Vigilância para Assange custou mais de US$ 12 milhões

Enviado por JNS

Vigilância de Assange já custo US$ 12 milhões

Do RT News

Julian Assange, fundador do WikiLeaks,  atingiu a marca de 777 dias confinado na embaixada do Equador em Londres, provocando o dispêndio de mais de 11,800 milhões de dólares por parte da Polícia Metropolitana para vigiar o local.

Assange foi detido sem acusação por 1337 dias, tendo permanecido 777 desses dias na embaixada do Equador em Londres.
 
Enquanto isso, o custo para a guarda de Assange atingiu mais de sete milhões de libras esterlinas (US $ 11,8 milhões) no início na quarta-feira, de acordo com o govwaste.co.uk.
 
Oficiais estão demarcando a embaixada o tempo todo desde junho de 2012, com o custo para os contribuintes de Londres superiores a US $ 15.000 por dia.
 
A qualquer hora do dia ou da noite, há três oficiais estacionados em frente à embaixada, prontos para prender Assange se ele tentar sair.

 
O custo operacional é susceptível de continuar a subir; pois as autoridades equatorianas disseram que Assange está convidado a ficar na embaixada por tanto tempo quanto necessário.
 
O Reino Unido recusou a fornecer passagem para Assange viajar ao Equador desde que ele se refugiou dentro da embaixada.
 
Muitos criticaram o custo da obsessão do Reino Unido com a guarda de Assange, incluindo o prefeito de Londres Boris Johnson. “É absolutamente ridículo, que o dinheiro, que deve ser gasto em policiamento na linha de frente, esteja completamente perdido “, disse o prefeito.
 
A Vice-presidente do Comitê de Polícia e Crime na Assembleia de Londres , A baronesa Jenny Jones, disse:”É uma loucura absoluta … ou alguém tem de pagar – isto é, as autoridades suecas – ou teremos de recuar e parar de guardar a embaixada . É ridículo. “
 
O fundador do WikiLeaks, com 42 anos, é procurado para ser interrogado na Suécia por supostamente ter abusado sexualmente de duas mulheres em Estocolmo em 2010.
 
Assange nega as acusações, mas não vai viajar para a Suécia para ser interrogado porque ele diz que as acusações têm motivação política por seu trabalho com o WikiLeaks e ele será extraditado para os EUA. O WikiLeaks enfureceu Washington ao publicar milhares de telegramas diplomáticos vazados em 2010.
 
Um tribunal sueco manteve o mandado de prisão para Assange em julho, após um desafio legal dos seus advogados, em junho. O desafio foi estimulado por uma mudança para o direito à informação nos processos penais, que está em linha com uma diretiva da UE.
 
A juiz sueca Lena Egelin foi rápida em descartar a ação judicial sobre o mandado de prisão de Assange, mas observou que a decisão ainda pode ser recorrida.
 
A equipe de defesa de Assange argumentou que o mandado de detenção europeu deve ser levantado, alegando que a acusação não tinha conseguido agir em tempo hábil por não entrevistar o seu cliente na embaixada. Eles também disseram que a detenção de um suspeito durante a duração da investigação representa o uso excessivo da força que não é do interesse público.
 
Alguns dos mais recentes lançamentos do WikiLeaks são os cabos sobre Israel e Gaza, incluindo vazamentos sobre o bombardeio de escolas da ONU em Gaza, os cabos sobre a ‘NSA de Israel ” e mais de 8.300 documentos sobre Gilad Shalit – um soldado israelense capturado pelo Hamas em 2006.
 
Enquanto isso, Assange está lançando um novo livro ‘When Google Met WikiLeaks’, que será publicado em setembro pela OR Books. No livro, o fundador do WikiLeaks descreve a sua visão do futuro da Internet e narra um encontro com o presidente do Google, Eric Schmidt, em 2011.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que será que muitos

    Por que será que muitos comentaristas aqui não dizem que não há motivo para refugio político de Assange tendo em vista que a Suécia é uma democracia e portanto seu processo e julgamento será justo e que não existe preso político e democracias?

    1. Mas você se esqueceu de dizer

      Mas você se esqueceu de dizer que também o Reino Unido é uma democracia, país onde com absoluta certeza ele terá um julgamento justo. Jean Menezes que o diga: julgamento rápido e preciso. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador