A ameaça de Dallagnol, por Roberto Tardelli

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A ameaça de Dallagnol

por Roberto Tardelli

“Os procuradores da Lava-Jato não podem “renunciar” ao processo ou aos processos, porque não são pessoalmente vinculados a eles, mas funcionalmente vinculados. “Renunciar” significa fazer cessar a autorização funcional que possuem para que atuem nos autos dos muitos processos em andamento, relativos à Lava-Jato.

Por mais que se achem acima dos mortais comuns, essa autorização lhes foi concedida pelo PGR, a quem cabe exclusivamente, revogá-la.

Eles não renunciam, pois, a coisíssima alguma, mas, ao saírem, a pedido e justificadamente, dos processos, tudo o que farão é passar a dinamite a outros procuradores da república, que ficarão com o mico na mão e que deverão dar continuidade ao trabalho que não souberam concluir.

Arrogantes, eles se projetam como se fossem superiores a seus pares, ao vincularem a continuidade dos processos às suas presenças no pólo ativo das ações.

Eles mentem, porque outros colegas seus irão dar continuidade aos feitos, com o honestidade e ideal.

A impressão que tenho é que renunciaram, sim, coletivamente, ao senso de ridículo, já que sabem os “renunciantes” que a ameaça que fazem é vã e sem nenhum amparo legal.

De verdade, pretendem, de forma bisonha e caricata, assumir papéis de vítimas, que jamais foram.

Deveriam pedir desculpas ao Ministério Público do país inteiro e ao Federal, bem como à Magistratura, porque foram eles, além, claro, do Grão-Mestre que os inspira, que conduziram a um impasse, que poderia ter fraturado indelevelmente o regime democrático tão sofridamente defendido.”

Roberto Tardelli – promotor aposentado do MPSP

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Postei…

    algo semelhante mas sem a brilhante lavra do Doutor Tardelli.

    Obrigado por aplacar um pouco mais a ignorância do povo brasileiro e para concluir, fizeram isso porque se acham insubstituíveis.

    Ora, bolas..

  2. Corrigindo o erro corporativista

    Prezados,

    Nesta curta nota, Roberto Tardelli mostra aquilo que já afirmei: os procuradores do MPF à frente da Fraude a Jato não podem, por capricho, renunciar às us funções de forma injustificada; se o fizerem, podem ser até processados por isso. Curta e direta, a nota dispensa comentários mais detalhados. Mas não posso deixar de registrar, e corrigir, um erro corporatrivista cometido por Tardelli, no último parágrafo, o qual deve ser reescrito com a seguinte redação:

    “Devem pedir desculpas ao Ministério Público do país inteiro e ao Federal, bem como à Magistratura, porque foram eles, além, claro, do Grão-Mestre que os inspira, que conduziram a um impasse, que fraturou indelevelmente o regime democrático tão sofridamente defendido.”

    Faltou coragem e sobrou corporativismo a Tardelli, lamentavelmente.

  3. Bem, essa renúncia parece que

    Bem, essa renúncia parece que é uma das poucas oportunidades que esses procuradores têm de evitar um vexame.

    Pelo que vi aqui no blog, os depoimentos de acusação no processo contra o Lula praticamente o inocentaram. Todos eles. Isso segundo consta aqui, não assisti aos depoimentos. Sendo isso verdade – e acredito que seja – os procuradores teriam que, após Sérgio Moro ser obrigado a inocentar Lula por falta de provas, passar o resto da vida se explicando porque utilizaram tantos recursos públicos em cima de um único homem, grampeando seus telefones, de seus amigos, familiares e advogados, quebrando sigilo de tudo, mobilizando um gigantesco aparato tecnológico policial que com certeza faz falta em outras operações da PF, para depois a justiça invalidar o trabalho por insuficiência de provas.

    Melhor do que esse vexame seria alegar qualquer coisa e renunciar, colocando a culpa de tudo no Congresso.

  4. Ta bom

    Vão renunciar e deixar a bomba da Lava Jato nas mãos de Sérgio Moro? Gostaria de ver como ficaria caminhando para o fim de operação, toda uma troca no comando da força-tarefa. Mas não duvido que os funcionarios publicos do MPF renuciem ao que sobrou da operação, num faz de conta que estão sendo perseguidos pelos politicos que investigam e assim passarem para a sociedade como vitimas nesse processo.

  5. Dallangnol

    Esse procurador vai acabar como o Juiz Moro. No limbo. Tiveram a chance de fazer um grande trabalho e infelizmente migraram para o lado da mídia para se auto promoverem, o poder lhes subiu a cabeça. A últim chance que lhes restam é fazer o trabalho que falta acabar com esses processos denunciar quem tiver que ser denunciado dento da lei, e parar de perseguir o Lula.

    1. Seguindo o caminho do Joaquim Barbosa

      Que depois que deixou o cargo voltou a falar algumas coisas lógicas – e por isso tem sido escorraçado pelos coxinhas que o idolatravam quando condenava petistas e o queriam candidato à presidência da República…

  6. No meu humilde entendimento,

    No meu humilde entendimento, ele ofendeu a categoria de funcionários envolvidos com a justiça na área deles…

    Será que só eles são capazes de tal empreitada?

    Isso seria o máximo do MP?

  7. Renunciar é passar a outro grupo as provas contra o PSDB

    Se entre os objetivos da atual força-tarefa ainda está a proteção ao PSDB eu duvido que renunciem. A renuncia iria fazer com que todas as provas passassem ao controle de um grupo novo, que potencialmente poderia ter menos interesse em continuar blindando quem no momento está seguro.

  8. Concluido o trabalho sujo …

    Após destruir as lideranças do PT com acusações infantis e levianas, agora se mijam todos,  diante do verdadeiro Poder, o qual não são capazes de enfrentar, por que se comportam como garotos mimados, que ameaçam tomar a bola, quando o jogo não esta do seu agrado. Não perderam completamente o senso de ridiculo, por que nunca o tiveram. 

  9. Esta semana os procuradores

    Esta semana os procuradores da Lava Jato disseram que abandonarão o caso se for sancionada a Lei que responsabiliza autoridades do Judiciário e do Ministério Público pelos abusos cometidos no exercício da função. A imprensa divulgou a manifestação deles sem se dar ao trabalho de criticá-lo. Portanto, farei isto.

    Em primeiro lugar compete ao Congresso Nacional legislar. Se  desejam produzir Leis, os procuradores devem renunciar aos seus cargos e disputar eleições como fazem os outros cidadãos. O Ministério Público não pode invadir a competência do Legislativo nem limitar a autoridade de um poder soberano.

    O procurador é um servidor público. Ele tem obrigações funcionais. Não pode, por capricho pessoal ou político, renunciar a uma tarefa que lhe foi destinada. Portanto, se fizerem o que prometeram os procuradores da Lava Jato podem e devem ser punidos por desídia funcional. Afinal, as obrigações deles não deixarão de existir em razão da Lei que permite a responsabilização de abusos praticados por membros do MP.

    Ao penetrar no campo jornalístico, os procuradores da Lava Jato parecem ter esquecido algo importante. A missão deles é tocar processos, cumprir e fazer cumprir as Leis aprovadas pelo Poder Legislativo. Eles não são os protagonistas da história, nem foram eleitos para legislar.

     

    https://twitter.com/FabioORibeiro/status/804657338489667584

  10. Nem vejo como “autorização”

    Não creio que a designação para a força-tarefa da Vaza-Jato seja uma “autorização” do Janot, é antes uma determinação: estou designando você pra esse trabalho aqui, a sua função é fazer isso, você recebe um polpudo salário e muuuuitos penduricalhos pra isso, então faça essa tarefa…

  11. Esses caras não obedecem

    Esses caras não obedecem constituição, leis, nem sequer as que regem suas funções enquanto servidor público. Alías, a que público eles servem? ao público do Faustão?

    Quando eles passaram nos tais concursos, de que se orgulham tanto, e passaram a ganhar um belo salário, com penduricalhos mil, pago por nós, deveriam saber a que público passariam a servir. 

    Ao mesmo “público” que elegeu a assembléia constituinte da constituição de 88. Essa que eles querem jogar na latrina. Ao mesmo público que, apesar de tudo, elegeu esse congresso. Se é fato que os atuais parlamentares são em sua maioria uns safados, também é que estão, até serem cassados, ali como representantes dos seus eleitores.

    Não podem cassar uma presidente sem crime de responsabilidade, mas podem fazer leis, essa é a função deles. Se essas leis forem inconstituicionais, aí o Supremo deveria intervir.

    Mas como o Brasil está de cabeça para baixo, os lava jatenses dão chilique, porque tomaram um gol de placa dos picaretas, ameaçam pegar a bola e sair da pelada. E a imprensa os trata como campeões “por pontos corridos”, como o Palmeiras

  12. Renúncia…

    Querem renunciar ao trabalho, que deve ser regido por leis e normas, mas não renunciaram aos polpudos salários, diga-se, muito acima do teto. Peçam demissão! Quero ver ser tem coragem.

  13. Esses procuradores se

    Esses procuradores se tornaram pessoas terrivelmente manipuladoras. Falam bobagens que não se sustentam, mas servem para colocar milhares de idiotas na rua em sua defesa. E esses idiotas são tão idiotas que acham que quem ciritca esses “deuses” são esquerdopatas e corruptos.

  14. Fera Ferida

    “Aquele que planta ventos pode colher tempestade” — Livro Sagrado

     

    Nassif: sejamos justos. Esse menino de Pato Branco é um trabalhador exemplar. Tá certo foi requisitado pelo MP de um órgão estrangeiro, só por um tempo. Há uma tarefa que ele esta terminando. E à risca cumpre o script trabalhista que lhe encarregou o patrão. Onde o engano ou o erro? Onde vínculo com CLT ou Estatuto do que quer que seja? Na terra dele não tem disso. Limpou a eira, pernas prá quem te quer.

    Tanto ele como o outro, requisitado especial para pessoal de julgamentos. Ambos haverão de retornar a sua Pátria afetiva, tão logo se desincumbam do mister a que vieram.

    Devemos, sim, ser gratos a estes serviçais que, em ato altruísta, serviram para livrar-nos da corrupção de determinados ladrões. Mesmo que em favor de outros ladrões, estes seus amigos.

    Porém, não podemos descartar a hipótese de que o “avivado”, indignado com essa dos 2/3 de bandidos do Congresso, resolva detonar o mercado imobiliário dos sem teto. A carne é fraca.

    Ele, como um dos principais do setor, pode implodir o mercado dos populares. No Jaburu, por exemplo, já estão lançando “Minha Casa, Minha Especulação”. Dinheiro do BNDES, evidentemente. Juros de 0,1% ao ano e isenção de IR, com 30 anos para quitação. Carência, sem correção, de 5 anos. Ele arremata tudo. E com possibilidade de revenda imediata para a povalha, agora para pagamento em 10 anos e com até 70% de acréscimo. A Lei permite.

    Portanto, essa de que vai se mandar pra casa, disso já sabíamos. Tava escrito nas estrelas. O receio é que os 15.000 sans-culottes do Estado tenham que procurar abrigo em baixo das pontes até que ele resolva reabrir a carteira de venda ou locação. Já imaginou?

    Do restante, NÃO VEM AO CASO…

  15. Querem abusar escancaradamente sem qualquer limite

    O abuso desses Procuradores e Juízes Tabajaras está tão à vista que nem mesmo o Gilmar Dantas teve como fazer vista grossa:

    “Promotores e Juízes ameaçam parlamentares com a Lei da Ficha Limpa. Alguém tem uma condenação, improbidade, agora ficará inelegível. A Realpolitik* (termo em alemão) leva-nos a esse resultado. Há um abuso de poder, e não querem e Lei de Abuso de Autoridade porque praticam às escâncaras o abuso de autoridade. O que se quer é ter o direito de abusar”. Gilmar Mendes

  16. Pq Gilmar não formaliza representações contra os Abusados?

    “Os Juízes Federais jamais se utilizam de suas prerrogativas para chantagear quem quer que seja, especialmente os integrantes do Poder Legislativo, com o qual baseiam suas relações no mais profundo respeito, tratando dos interesses institucionais com zelo, honestidade e seriedade”, Roberto Carvalho Veloso, Presidente da Associação dos Juízes Federais

    Os Procuradores da Lava Jato chatagearam o Temer, não os Parlamentares

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador