Nadadores arruaceiros, erro meu, e presença do FBI

por Gustavo Gollo

Dias atrás, publiquei texto aqui pressupondo a ida espontânea dos nadadores a uma delegacia para comunicar um assalto, o que teria atestado a veracidade de partes do relato. O pressuposto, no entanto, era equivocado, e os 2 nadadores só foram à delegacia apresentar queixa quando já estavam demasiadamente comprometidos com a mentira. Não havia dúvidas quanto ao fato de os nadadores serem arruaceiros, mas quanto à atitude de possíveis policiais envolvidos no caso, que, ao que parece, teriam agido corretamente, errei.

Mas, tendo estado empenhado em compreender os fatos, encontrei referências claras ao envolvimento do FBI no caso, o que me surpreendeu. Não lembro ter visto referências à participação do FBI divulgadas em português. Ao que parece a polícia federal americana esteve agindo (ou age) aqui com a mais absoluta naturalidade, como se estivesse em território americano. A referência passa com naturalidade em jornais americanos e britânicos, e foi após ter comunicado o assalto ao FBI e outras agências de segurança americanas que os nadadores foram à delegacia brasileira.

Fico pensando desde quando o FBI tem agido no Rio como se estivesse em casa, e no cuidado dos meios de comunicação brasileiros em omitir notícia veiculada corriqueiramente em inglês.

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. fbi

    Não saiu aquí, mas em parte da imprensa internacional.

    A prisão dos “terroristas islâmicos” foi feita pelo FBI, e a declaração é do próprio.

    Em segredo, já viramos território americano.

    1. Nossa!!! Quer dizer que a

      Nossa!!! Quer dizer que a Polícia Federal só serve pra prender petista. E usar roupa preta. O tráfico de drogas continua, contrabando também, Pmdb continua roubando, Psdb também. As seitas evangélicas continuam voando com dinheiro extorquido dos fiéis enganados. Qunado não com dinheiro doado por pilares da honestidade como Eduardo Cunha. Precisaram do FBI pra prender  o pobre criador de galinhas.

      Ah! Já sei. Os delegados que vão ganhar 31 mil reais com o novo reajuste  servem então para fazer campanha pro Psdb, cujos podres conhecem. E de vez em quando processam jornalistas que dizem a verdade sobre eles. E é bom eu tomar cuidado com o que falo, já, já um japones de roupa preta bate na minha porta. Ainda mais que agora eu me filiei ao PT e estou com construção na minha chácara.

  2. O FBI tem um escritorio do

    O FBI tem um escritorio do Brasil, com endereço e telefone proprios, na Embaixada americana em Brasilia e pode ter extensão desse escritorio nos Consulados Gerais americanos. Essa presença é perfeitamente legal assim como o Brasil tem um Delegado da Policia Federal nas Embaixadas de Washington, Cidade do Mexico, Buenos Aires, Assunção e Bogota,

    com a função de Adido Policial.

  3. Normal

         Nos acordos relativos a segurança, firmados pelo Brasil ( SESGE – MJ ) com o COI, o padrão foi o mesmo de olimpiadas anteriores, assim como nas Copas do Mundo/FIFA, nos quais reza que ocorrencias policiais ou de segurança, ocorridas com membros de delegações estrangeiras, sejam primeiramente comunicadas a suas p´roprias estrutras de segurança.

          O mesmo ocorreu com o assalto a um membro da delegação australiana, e com respeito a adulteração de credenciais de membros desta delegação, primeiramente um Comissário da policia nacional australiana foi comunicado, posteriormente reportou o ocorrido as autoridades brasileiras.

           Não tunha só FBI/DEA no Rio, mas mais de 80 organizações policiais de varios paises, as maiores da China, França, Estados Unidos, Russia , Reino Unido e Israel.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador