Como Janot colocou Lula como chefe da organização criminosa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 

Jornal GGN – Quando o mundo político paralisava à espera da chamada “lista de Janot”, que traria os nomes de deputados e senadores que entravam para a mira da Operação Lava Jato, desenhava-se um esboço das suspeitas de corrupção relacionadas à Petrobras. A tese defendida por Rodrigo Janot, procurador-geral da República, naquele 6 de março de 2015, baseada na relação entre os dirigentes da estatal e os partidos que os indicavam, era uma extensa e complexa rede de corruptos e corruptores, tendo o PP e o PMDB o maior peso e poder de influência no esquema. 

Da lista de 39 pedidos de abertura de investigações enviados ao Supremo por Janot, o inquérito mãe trazia 35 nomes, entre deputados, ex-deputados e senadores do PP e do PMDB. Rodrigo Janot analisava uma grande estrutura corrupta dentro da estatal que seria comandada, sobretudo, por caciques do PMDB.

Mas um detalhe na petição 5260, ainda em março daquele ano, trouxe a brecha para a mudança radical da tese inicialmente defendida pelo Ministério Público Federal, passando a debitar apenas ao PT o “comando” de todo o esquema.

O detalhe é que, após apontar que a representação criminal de suposta prática dos crimes de quadrilha e lavagem de ativos trazia como implicados diretos apenas os 35 parlamentares e ex-parlamentares do PP e PMDB, acrescentou à investigação um nome isolado: 

 
 

Não havia indícios de outros nomes do partido, como posteriormente veio a se contradizer o MPF ao apontar que o comandante do esquema, dessa possível quadrilha, seria o ex-ministro José Dirceu, e depois, em mais uma contradição ao defender que, “na verdade”, o comandante seria o ex-presidente Lula. Assim como os outros dois partidos, o PT também tinha um dirigente nomeado na Petrobras. A brecha encontrada foi colocar o ex-tesoureiro do partido na investigação.

Mais de um ano e meio depois, a brecha deixada em março de 2015 é chave para justificar a narrativa adotada por Sergio Moro e sua força-tarefa, coordenada pelo procurador Deltan Dallagnol.

Na denúncia apresentada contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há duas semanas, os procuradores “corrigiram” a versão inicial, e chegaram à conclusão de que o verdadeiro chefe do esquema não era mais José Dirceu, e sim Lula. Mas cometeram o erro de pisar em falso ao invadir a competência da PGR para analisar a nível do STF a possibilidade de existência de quadrilha ou organização criminosa.

Na apresentação que seguiu por mais de duas horas, Dallagnol apontou reiteradas vezes Lula como chefe da quadrilha, mas acabou admitindo que não poderia enquadrar o ex-presidente em “quadrilha”, porque a matéria já estava sendo investigada em outro inquérito no STF.

Fazia referência ao inquérito 3989, dos quais são investigados dezenas de réus, incluindo deputados e senadores da grande base aliada de Michel Temer. São eles:
 
 
Mas, pela lógica dos procuradores do Paraná, a cooptação de partidos aliados foi feita sob a liderança do ex-presidente, permitindo que se instaurasse o que hoje é deflagrado de corrupção na Operação Lava Jato, com as estatais, sobretudo a Petrobras.
 
Diante do desenrolar das frentes da Lava Jato, o GGN adiantou que, após aquela denúncia contra Lula, o procurador-geral da República seria pressionado a apresentar uma denúncia similar, com base nos mesmos argumentos sustentados por Dallagnol e sua equipe, dentro do Inquérito 3989, sob o risco de botar a perder a denúncia contra o próprio ex-presidente ou expondo a fragilidade da investigação, acabando com a credibilidade da equipe de Sérgio Moro.
 
Nesta quarta-feira (28), Janot tomou as primeiras medidas para a ação antecipada pelo jornal. Pediu ao Supremo o desmembramento do grande inquérito 3989, em quatro divisões, por grupos políticos. O PGR pediu um inquérito específico ao PP, um sobre o PMDB na Câmara, outro sobre o PMDB no Senado e um restrito ao PT.

O motivo dado por Janot seria a de “otimizar o esforço investigativo, uma vez que se trata de uma só organização criminosa, ampla e complexa”. Entretanto, recorrendo os autos do inquérito, é possível constatar que o único integrante do PT nessa apuração de quadrilha é o ex-tesoureiro João Vaccari. Seria inviável pensar na criação de um inquérito exclusivo a um só investigado em crime de quadrilha.

Mas na continuidade dos argumentos dados por Rodrigo Janot ao STF, deixou escapar o verdadeiro motivo: explicou que essa “teia criminosa tem vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos” e “uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes”.

“É necessária a cisão do presente inquérito, com aberturas de expedientes específicos, devendo ser levadas em consideração essas duas características da organização criminosa: sua verticalização e sua horizontalização”, disse.

O objetivo de Janot é detectar esse “comando”, e não na intenção de contrariar seus colegas procuradores do Paraná. 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A tese da verticalização

    A tese da verticalização nasce a partir do instante que constataram a horizontalização do esquema. Por este último, jamais poderiam arrolar Lula visto que em nenhuma das inúmeras delações seu nome foi citado. Como já escrito em comentários passados, o que conseguiriam barganhar qualquer um dos então indiciados, em especial os primeiros, se tivessem algo contra Lula? O céu seria o limite.

    Assistiremos daqui para frente o espetáculo da “Teoria do Domínio do Fato, o Retorno”.   

  2. Nassif;
    É muito malabarismo

    Nassif;

    É muito malabarismo jurídico para conseguir enquadrar o PT e especificamente o Lula.

    Os caras perderam a vergonha na cara.

    Eles que não ousem botar a mão no Lula. A paciência está se esgotando.

    Oh!!  janot dominio do fato é a pqp!!!

     

    Genaro

    1. O pior Genaro, que vão

      O pior Genaro, que vão prender o Lula e sabe o que vai acontecer, nada ?

      Sabe por que ? Somos uns bostas.

      Dizíamos que não ia ter golpe. O golpe foi consumado.

      Dizíamos que íamos invadir a Globo, e a Globo continua ai armando.

      Dizíamos que o país ia parar. O país está ai, à merce dos golpista, nem uma grevezinha fizemos.

      Somos uns merdas, por isso Moro e sua gang deitam e rolam, sabe que não vai acontecer nada.

      Só vão tomar vergonha na cara, se o que aconteceu em Goias se alastrar pelo resto do país.

      Se não houver uns porra louca para aloprar, não vai acontecer nada.

      O ideal seria um avião atingir o congresso, tipo torre gêmeas. Mas sem inocentes à bordo.

      Aí sim, a Democracia voltaria para o rumo

       

  3. Vale tudo contra o PT e seu dirigentes!…

    A Lava Jato se desvirtuou e virou um farsa.  Virou parte importante da estratégia da direita, de contenção das esquerdas no Brasil, em especial, do PT!…

  4. A estratégia do MPF é

    A estratégia do MPF é exatamente a mesma da AP470.

    Inventam uma fábula e depois vão tentando encaixar provas a marretadas.  Provas tipo, “o dinheiro da Visanet era público”, “o apartamento é do Lula”, “o sítio é do Lula”, etc..

    Fazem estas afirmações mesmo com TODAS as provas dizendo o contrário.

    E p STF condena porque a literatura permite. às favas as provas.

    Ou são uns ineptos ou agem com má-fé deliberada.

    Eu fico com a segunda opção.

  5. ALESSANDRE ARGOLO

        Acomponho o blog do Luís Nassif desde 2006 e havia um comentarista do qual gostava de ler os comentários que eram, na totalidade sempre de oposição ao PT e Lula e em defesa do STF na época do julgamento da AP 470 (vulgo mensalão).  Seu nome é Alessandre Argolo.

        Esclareço que gostava de ler os comentários e não que concordasse com eles, mas porque parecciam muito embasados, ainda que apaixonados.

        Pois bem, pesquisei seu nome no Google e eis que me deparei com o blog https://alessandreargolo.wordpress.com/. Mas adianto que ao que tudo indica Argolo revisou muitas de suas opiniões.

        Vale a pena dar um passeio por lá. Quem sabe Argolo volte a dar suas contribuições aqui.    

     

    1. Esse era um fervoroso
      Esse era um fervoroso defensor da AP470, e em muitas vezes extremamente grosseiro com quem discordava dele.

      Hoje, sumiu.

      Aliás, por onde andam o Gunter e o Rebolla?

  6. O rei do cinismo, Janot, é tão criminoso quanto Moro.

    Prezados,

    Alguns analistas classificam como “muito sofisticada” a trama do golpe. Se fosse tão sofisticada assim nem os jornalistas nem os cidadãos comuns, porém leitores atentos e observadores, teriam notado e denunciado essa trama, antes mesmo dela se consumar. Eu não chamo de sofisticada a trama midiático-policial-judicial-parlamentar. O que houve foi uma inabilidade política fenomenal da presidenta Dilma em denunciar claramente a trama percebida por milhões de brasileiros, tão logo foi eleita para um segundo mandato e mesmo antes, no início de 2014. O PT, perseguido pela ORCRIM da Fraude a Jato, ficou muito enfraquecido, já que os maiores líderes do partido têm sido caçados, presos e condenados por essa ORCRIM institucional de caráter nazifascistóide explícito. Lula é perseguido há dois anos; mas antes dos ataques finais desferidos contra ele, ao longo deste ano, ele e a presidenta Dilma Rousseff deveriam ter se reunido e Lula deveria ter sido nomeado ministro já no início de 2015. Com Lula na articulação política, talvez Dilma tivesse mais chances  de salvar o mandato e evitar o golpe.

    Rodrigo Janot representa o alto comando nacional do golpe de Estado, como há um ano cravou Luís Nassif. O tucanismo e o aecismo desse PGR é desavergonhado, criminoso mesmo. Aquele teatro encenado por Janot e Gilmar Mendes, para não denunciar ou não levar adiante as investigações e processos contra Aécio Cunha é de um partidarismo e de uma canalhice inomináveis. A ação coordenada entre o MP, a PF, a PGR e o PJ (por meio do TRF4, STJ e STF), para proteger os políticos tucanos envolvidos em negociatas e esquemas de corrupção, é claríssima, vergonhosa, acintosa, nojenta. Notem os leitores que tanto o Judiciário (por meio do STF, do STJ, do TRF4 – que anuiu os crimes de sérgio moro, dando a esse juizeco carta branca para agir à margem da Lei, chancelando o Estado Fascista de Exceção -), o MP (por meio dos procuradores da Fraude a Jato e do PGR) e a PF (por meio dos delegados que integram a Fraude a Jato) se associaram numa ORCRIM institucional para aniquilar o PT e a Esquerda, derrubar a presidenta Dilma Rousseff e no lugar dela colocar uma quadrilha de saqueadores, representantes da mais velha, podre e corrupta política brasileira (as oligarquias plutocráticas, cleptocratas, privatistas e entreguistas, herdeiras da casa grande), agindo de modo servil ao alto comando internacional do golpe – que fica nos EUA. Observem que tudo começou com as espionagens à Petrobrás e outras empresas estratégicas brasileiras e ao própro governo, que teve até os gabinetes da presidência da república grampeados. As colaborações de José Serra e Michel Temer, agindo como informantes e prepostos de embaixada e consulados dos EUA (como mostram documentos publicados pelo wikileaks) não deixam dúvidas sobre onde fica o ACG. Sérgio moro é preposto das agências de espionagem e do Dep. de Estado dos EUA. É estarrecedor que esse juiz nunca tenha sido convocado a dar explicações sobre as constantes viagens que faz aos EUA e aos cursos de que participa em embaixada e consulados dos EUA. Para mim nunca houve dúvidas de que sérgio moro serve ao governo e Estado dos EUA. Os leitores hão de notar que todo o projeto ultraneoliberal que o governo golpista implanta é, na verdade, aquele de FHC e do PSDB. Ou seja, quem está no poder, de fato, não é o fisiológico PMDB (cujas raposas criminosas estão no Executivo, para se safarem de investigações, processos penais e condenações), mas o PSDB. Reparem que todo o programa privatista tem o DNA tucano; essa MP que sucateia o ensino médio foi redigida pela Maria Helena, tucana de quatro costados. A drástica redução dos programas sociais visa diminuí-los ao mesmo nível da era FHC. As chamadas reformas da Previdência, Trabalhista e a PEC-241 (que sucateia e inviabiliza os serviços públicos básicos, como Educação e Saúde) têm o DNA tucano, bico de tucano e penas de tucano.

    Todo a seletividade e partidarismo dessa ORCRIM da Fraude a Jato visa preservar o PSDB e os tucanos. Gilmar Mendes controla o TSE e prepara o golpe dentro do golpe, caso Michel Temer saia da linha ou não implemente o programa do PSDB; basta que o ‘tinhoso’ deixe de seguir as instruções, para que GM relate e ponha em votação o processo pedindo a impugnação da chapa que o levou à vice-presidência. A PGR e a quadrilha da Fraude a Jato visam aniquilar o PT e a Esquerda, prender ou inviabilzar polìticamente o ex-presidente Lula, deixando aberto o caminho para que um tucano chegue ao Planalto e 2018, por meio de eleições pseudo-democráticas. Não basta à Fraude a Jato inviabilizar polìticamente Lula; é preciso aniquilar o PT. Daí a perseguição constante a qualquer liderança do partido e mesmo as que ocuparam ministérios importantes nos governos petistas. A burocracia estatal (PF, MP e PJ), as oligarquias plutocráticas, cleptocratas e escravocratas, os setores mais reacionários e conservadores sabem que teriam muitas dificuldades em eleger um presidente da república, apresentando um programa ultraneoliberal, que provoca e aumenta a desigualdade social, que concentra renda, que exclui e deixa sem perspectiva a maioria da classe trabalhdora; uma Esquerda minimamente organizada e com alguma capilaridade seria capaz de derrotá-los; por isso a volúpia em aniquilar o PT. Ao PSDB e aos setores reacionários e conservadores que o apoiam não interessa neste momento que um dos seus caciques ocupe a presidência, pois o desgaste será imenso; seja José Serra, seja Aécio Cunha ou qualquer outro que venha ocupar a cadeira presidencial por meio de eleição indireta, não logrará êxito eleitoral, caso haja eleições em 2018 e seja mantido o regime presidencialista. Por essas razões o serviço imundo foi delegado ao traidor-golpista-usurpador, corrupto profissional, michel temer, e sua camarilha. michel temer será enquadrado e passará por vexames – como o de ligar para um apresentador de TV que o espinafrou, usando termos grosseiros e chulos – e terá de ‘comer na mão’ da globo, implementando o programa ultraneoliberal que a ela interessa, assim como às oligarquias nacionais e estadunidenses.

    De toda essa trama criminosa e golpista o poder que sai mais apodrecido é o Judiciário. Os brasileiros já conheciam os integrantes da Câmara e do Senado e não se surpreendem com o que tem sido noticiado. Mas o PJ ainda tinha uma máscara que ocultava a podridão que o caracteriza. Com a desavergonhada atuação político-partidária e anuência à perseguição política feita contra um partido político, o PT, contra um espectro político, a Esquerda, chegando ao absurdo de coonestar  ilegalidades criminosas de um juíz (como fez o TRF4 na semana que passou, chancelando em sentença o Estado Fascista de Exceção, permitindo ao juizeco sérgio moro agir à margem e contra a Lei e noutros episódios já o tinha feito o STF), o PJ teve exposta sua verdadeira face: é um poder oligárquico, plutocrático, herdeiro e sempre a serviço da casa grande e dos seus descendentes, tão corrupto quanto os demais e não democrático. O MP, esse monstro que emergiu cheio de poder e sem nenhum controle, a partir da CF/1988, está imerso em fétida e sulforosa lama; fascistas, messiânicos, fundamentalistas religiosos, analfabetos políticos e históricos, mas que foram aprovados em concursos, destilam um primitivo ódio de classe e idéias nazifascistas que nos remetem imediatamente à Itália de Mussollini e à Alemanha de Hitler. A PF, conforme demonstrado na edição 283 da revista CartaCapital, é ‘comprada’ e servil ao FBI e agências de espionagem e inteligência dos EUA há muito tempo; Carlos albero Costa, agente do FBI no Brasil, conta isso nessa edição da revista, publicada em 2004. Na revista estão provas documentais; mesmo sem elas é fácil perceber que a PF brasileira é comandada pelo FBI, pois além de cursos, recebe apoio financeiro da federal dos EUA.

    As FFAA brasileiras, embora não tenham colocado tanques, equipamentos e homens nas ruas, também apoiaram o golpe de Estado. Se alguma dúvida disso havia, desapareceu quando o exército condecorou sérgio moro com a ‘medalha do pacificador’, poucos dias após cassar a mesma medalha, antes concedida a José Genoíno e José Dirceu. Outro indicador forte das FFAA na trama golpista é a atuação do general sérgio etchegoyen, assim como a infiltração de “P2” em movimentos e manifestações sociais. O lado repressor-ostensivo, neste golpe, foi delegado à PF e às PMs. Notem os leitores que essas polícias (e não o exército) invadiram sedes de partidos políticos (PT e PC do B) e centrais sindicais (CUT), tanto no RJ como em SP. Em SP, a PM protegeu manifestações golpistas e reprimiu duramente aquelas contra o golpe, seguindo as instruções no nazifascista alexandre de moraes, que comandava a PM paulista quando era SSP-SP e continua a comandá-la informalmente, depois de nomeado para o ministério da “justiça” pelo governo golpista de michel temer. Devem os leitores notar também que a anulação do julgamento que levou à condenação dos policiais responsáves pelo massacre do Carandiru, em 1992 – quando seguindo ordens do Cel. Ubiratan Fernandes, do SSP e do então governador Luiz Antônio Fleury Filho, policiais militares invadiram a Casa de Detenção e assassinaram 102 presos – pelos desenbargadores que compõem a 4ª Câmara do TJ-SP não é um fato isolado e faz parte do contexto do golpe e do Estado Fascista de Exceção já em vigor no Brasil.

    Leitores que fazem um análise apressada ou parcial tendem a colocar a maior parcela de culpa na presidenta Dilma Rousseff e no PT. Mas depois de observar os aspectos que acabei de citar e as forças envolvidas na trama golpista, pergunto: teriam Dilma, o PT e o governo forças para resistir e evitar o golpe?

     

  7. Janot e o modus operandi

    Parece que  o modus operandi é o mesmo do mensalão. No mensalão Janot entregou a cabeça de Genoíno para formar um quadro. Agora entregou a cabeça de Vaccari.  Mas com o sucesso  se empolgou e quer entregar a cabeça de Lula. Pensando nisto tudo como um único processo, me parece que não tem parada, e antes de deixar o cargo fará sem dúvida a carga contra Lula.   No rastro da destruição de vidas , pois não se esqueçam que na masmorra de Moro, temos vidas de seres humanos, destroem ainda as instituições. Hoje estamos num momento suis generis; contrariamente ao tempo da ditadura , nada escondem, hoje sabemos de todos os truques sujos utilizados, hoje, eles fazem tudo à  luz do dia, sem o menor temor; e o pior, é que em vez de censura à   imprensa, eles tem na verdade a luz e o foco desta “grande” imprensa (PIG), para continuar cometendo as violações.  E parece que estão tão confiantes, que mesmo quando são denunciados, fazem questão de continuar e  fazem questão de reafirmar o que fazem, para demonstrar poder. As coisas vergonhosas não precisam sequer ser denunciadas, eles fazem e propagandizam.  Como aceitar o julgamento emitido sobre as escutas telefônicas?  Como aceitar a jusitificativa da polícia para manter Pallocci preso e liberar os policiais do Carandiru?  Como justificar o sigilo da delação da Oderbrecht?  Como justificar a aceitação do inquérito de Lula sobre um apartamento que não é seu, ou a investigação sobre o acervo presidencial? Como justificar o powerpoint de Dallagnol?  Sem dúvida eles sabem o que estão fazendo e como serial killers ( matando  nossas mais sagradas instituições ) fazem questão de assinar, pois querem  a luz dos holofotes. Nada disto é mínimamente justificavel.  Janot  vai repetir a aquela frase cínica que disse: ” prezado senador Aécio, como dizem lá em nossa MInas, pau que bate em chico, bate também em Francisco”. Traduzindo, esta frase era premonitória do cinismo que viria a se configurar como regra.

     

  8. Janot tá longe da verdade.

    Janot tá longe da verdade. Lula, ele bem que queria ter o caráter do ex-presidente. Não se pode macular a verdade. Ilações e suposições a história pisa e registra quem pratica tais coisas de maneira sórdida…

  9. Brincando com coisa séria

    Isto é, tribunal nazista de Curitiba sob o comando da dupla Janot-Moro já armou o bote pra prender o Lula. E vão prender. Na minha opinião, a prisão só não foi efetuada porque os nazistas não temem o PT e a CUT, mas sim a capacidade de combatividade da imprensa alternativa. Não é a toa que pretendem silenciar a imprensa alternativa.

  10. Tudo dominado

    O grande problema é que Lula e os cidadãos de bem deste país não têm mais a quem recorrer. Por omissão, à falta de coragem, ou leniência, por comodidade em deixar que outros façam o serviço desejado, quem devia fazer valer a lei nada faz. Outros a atropelam, seguros do apoio da mídia desonesta e de sua multidão de midiotas. Apelar a quem? Está tudo dominado. A plutocracia não respeita a lei. Em contrapartida, os cidadãos ainda não midiotizados podem ser levados a crer que qualquer acusação contra Lula, partindo da PGR e do MPF, deve ser sinal de que ele é inocente. Mesmo se for condenado. Não é assim que eles raciocinam, inversamente?

  11. Acabou! Se existia alguma

    Acabou! Se existia alguma justiça no Brasil, acabou! Estamos em plena ditadura judiciária. E numa ditadura as provas contra supostos réus são totalmente dispensáveis. Aos déspotas nada esclarecidos do judiciário só importa perseguir e destruir o inimigo do regime. Se havia alguma dúvida de que já vivemos numa ditadura essa dúvida não existe mais. Estamos em plena barbárie. E que Deus, se existir, nos proteja!

  12. Segundo a lava jato,  Eduardo

    Segundo a lava jato,  Eduardo Cunha, eleito presidente da câmara com o apoio do PSDB para iniciar o processo de impeachment da Dilma e sabotar todos os projetos do governo, atuou no esquema da Petrobrás sob a supervisão do Lula?
     

    Esses caras, definitivamente, perderam a noção do rídiculo.

    A sorte deles é que estamos no Brasil.

     

    1. Cunha

      Essa é a a grande questão, colocaram o Lula como chefe de uma quadrilha que inclui toda essa gente do PMDB, PP, PSDB, DEM, PTB, desde os tempos em que nem o PT exista, lá nos subterrâneos da ditadura militar. Parece brincadeira, não fosse a tragédia que esses fascistas estão provocando no Brasil.

  13. Minha humilde pergunta”?”
    Todos tem o rabo preso e devem ao eleitor uma justificativa plausível de terem seus nomes investigados, nenhum deles é inocente, seja ele golpista ou golpeado. O dinheiro do contribuinte, do agregado aos planos de previdências, de qualquer dinheiro que este povo disponibilize aos governantes é um dinheiro passível de ser pirateado por qualquer usurpador, seja ele inocente para você ou culpado. São párias, descendentes dos ladrões e prostitutas que colonizaram o Brasil e que não aproveitaram a oportunidade de tirar o pé da lama em que viviam e continuaram sendo o excremento que eram seus antepassados. Se são inocentes e injustiçados mesmo? Por que não conseguem escapar de seus acusadores? Afinal, estamos em uma democracia e eles tem tudo para provar sua inocência, mas mesmo aqueles que os idolatram não fazem o mínimo esforço para acreditar neles ou defende-los pois tem receio de se sujarem da lama em que eles estão.

  14. Espera, assim fica furo. Se

    Espera, assim fica furo. Se tem verticalização e horizintalização, acho bom também investigar as mais que lógicas, diagonalizações, e as zigui-citudes . . . . . . .

  15. Geometria

    Na geometria descritiva, que foi retirada do currículo do então científico, por conta da reforma progenitora  da Reforma Frota, nos anos Pb (numa introdução à química), existe o conceito de épura. Na geometria janota é pura projeção, o que não deixa de ser uma tabelinha periódica com alguns radicais livres. Isso é velho.

  16. AS PALAVRAS NOS VEM A CABEÇA, VERTICALIZADAS E HORIZONTALIZADAS

    Canalhas, Golpe, STF, PF, camara, senado, deputado, senador, trabalhador, desemprego, altos salários, juizes, promotores, MPF, metrô, psdb, pt, pp e outros p, o povo, o otário, a cunha, a bengala, na verdade eu não sei de onde aparece tanto canalha. 

  17. AS PALAVRAS NOS VEM A CABEÇA, VERTICALIZADAS E HORIZONTALIZADAS

    Canalhas, Golpe, STF, PF, camara, senado, deputado, senador, trabalhador, desemprego, altos salários, juizes, promotores, MPF, metrô, psdb, pt, pp e outros p, o povo, o otário, a cunha, a bengala, na verdade eu não sei de onde aparece tanto canalha. 

  18. Tempos perigosos

    Conheci gente que depois de ’64 pirou irreversivelmente tentando encontrar lógica em pirados, gente que achava que os pirados eram sensatos, equilibrados, conscientes…

    “‘magina, onde já se viu? O cara é procurador da república, é juiz de direito, fala com tanta segurança, está na mídia… aparece tão bonito no Jornal Nacional!”

    Acho que é até obrigação de cada cuidar da própria saúde mental mesmo – ou principalmente – quando “todo mundo ao redor já a perdeu”. Sei lá… respirar, recompor-se, dar um tempo, fazer arte ou esporte.

    Às vezes doença moral parece doença mental. Acho que Hanna Arendt falou algo sobre a banalidade do mal…

    Digo para ninguém.

  19. O TRAÍDO, O FUXIQUENTO E A CHAVE DE RIM.

    Conheci o cidadão num boteco que cotou para todos presentes a seguinte história: Segundo ele, ele havia visto uma moça com o chefe da empresa que trabalhava num motel da cidade, porém contou isso para a família do noivo da moça que iriam se casa em aproximadamente uma semana, ai o troço pegou fogo e foram todos para cima do cidadão delator, então juntou o noivo a noiva e as respectivas famílias para ouvir a história Da própria boca do fuxiquento, eis que em poucas palavras ele acabou com o casamento e se safou da enrascada, prestem a atenção na frase que parece até de algum membro de uma certa força tarefa, eis a frase. ” SE EU FALAR QUE EU VI EU NÃO POSSO PROVAR, MAS SE EU FALAR QUE EU NÃO VI EU ESTOU MENTINDO”.

  20. Política

    A verdade é que o Janot não oferece muita confiança, ele tem agido de forma muito suspeita em vários momentos. Entretanto, no caso do Cunha, a PGR solicitou o afastamento desse ex-deputado em dezembro de 2015, mas o ministro Zavascki sentou em cima do pedido e deixou a história do impeachment correr solta, e deu no que deu. O afastamento de Cunha da presidência da Câmara naquele momento provavelmente teria evitado o golpe. Mas o omisso foi o Zavascki e o resto do STF. 

    Nesse fatiamento da Lava Jato solicitado pelo Janot, pode estar a ideia de acelerar o processo contra o Lula, permitindo ao STF tratar da tese do ” domínio do fato” e liberar o Moro para fazer o que bem entender, uma vez que a denúncia apresentada pela dupla Pozzobon&Dalagnol tem assento nessa tese pendente de avaliação pelo STF. Ou seja, perece que, neste momento, o Moro não pode prosseguir com o processo contra o ex-presidente, pois criaria conflito de instância com o STF, gerando uma clara nulidade.

    Por outro lado, esse fatiamento da Lava Jato pode sugerir também uma distribuição de peça do inquérito para outros juízos. Isso representaria um enfraquecimento de Sérgio Moro. Gilmar Mendes, em quem não se pode confiar, já andou falando numa suposta lentidão da Lava Jato, sugerindo ao que parece a participação de mais órgãos nesse processo. Sobre Sérgio Moro, esse ministro já fez duras críticas em processo julgado no STF sobre Habeas Corpus de interesse daquele juizado de Curitiba. Na ocasião, em 2010, Gilmar Mendes dizia que o Moro confundia as funções de polícia e do MP com as próprias da magistratura, desconhecendo o uso correto da prisão preventiva nos processos sob sua responsabilidade, e que aquele juiz adotava posturas de “bandido”. É bom lembrar que mais recentemente, nos grampos do telefone da presidência da República, Marco Aurélio Melo disse que nessa questão o Moro havia cometido crimes previstos em Lei, e que por isso sua postura era criminosa.

  21. Pode anotar

    O que o bravo Aragão não arrisca dizer por motivos óbvios é que Janot está fechado com Aético para as próximas eleições, 2018 ou 2022. Podem me cobrar depois que Janot sai candidato ao senado ou ao governo estadual. E digo mais, sai pelo PSB, PPS ou REDE.

  22. Janot, líder golpista

    Quanto malabarismo fez este protetor de aécim de Furnas para acusar o ex-Presidente, enquanto a PGR evita, também com malabarismos,  investigar a Lista de Furnas. Essa Lista sim revela uma verdadeira organização criminosa com um chefão, uma hierarquia por valores distribuídos e seus componentes listados com nome e sobrenome; mas para a PGR nada disso vem ao caso ainda mais porquê envolve TODA a cúpula tucana:

     

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas

  23. Nilda Rosa dos Santos

    Parece q as pessoas perderam a percepção do q é uma perseguição, em todos os lugares principalmente da direita só se fala em lava jato Lula, Lula, Lua, Lula e Lula, PT, PT, PT, PT, PT e PT.

     

    FONTE.: https://jornalggn.com.br/noticia/como-janot-colocou-lula-como-chefe-da-organizacao-criminosa

     

    ———(…) Da lista de 39 pedidos de abertura de investigações enviados ao Supremo por Janot, o inquérito mãe trazia 35 nomes, entre deputados, ex-deputados e senadores do PP e do PMDB. Rodrigo Janot analisava uma grande estrutura corrupta dentro da estatal que seria comandada, sobretudo, por caciques do PMDB.

    Mas um detalhe na petição 5260, ainda em março daquele ano, trouxe a brecha para a mudança radical da tese inicialmente defendida pelo Ministério Público Federal, passando a debitar apenas ao PT o “comando” de todo o esquema. (…)

    O detalhe é que, após apontar que a representação criminal de suposta prática dos crimes de quadrilha e lavagem de ativos trazia como implicados diretos APENAS OS 35 PARLAMENTARES E EX-PARLAMENTARES DO PP E PMDB, acrescentou à investigação um nome isolado: 

    Se esquecem de tantos outros aecio neves (em minúsculas mesmo) só em 2016, valores incontáveis, foi delatado mais de 5 vezes, renam valores incontáveis , seliseu padila, o q sabemos por enquanto 4 milhões, o chanceler josé serra, que cumpriu a promessa de entregar o pre-sal a Chevron, 23 milhões,  e o PF diz que não cabe mais delações, POR QUANTOS MILHÕES LULA FOI DELATADO mesmo? O ilegítimo golpista traidor delatado pela pela Odebrecht por 10 milhões, ele deu uma facada nas escotas da Dilma; entre outros.

    E no esquema chamado destrói reputações do Lula, acaba com o PT, chamado de lava jato, porq Lula ousou sair do lugar dele de torneiro mecânico apenas com  2 grau e trazer melhorias p o Brasil que ñ ocorriam a 516 anos, colocar o Brasil como a 7ª. Economia do mundo, tirar 36 milhões da pobreza, tirar o Brasil do mapa da fome da ONU, promover uma das maiores tentativas de acabar com as desigualdades num país tão desigual quanto o nosso, coisa q nenhum presidente poliglota conseguiu fazer, um deles q tivemos quebrou o Brasil três vezes nos deixando no apagão, sem aumento, e nas mão ferinas das terríveis regras do FMI, este poliglota quase vendeu todo o Brasil pro tio sam.

    Ao indiciarem o Lula, pode reparar a mídia chama toda sua força TAREFA, JORNAIS, REVISTAS TELEVISÃO E RÁDIO, tbm por razões já sabida, o jornal nacional é a única fonte de notícia do brasileiro médio, aquele q talvez ainda se lembra o quanto Lula é grande, usam de suas artimanhas para q esse brasileiro até mande o Lula pra cadeia, eles DEFAMAM, MENTEM. ATACAM o Lula ferozmente, 265 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia, e o povo midiotizado ainda não se perguntou porque a grobosta e a mídia querem destruir o Lula e o PT, uma das razões, eles estão com as grandes corporações internas e externas e o Brasil pais  grande 2006 milhões de habitantes, cheio de riqueza naturais, oportunidades de novas Commodities minerais  etc.  precisa ser um país a ser delapidado até a alma do seu último habitante e se tornar um país de capital e não de trabalho onde já se viu valorização do SM e S de trabalhador, onde já se viu país subdesenvolvido da América Latina, com ajuda de outros criar um banco o BRICS, que pode tirar a hegemonia do dólar no mundo, quem esse Brasil pensa que é – diriam os inimigos externos e os internos sugadores de bens alheios.

    Poucas cabeças pensantes entendem q querem acabar com Lula e o PT pois os mesmos dão menos chances do Brasil e o povo ser explorado por bilionário/milionários, e assim deixar q o povo tenha COM COMPLEXO DE VIRA LATA .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador