Vaza carta polêmica de um general dos Estados Unidos sobre saída do Iraque

William Seely, enviou carta ao chefe do Comando de Operações Conjuntas indicando que estava se preparando para retirar suas tropas do país.

Jornal GGN – Vaza uma carta escrita pelo comandante das forças americanas no Iraque que, sem consultar o Pentágono, informou sobre a retira de militares do país.

Conforme publicado pela Reuters, o brigadeiro-general e comandante da missão especial dos EUA no Iraque, William Seely, enviou carta ao chefe do Comando de Operações Conjuntas indicando que estava se preparando para retirar suas tropas do país.

Na carta, o brigadeiro indicou que as tropas ‘se reposicionariam nos próximos dias e semanas para se preparar para o próximo movimento’. Ainda no texto, a informação de que os helicópteros serão usados na Zona Verde de Bagdá e arredores como parte desses preparativos.

A medida, segundo os militares seniores, foi adotada em ‘deferência à soberania da República do Iraque e em conformidade com o pedido do Parlamento iraquiano e do primeiro ministro’. ‘Respeitamos sua decisão soberana de ordenar nossa partida’, diz a carta.

As forças armadas dos EUA dizem às operações conjuntas do Iraque que estão se preparando para sair do país.

A “ordem” mencionada por Seely se refere à votação do fim de semana no Parlamento do Iraque, onde foi aprovada uma resolução pedindo ao governo que acabasse com a presença militar dos EUA no seu território.

A carta gerou confusão no Departamento de Defesa dos EUA, o Pentágono, que enfatizou que não passava de um rascunho ‘mal escrito’. Segundo Mark Milley, chefe do Estado-Maior dos EUA, isso nada tem a ver com a realidade e que não há planos semelhantes.

A votação no Parlamento iraquiano também irritou Donald Trump, o presidente dos EUA, que ameaçou impor sanções contra Bagdá se seu governo expulsasse dos militares norte-americanos. Segundo Trump, os EUA não sairiam sem receber o investimento militar que fez ao longo dos anos.

Nesta segunda, dia 6, o porta-voz iraquiano Abdul karim Jalaf confirmou o ‘início dos preparativos para a retirada de forças estrangeiras do território iraquiano’.

A insistência na partida é uma derrota para Washington e uma vitória para o Irã, que prometeu ‘vingança’ pelo assassinato do general Soleimani.

Com informações da Hispan TV

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se os EUA insistirem em ficar em território iraquiano terão que deixar a mascara de “protetores da democracia” e de respeito a soberania das nações de lado. Vão ter que mostrar nua e cruamente a que vieram fazer no Iraque

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador