STF nega acesso de ex-presidente do Peru investigado em delação da Odebrecht

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Ex-presidente do Peru e sua esposa são acusados por desdobramento da Lava Jato no país – Foto: El Comercio

Da ABr

Por André Richter

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou hoje (2) pedido feito pela defesa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala e de sua mulher, a ex-primeira dama Nadine Heredia, para ter acesso à parte internacional das delações da empreiteira Odebrecht.

 

Nos depoimentos, o empresário brasileiro Marcelo Odebrecht afirmou ter repassado US$ 3 milhões de dólares para a campanha que elegeu Humala presidente em 2011. Com base nas acusações, em julho do ano passado, o casal foi preso para cumprir prisão preventiva por determinação da Justiça peruana.

Na decisão, Fachin afirmou que o conteúdo das delações está em segredo de Justiça e os dados não podem ser compartilhados sem procedimento próprio de cooperação internacional.

“Os elementos cujo acesso é requerido pelos peticionantes encontram-se acobertados por sigilo judicial, sendo que tais informações não podem ser qualificadas como prova sem a celebração de acordo de colaboração com as autoridades estrangeiras”, decidiu o ministro.

A Odebrecht admitiu, perante a Justiça norte-americana, ter pago cerca de US$ 800 milhões em propina em 12 países entre 2001 e 2016, desencadeado uma série de investigações.  Oito países, além do Brasil e do Peru, são da América Latina: Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Panamá, República Dominicana e Venezuela.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando os dólares falam mais alto…

    Os EUA sempre tiveram um motivo para dominar paises mundo afora: na década de 60 o combate ao comunismo….na década de 80 sacou da cartola o “combate às drogas” para instalar bases militares aonde bem entendesse….no início deste século os ianaques vieram de trazedores da “democracia”  paises do Oriente Médio, sendo o facebook e as redes sociais uma das armas de propaganda e agitação nas suas “primaveras” líbia, siria, egipicia,….para a “primavera” brasileira, vieram de “combate à corrupção” e com forte aparato midiático-judicial como um dos atores…

    A volta da Operação Condor, agora sob o comando de juizes togados, aliás, isso é bem pior do que a ditadura verde-oliva, pois neste caso o Judiciário estava ali como salvo-conduto. Agora não há para onde correr: o Tio Sam não brinca em serviço! O Moro voltou dos EUA, mais umva vez ele voltou de uma das suas viagens de prestação de contas do golpe em algum think tank ligado à CIA e às mega-corporações que, como se este pais estivesse acado de ser vencido nma guerra em que os vitoriosos, com STF e tudo junto, estão levando tudo que querem: Embraer, aquífero guarani, Casa da Moeda, pré-sal,….fico me perguntado quanto os nossos “patriotas” estão levando nas malas

    Quando os dólares falam mais alto…

    https://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/10/14/bomba-kruel-traiu-jango-por-6-malas-de-dolares

    1. não estão levando muito não…

      porque foram construídos como inferiores………………………

      já o nosso juduciário, este sim foi transformado em um instrumento político muito valioso por poder negar a defesa de qualquer um com base no segredo de justiça que só é segredo para nós……………………………

      90% dos agentes ativos no combate a corrupção no Brasil e nos países vizinhos são estrangeiros

  2. Numa entrevista do Celso Amorim…….

    Ele diz isto:

    Quer dizer, o Brasil vai virar uma espécie de parque temático. No parque temático você pode ir na roda gigante, pode ir no trem fantasma… Aqui você vai olhar e dizer: isso aqui é da China, isso é da Rússia, isso é dos Estados Unidos, isso é dos europeus, ou seja, muito triste.

    Realmente, a essa altura do campeonato, o nobre Frachin, nos falar de “segredo de Justiça” e de “procedimento próprio de cooperação internacional” depois de anos de lava-pato(amarelo)…..deve estar com o relogio atrasado uns dois ou tres anos no minimo…….E para o projeto  “Brasil, parque tematico” o judiciario e assemelhados é uma fonte Inesgotável de mão de obra(carissima….) …….. nos quesitos “palhaços” e “malabaristas” estamos realmente muito bem servidos…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador