The Guardian: Trump pode realmente encenar um golpe e permanecer no cargo por um segundo mandato?

O presidente se recusa a reconhecer a vitória de Biden, mas especialistas dizem que não há caminho constitucional para ele permanecer na Casa Branca

John Locher – AP

do The Guardian

Trump pode realmente encenar um golpe e permanecer no cargo por um segundo mandato?

por Sam Levine

Joe Biden ganhou a eleição presidencial, fato que Donald Trump e outros republicanos se recusam a reconhecer.

Há preocupações de que o presidente e outros republicanos farão todos os esforços para permanecer no poder. “Haverá uma transição suave para uma segunda administração Trump”, disse Mike Pompeo, o secretário de Estado. William Barr, o procurador-geral, autorizou os promotores federais a começar a investigar irregularidades eleitorais, uma medida que levou o chefe da unidade de crimes eleitorais do departamento de justiça a renunciar ao cargo e assumir outra função. Trump também demitiu Christopher Krebs, o diretor da agência federal que garantiu a confiabilidade das eleições de 2020 e rejeitou as alegações infundadas do presidente de fraude eleitoral.

No entanto, apesar de todas as maquinações de Trump, é extremamente improvável que ele encontre uma maneira de permanecer no poder ou de dar um golpe. Aqui está uma explicação do porquê:

Trump se recusa a aceitar que Joe Biden ganhou a eleição presidencial. Existe uma via constitucional para ele dar um golpe e permanecer no cargo por mais um mandato?

Na verdade, não. O colégio eleitoral se reúne em 14 de dezembro para dar seu voto para presidente e quase todos os estados usam o voto popular estadual para alocar seus eleitores. A projeção de Biden é muito mais do que os 270 votos eleitorais de que precisa para se tornar presidente. Sua vitória não depende de um estado e ele provavelmente tem pistas intransponíveis em Michigan, Nevada, Wisconsin, Pensilvânia e Arizona.

Há uma teoria legal de longo alcance, divulgada pelos republicanos antes da eleição, de que legislaturas favoráveis ​​aos republicanos em lugares como Michigan, Wisconsin e Pensilvânia poderiam ignorar o voto popular em seus estados e indicar seus próprios eleitores. A lei federal permite que os legislativos façam isso se os estados “falharem em fazer uma escolha” até o dia da reunião do colégio eleitoral. Mas não há evidência de fraude sistêmica de irregularidades em nenhum estado e as margens de comando de Biden nesses lugares deixam

“Se o país continuar a seguir o império da lei, não vejo nenhum caminho constitucional plausível para Trump permanecer como presidente, exceto novas evidências de alguma falha massiva do sistema eleitoral em vários estados”, disse Richard Hasen, professor de direito na Universidade da Califórnia, Irvine, especialista em eleições, escreveu em um e-mail. “Seria uma tomada de poder descarada e antidemocrática tentar usar as legislaturas estaduais para contornar a escolha dos eleitores, e não espero que isso aconteça”.

Para os legisladores de um único estado, decidir sobrepor-se à vontade clara de seus eleitores dessa forma seria extraordinário e provavelmente causaria um grande clamor. Para que Trump ganhasse o colégio eleitoral, vários estados teriam que dar esse passo extraordinário, um movimento que causaria uma reação extrema e uma verdadeira crise de democracia em todo o país.

“Há um estranho fascínio com vários cenários sombrios imaginários, talvez envolvendo legislaturas estaduais renegadas, mas isso é mais ficção distópica do que qualquer coisa que possa acontecer”, disse Richard Pildes, professor de direito da Universidade de Nova York. “A ironia, ou tragédia, é que conseguimos conduzir uma eleição extremamente tranquila, com comparecimento recorde, em circunstâncias excepcionalmente difíceis – e ainda assim, uma parte significativa dos apoiadores do presidente está agora convencida de que o processo foi falho.”

Há alguma indicação de que os republicanos nesses importantes estados vão concordar com isso?

Pouco depois do dia da eleição, Jake Corman, o principal republicano no senado estadual da Pensilvânia, indicou que seu partido “seguiria a lei” na Pensilvânia, que exige a atribuição de eleitores ao vencedor do voto popular. Em um artigo de opinião em outubro, Corman disse que a legislatura estadual “não tem e não terá participação na escolha dos eleitores presidenciais do estado ou na decisão do resultado da eleição presidencial”.

Os republicanos na legislatura da Pensilvânia disseram que queriam investigar as acusações de fraude eleitoral. Não há evidências de prevaricação generalizada no estado, mas a medida é alarmante porque pode ser o início de um esforço para minar os resultados do voto popular no estado. Mas em um grande golpe para os esforços legais do presidente, a suprema corte do estado decidiu que os funcionários eleitorais da Filadélfia não impediram indevidamente a campanha de Trump de observar a contagem dos votos enviados pelo correio.

A legislatura liderada pelos republicanos em Michigan também está investigando a eleição, assim como os republicanos em Wisconsin. Não há evidências de irregularidades generalizadas em nenhum dos lugares.

Isso está relacionado de alguma forma às ações judiciais que Trump está arquivando?

A campanha de Trump entrou com uma série de processos legalmente duvidosos desde o dia da eleição. O objetivo desses processos parece não ser realmente anular os resultados eleitorais, mas tentar criar incerteza e prolongar o processo de contagem.

Cada estado tem seus próprios prazos de certificação dos resultados eleitorais que são usados ​​para alocar os votos do colégio eleitoral. Em pelo menos dois estados, Pensilvânia e Michigan, a campanha de Trump busca impedir que as autoridades certifiquem os resultados.

Esse cronograma de certificação é importante porque a lei federal diz que, desde que os resultados das eleições sejam finalizados até 8 de dezembro deste ano, o resultado é “conclusivo”. Isso fornece uma salvaguarda contra o Congresso, que é responsável pela contagem dos votos do colégio eleitoral, de definir os resultados das eleições. Ao arrastar o processo, a campanha de Trump pode estar tentando ultrapassar esse prazo e criar mais espaço de manobra para definir os resultados.

Mesmo que essa seja a esperança da campanha de Trump, os tribunais dificilmente intervirão, disse Pildes.

“Os estados vão começar a certificar seus votos totais a partir de menos de 10 dias, e não há base nas reivindicações feitas até agora para que os tribunais parem esse processo”, disse ele.

Digamos que o pior cenário se concretize e as legislaturas lideradas pelos republicanos anulem a vontade do povo em vários estados. Existe alguma salvaguarda para parar Trump?

Sim. Michigan, Wisconsin, Pensilvânia e Nevada têm governadores democratas que se recusariam a aprovar um conjunto de eleitores de Trump com o voto popular mostrando claramente a vitória de Biden em seu estado. Em vez disso, eles enviariam os eleitores a que Biden tem direito como o vencedor do voto popular.

Caberia então ao Congresso, encarregado de contar os votos do colégio eleitoral, decidir o que fazer. A lei que descreve o processo de como o Congresso deve lidar com uma disputa entre eleitores de um estado é extremamente confusa, mas os especialistas acreditam que a chapa apoiada pelo governador de um estado é legalmente válida. Existe uma teoria rival de que o presidente do Senado, Mike Pence, poderia ter controle sobre o processo. Uma disputa por eleitores entre a Câmara e o Senado dos EUA é o pior cenário e a suprema corte dos EUA provavelmente seria solicitada a intervir.

Independentemente da duração da disputa, a constituição estabelece um prazo final. Mesmo que a contagem esteja em andamento, os mandatos do presidente e do vice-presidente terminam ao meio-dia de 20 de janeiro. Nesse ponto, se não houver um resultado final na disputa, a presidente da Câmara – provavelmente Nancy Pelosi – se tornaria a presidente interina.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador