WhatsApp começa campanha contra fake news na Índia

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
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Empresa veiculou campanha em mais de 10 idiomas

da Rede Brasil  Atual

WhatsApp começa campanha contra fake news na Índia

As notícias falsas vêm influenciando eleições em todo o mundo. Na Índia, o problema pode ser ainda maior, com a ascensão de conflitos étnicos. Contra isso, o WhattsApp, pela primeira vez, veiculou propagandas de televisão

São Paulo – O aplicativo de mensagens WhattsApp, que pertence ao grupo da rede social Facebook, vê aumentar o seu protagonismo no cenário político mundial. Após a disseminação em massa de notícias falsas no Brasil pela campanha da extrema-direita nas eleições no Brasil, que ganhou a presidência com Jair Bolsonaro (PSL), o aplicativo está envolto em problema similar em outro grande país, a Índia.

Inúmeros casos já foram relatados no país. Em um deles, chegaram a linchar uma pessoa que foi vítima de notícias falsas, ou fake news. Agora, a empresa veiculou, pela primeira vez, um comercial de televisão, justamente contra este problema. “Compartilhe alegria, não rumores”, são as palavras que norteiam a peça publicitária.

As mentiras estiveram por trás de eventos como a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, além de Bolsonaro no Brasil. Além de manipular resultados nas urnas, as fake news possuem um poder de desencadear a violência física.

Na Nigéria, o presidente Muhammadu Buhari teve de desmentir publicamente um boato de que ele seria um clone. O país passa por eleições gerais em 2019 e também vê a explosão das fake news incendiar conflitos étnicos.

A Índia também pode passar por problemas como os da Nigéria. O país também é dividido por etnias e diferentes idiomas. O país também está às vésperas de eleições importantes nos estados do Rajastão e Telangana. Outra similaridade da Índia com outros países que passam pelo mesmo problema é a ascensão de ideias extremistas de direita, que privilegiam o grupo hindu no país.

Campanha do WhattsApp vai ao ar em todo o país em 10 idiomas. Assista clicando (aqui).

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

3 Comentários

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  1. É de chorar.

    Mais ou menos como a grôbo fazendo campanha pela democracia e liberdade de expressão!

    “compartilhe alegria e não rumores”…”abra uma coca-cola e seja feliz”…

    Puta que los parío…O que é que o blog do Nassif ganha repercutindo umas asnices dessas? Encher a página? 

    Ou tem alguma ironia que não consigo perceber!

  2. toda uma árvore está vinculada a sua semente

    a internet e muitas de suas ferramentas, foram criações encomendadas pelos militares e órgãos de defesas, com o intuito de cada vez mais sofisticar a destruição dos inimigos via contraespionagem, falsas informações (fake news?) e disseminação de “fatos” que difamem pessoas ou causas. Da guerra santa à guerras sem causas, progrediu-se bastante

  3. Bah… como se os donos e

    Bah… como se os donos e diretores do Facebook não ganhassem dinheiro e poder político com a extrema direita fascista e autoritária, como se não fossem “assim, ó” com o neoliberalismo nefasto que assola o mundo desse lado de cá, do dólar.

    Mais uma mentira, só isso.

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