também, que as forças militares de ambos os países realizarão um cessar-fogo temporário para permitir a evacuação através desses corredores.

No entanto, foram muito menores os avanços em termos de um cessar-fogo definitivo e a busca de uma solução diplomática para o conflito entre os dois países. Podoliak afirmou à agência de notícias bielorrusa Belta, que confia na realização de uma terceira rodada de negociações, no início da próxima semana, e disse estar otimista: “Creio que continuaremos chegaremos a um ponto em comum para uma trégua, provavelmente em um futuro muito próximo”.

Por sua parte, o representante russo declarou que “houve um maior entendimento por parte dos ucranianos que a melhor opção para o seu país é a de se manter neutra e não se tornar um peão em um possível confronto entre a Rússia e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”.

A reunião entre as delegações de ambos os países aconteceu nesta tarde, em uma instalação militar na região de Belovezha, na Bielorrússia, próxima à fronteira com a Polônia.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador