Sanções dos EUA ao petróleo venezuelano devem estrangular a economia do País

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O jornal O Globo publicou reportagem na tarde desta quinta (31) afirmando que as sanções impostas pelos EUA ao petróleo venezuelanos serão fatais e devem acelerar o desfecho da crise envolvendo a presidência de Nicolás Maduro.
 
Segundo o jornal, Donald Trump proibiu que as refinarias americanas transfiram dinheiro à PDVSA ou lhe vendam nafta, um produto essencial à diluição do óleo pesado venezuelano. Na prática, significou “uma proibição da compra de petróleo do país”.
 
Com as medidas, Trump, que não reconhece Maduro como presidente, deve “estrangular” a economia venezuelana.
 
O petróleo corresponde a 95% das exportações da Venezuela, equivalendo a 70% dos recursos do País. Os EUA são o principal comprador de óleo, adquirindo 40% do que é exportado pela PDVSA. Agora, a estatal terá de encontrar outros mercados.
 
 
A reportagem ainda diz que Trump não adotou as medidas antes porque encontrou resistência em empresários estadunidenses. Não há informação sobre como eles serão compensados.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não entendo porque a Venezuela dependa dos EEUU para isso

    Será que petróleo 5% mais barato que o mercado não interessa a 80% dos países?

    Ou qual é a amarração? Nafta? Não há outros fornecedores  no mercado?

    Ou será que Trump poderia estar dando um tiro no pé?

    Saído pela culatra?

    Eu hein!

    1. Ou qual é a amarração? … um tiro no pé?

      Felizmente há muita ambiguidade e contradição; enriquece a cena, previne o tédio e justifica a bilheteria, para um roteiro tão conhecido. Mas, tomado como novela de terror, cresce o interesse e o espaço para surpresa e admiração de personagens…

      Escuchen BIEN al Psicópata este de EEUU sobre los planes… (~1m30s trecho de entrevista de um diplomático @ Topete GLZ Oficial)

      Aula de Direito Internacional e Relações Exteriores do presidente Obrador, a instância de visita oficial de governo da Espanha.

      – Pavor econômico, mas crise é oportunidade: Venezuela Army Weapons 2019 @ Military Defense

      – A peleja dos Illuminati com os da Nova Era pelo império astral confunde a orientação de mercado…

      “Arabella Kushner is the foreign avatar of official China’s fantasies of childhood. The paradigmatic yang wawa (foreign doll)… Ivanka Trump was born to brand. Her Instagram posts of Arabella’s Chinese performances, including for Xi Dada and Peng Mama at Mar-a-Lago…, present China with a vision of the next stage in human evolution: the Western child practically born with an understanding of the superiority of Chinese civilization, an all-singing, all-dancing future Friend of China and deep-pocketed customer/investor to boot. The oohs and ahhs for Arabella help to drown out the ews and eeks aimed at her grandfather.” (Unpacking China’s Curious ‘Ivanka Fever’- The President’s powerful daughter evokes deeply-held tropes in Chinese society)

      1. Não há dissenções

        ” A peleja dos Illuminati com os da Nova Era pelo império astral confunde a orientação de mercado.”

        Na verdade o dinheiro vai aonde o lucro está. 

        Dinheiro chama dinheiro e os ricos se cheiram como cachorros.

        Aqueles que se sentem “escolhidos” se reunem da hora da crise para proteger seus interesses comuns, por isso Illuminatis ou Nova Era são, antes de tudo, pela sobrevivência dos impérios onde só a elite sobrevive.

         

        Sobre Ivanka e a “compatibilidade com os chineses”

        That a very white, very blond, very patriarchally-inclined woman — who challenges nothing about an extant unjust system of social reproduction that has given her and her family circle every advantage in the world — should become an icon in China (or in the U.S.) is neither surprising nor even shocking.

        https://foreignpolicy.com/2017/04/17/unpacking-chinas-curious-ivanka-fever-nepotism-wealth-respect-envy/

        1. Não há…

          No fundo é isso; qual um compasso, que precisa das duas pernas, da geometria, dos números e também dos astros, como a Corda da Misericórdia da Rainha Leonor:

          Corda da Misericórdia

          Ou como o pelicano do escudo dEl-Rei, que virou fênix depois do atentado;

          Escudo dEl-Rei D. João II

          Depois no selo americano:

          Grande Selo dos Estados Unidos

           

          ¬

          A peleja dos Illuminati com os da Nova Era é o tempero da novela. Duas pesquisas interessantes, uma de shaking my head production, outra de Chipre a reportar sobre o berço da religião universal, cura holística do mundo, e seus benefícios.

          ¬

          * Venezuela na pauta de SouthFront

           

    2. As refinarias são específicas para cada tipo de petróleo

      O petróleo não é uma comoditie tão padronizada,  cada tipo de petróleo bruto precisa de uma cadeia de refino apropriada. Parte da dificuldade da Venezuela de se livrar dos grilhões e diversificar sua clientela é que potenciais consumidores não tem indústria de refino apropriada para tratar o seu petróleo, ao contrário dos EUA, onde a própria PDVSA (por meio de sua subsidiária CITGO) construiu esse parque de refino em uma era pré-Chávez. 

      1. Abreu e Lima

        Junte lê com crê  e  veja o grande motivo do desmonte da Petrobrás e por que é tão dificíl que a Abreu e Lima seja completamente operacional…

      2. Pois é, em outros tempos foi fazer refinarias na casa do cliente

        De um jeito ou de outro construiu sua DEpendência, com governos então mais “friendly”…

        O mesmo está acontecendo no Brasil, onde depois de décadas de esforço para dominar todo o ciclo do negócio do upstream ao downstream, incluindo tecnologia de ponta, transporte, refino (então sem expansão desde 1976), trading, petroquímica, renováveis, etc., com a descoberta de petróleo leve no pré-sal, ao contrário do pesado no pós, os crentes da igreja universal do mercado (financeiro) resolveram desmontar tudo isso para eliminar “dívidas” (de investimento com retorno certo) e concentrar-se em exportar commodities (óleo cru), concedendo parte das reservas destas commodities para os concorrentes que nos revenderão de volta com o devido “added value” e transformando os preços deles em nossos custos.

        Quem sabe os amigos do capetão nos leva a uma pedevisação?…

  2. Tempos bicudos…

    Uma coisa me preocupou e não vi nada sobre isso…

    Se os EUA deixarão de comprar petróleo com menor frete, quem substituirá essas compras neste nível?

    Se isso durar mais de um mês?

    Meses?

    Será o Brasilzinho que irá subsidiar essa aventura americana?

    O estado brasileiro?

    O desempregado brasileiro?

    Por que no Brasil toda falta, todo deficit vira juros na roda dos juros….

    Vai alimentar o buraco da PEC da morte…

  3. Boas oportunidades

    Para a Rússia e para a China pode ser uma oportunidade de ouro.

    Vamos ver se haverá tempo hábil para aproveita-la.

    A situação da Venezuela já é insustentável. Com esse estrangulamento econômico os distúrbios sociais serão inevitáveis e a oposição poderá, enfim, criar o ódio desejado para a deposição do Maduro.

    Achei uma reportagem interessante um dia destes sobre Guaido num site espanhol.

    https://eladiofernandez.wordpress.com/2019/01/31/rusia-saca-20-toneladas-de-oro-de-venezuela-de-sus-361-toneladas-se-preve-un-golpe-interno-en-el-ejercito-avivado-por-guaido-y-dirigido-desde-el-pentagono-la-miseria-venezolana-es-fruto-del-b/

     

    Venezuela: Juan Guaidó es un masón grado 13 perteneciente a la misma Logia Masónica Benjamín Franklin de Nueva York a la que pertenecen George Soros ¿y Donald Trump?. Una logia pedófila.

      25 de janeiro de 2019

     

     

    5c48f3f7c715f

     

    venezuelaguaidoefe

    f800x450-501926_553372_31

    f768x0-501927_501945_118

    f768x0-501928_501946_157

    [video:https://youtu.be/VutRXzxHKg4%5D

     

    https://eladiofernandez.wordpress.com/2019/01/25/venezuela-juan-guaido-es-un-mason-grado-13-perteneciente-a-la-misma-logia-masonica-benjamin-franklin-de-nueva-york-a-la-que-pertenecen-george-soros-y-donald-trump-una-logia-pedofila/–

     

  4. O orange hair ta usando a

    O orange hair ta usando a venezuela como boi de piranha para desviar a atenção para o seu desgoverno…….

     

    Deixaram de falar em impeachment para ele…………

     

    Lá é assim…….cagou para o governo? Inventam logo uma guerra……

     

    E segundo informações……coisa de lojistas também…..até nisso essa turma mete o bedelho……….e amanhã é dia…….de rodopiar mais que pião batendo bumbo pro cramunhão……..eita……

  5. espero que a venezuela

    espero que a venezuela encontre mercado para sobreviver e mostre ao

    trump que ele pode ter dado um tiro no pé….

     

  6. Caro Nassif
    A ponte

    Caro Nassif

    A ponte pré-sal-EUA já deve estar montada.

    Brasil via Bolso, já se articularam.

    EUA também deve ter reservas para ficar um tempo sem o petróleo da Venezuela.

    Saudações

  7. Esta é a preocupação humanitária e democrática.

    Escancarou, agora usam o objeto do desejo como arma. E democraticamente querem colocar no poder uma figura que jamais foi eleita para a presidência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador