Zelensky pede conversas diretas com Putin para encerrar guerra. Confira resumo do 8º dia de conflito

Zelensky disse que a Ucrânia não pretende atacar a Rússia e espera que Putin retire suas tropas do território ucraniano

Foto: Reprodução pronunciamento nas redes sociais

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pediu para conversar diretamente com Vladimir Putin, líder da Rússia, argumentando que esta seria a “única maneira de parar esta guerra”.

Segundo informações do portal EuroNews, Zelensky disse que a Ucrânia não pretende atacar a Rússia e espera que Putin retire suas tropas do território ucraniano.

A operação militar para desarmar e declarar a Ucrânia um território “neutro”, afastado da OTAN, entrou no 8º dia com delegações dos dois países tentando acertar um acordo de paz.

Até agora, o consenso se deu apenas em torno da formação de um corredor humanitário para viabilizar a saída de civis da Ucrânia com garantia de segurança. A reunião será retomada em uma semana, informou a CNN Brasil.

O presidente da França, Emmanuel Macron, conversou por cerca de 90 minutos ao telefone com Putin, a pedido do líder russo. Segundo a imprensa internacional, Macron acredita que Putin está determinado a levar a guerra até o final. “O pior ainda está por vir”, disse o francês, segundo seus assessores.

As forças russas assumiram o controle de Kherson, uma grande cidade ao sul da Ucrânia. A capital Kiev continua sendo bombardeada, porém o comboio militar russo com mais de 60 km de comprimento parou de avançar significativamente em direção à cidade.

O Tribunal Penal Internacional informou que vai abrir “imediatamente” uma investigação contra Putin por crimes de guerra e crimes contra a humanidade, depois de receber denúncias de 39 países. O Brasil não aderiu à ação.

Por causa do conflito que já resultou em centenas de mortes de civis, além de baixas entre militares e cerca de 1 milhão de refugiados, a Rússia ainda sofreu sanções econômicas contra a elite financeira do País. A novidade é que atletas russos e bielorrussos foram banidos dos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Com informações do portal EuroNews

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador