Sinergia nas ações com economia para Peugeot Citroen e GM

Por Paulo F.

Do Dinheiro Digital.sapo.pt

Aliança da Peugeot Citroen com General Motors poupa 1.500 M€

A PSA Peugeot Citroen e a General Motors vão anunciar brevemente que as sinergias resultantes da sua aliança vão permitir poupar cerca de 2 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros), noticia a agência Bloomberg.

As fontes citadas pela agência noticiosa afirmam que as economias de escala estarão centradas na junção de desenvolvimento de novos modelos, mas escusam-se a adiantar mais pormenores.

O jornal Financial Times noticiou na terça-feira que a PSA e a Opel, a subsidiária europeia da General Motors, admitem desenvolver em conjunto peças e motores para integrar os veículos vendidos na Europa, com marcas diferentes.

….

Instada a comentar, a porta-voz da Peugeot Caroline Ho recusou-se a comentar.

A imprensa francesa noticiou na terça-feira que a construtora automóvel norte-americana General Motors vai comprar 7 por cento da francesa PSA Peugeot Citroen e aumentar o capital em cerca de mil milhões de euros, através da emissão de novas ações.

O jornal económico francês Les Echos adiantou que a participação da General Motors poderá ficar-se pelos 5 por cento na PSA, a maior construtora automóvel francesa e a segunda maior da Europa, depois da alemã Volkswagen.

Outras fontes dão com certo que a participação será de 7 por cento, no âmbito de um acordo no qual o gigante automóvel norte-americana não poderá aumentar a participação no capital da congénere francesa sem permissão da PSA.

Na passada semana, o ministro do Trabalho francês, Xavier Bertrand, anunciou que a General Motors e a PSA estavam em negociações para estabelecer uma parceria estratégica.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita fonte próxima das negociações, a família Peugeot, que controla 30,3 por cento do capital e 45,75 por cento dos direitos de voto no grupo PSA vai também participar no aumento de capital, adquirindo mais ações.

Diário Digital com Lusa

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador