A facada salvou Bolsonaro, por Janio de Freitas

Atentado contra candidato não deve atenuar seu discurso de ódio, assim como responsabilidade do Ministério Público e Judiciário por consentimento à incitação da violência
 
bolsonaro_bebe.jpg
Reprodução
 
Jornal GGN – Se estivesse em vigor a legalidade do porte de armas de fogo, provavelmente, em vez de facada o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, teria levado um tiro à queima-roupa, aí sim, com potencial muito maior de fazer estragos e levá-lo a morte. Essa é “a ironia” do atentado contra o presidenciável da extrema-direita, que ocorreu na última quinta-feira (6) enquanto participava de um comício em Juiz de Fora, Minas Gerais. 
 
“A ironia da violência armada que o surpreendeu vai dificultar-lhe o uso de seus temas eleitorais pessoalmente mais autênticos e, tudo indica, mais atrativos para o tipo de apoiadores que tem”, avalia Freitas na sua coluna deste domingo (9) na Folha de S.Paulo, completando que os ataques como os sofridos por Bolsonaro, de raiz política, podem vir de diferentes ímpetos: “Nada além da leviandade de praxe autorizava a imediata atribuição do ato agressivo ao ódio político, ainda mais havendo menção familiar a transtorno mental do agressor”.
 
Ainda, assim, em qualquer hipótese, o ataque contra Bolsonaro não pode ser usado para atenuar sua responsabilidade com a pregação da violência, lembrando Janio de Freitas que militantes do PT sofreram dois atentados, referindo-se aos tiros disparados contra a caravana de Lula em abril, enquanto faziam percurso por cidades do Paraná.
 
O articulista também aponta responsabilidade do Ministério Público e das mais altas instâncias do Judiciário. “Menos de 12 horas antes da agressão a Bolsonaro, aqui mesmo estava minha crítica às duas instituições pelo consentimento à ilegal incitação a crimes de violência sempre repetida por Bolsonaro”. Clique aqui para ler a íntegra da coluna de Janio de Freitas.
 
 
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até, tu, Jânio de Freitas?

    As primeiras linhas do artigo (lido diretamente) – e gostaria de ter lido mal – refletem o homem cordial  numa comparação forçada e improcedente. Ao contrário, acho que uma arma branca pode, sim, causar estragos maiores e letais do que uma arma de fogo. (Ambas devem ser proibidas). Os médicos, as radiografias, a cirurgia pelo menos o que a mídia mostrou, causaram tanto estrago, por um fio não causou morte. Um tiro de revólver pode ser de raspão (o nervosismo do momento), pode não matar. Mas pode – cito Jânio – no prazer que parece ter nas palavras “atraversar-lhe as víscras de fora a fora com a letalidade previsível”. André Singer no sábado na mesma Folha foi imensamente superior. Intelectual. Jornalista não é intelectual.

  2. Poder Judiciario jogará o pais numa guerra civil…

    Nao ha como segurar um confronto sangrento sem constituição e com a maior liderança popular sequestrado da eleição como preso politico. O judiciario cometeu crimes na primeira , segunda e terceira instancias para manter Lula na cadeia e por fim ainda tripudiou da população quando se auto concedeu aumento salarial grotesco no meio da crise enquanto validava a total entrega de patrimonio nacional aos estrangeiros as custas de fome e miseria do povo.

    O judiciario rasgou a constituição e manobrou para que clausula petrea de presunção de inocencia nao fosse cumprida, atuou politicamente e omitiu-se da sua obrigação constitucional de votar em favor da carta magna, tentou legislar e agora tenta assumir o poder via implantação da anarquia generalizada onde as leis sao interpretadas de acordo com a capa do processo.

    Saiu em defesa de acordos internacionais para colaborar com outros paises na perseguição politico-ideologica interna mascarada de combate a corrupção, protegeu criminosos enquanto foi implacavel com desafetos politicos, mas nao hesitou em destruir a credibilidade internacional do pais desrespeitando decisao de direitos humanos da ONU.

    Nao demora e o resultado da barbarie sera sentido e o responsavel inequivoco sera o poder judiciario.

  3. @JanainaDoBrasil e o vice de

    @JanainaDoBrasil e o vice de @jairbolsonaro afirmam, contra as provas, que o @ptbrasil é culpado pelo atentado. @FlavioBolsonaro convoca ato com camisa ensanguentada. @MagnoMalta divulga suposta foto da barriga medonha de Bolsonaro. @MPF_PGR e @TSEjusbr legitimam a carnificina.

    Caso ocorra um genocídio de petistas @palmeriodoria @boretti @soghetti @BresserPereira @luisnassif @RCasara, os procuradores e juízes que toleram a barbárie também terão que sentar no banco dos reus no @IntlCrimCourt.

  4. Agora resta o silêncio de

    Agora resta o silêncio de Bolsonaro, confortável, e bem afeito aos seus desejos, visto ter ódio da imprensa, não pelo que a imprensa é, mas por não ter na mente uma ideia qualquer capaz de contradizer ninguém com bons argumentos. Tudo nele é agressividade como mecanismo de defesa, porque assim foi criado e condicionado para agir. Uma pessoa violenta é, em geral, também medrosa. Desfecha tudo que acha do outro, e não aceita que o o interlocutor sequer fale, pois não suportaria ficar ouvindo sua própria mente falar contra ele. E a mente dele fala muito contra ele mesmo, com certeza.

    Primeiramente os médicos de Juiz de Fora disseram que ele teria que passar 10 dias de molho, depois a notícia pulou para 20 dias. Se só falta um mês para o pleito, tinha que seu vice-brucutu assumir os palanques. Começou dando uma entevista da Globo News, que mais pareceu uma piada. Diferente do que os brutos fizeram contra Haddad que não se retirou de cena por ser muito educado e saber-se capaz de enfrentá-los, o General Mourão pôde falar tudo, e ainda recebeu café e pão de queijo, segundo ouvi de Alex Solnix.

    Os aloprados, fãs do aloprado-mor, vão seguir as orientações do time para mexer muito com os petralhas. Qualquer crime que eles cometerem serão endereçados a eles mesmos, e nada lhes scederá, como tudo só sucede aos petistas. 

    Ontem vi uma imagem rolando na Internet, mais provável ser montagem, de uma homem passando a faca na multidão para uma mulher, antes dela repassá-la para o Bispo, que esfaqueou o candidato. Tem tudo pra ser uma montagem, mas o fato é que está sendo divulgada aos montes, com o propósito, claro, de incutir na mente de todos que o homem doente fora manipulado por espertos petistas ou sei mais quem a chegar ao capital e desfechar-lhe a facada. 

    Tudo será produzido nesses dias com o fito de transformar uma realidade em falsidade.

    Outro, explícita montagem, mostra uma manifestação antiga do PT, com Lula e dilma juntos na multidão, e a cara do Bispo logo atrás. O PT, por essas e outras, como as declarações de Magno Malta e Janaína, já entraram na justiça contra esses dois.

    Mas, uma coisa está bem clara: Bolsonaro esteve com João robero Marinho dois dias antes da facada. O encontro foi protagonizado pelo assessor dele, o banqueiro. 

     

  5. Salvou nada. A última que eu

    Salvou nada. A última que eu vi agora foi uma foto supostamente de Bolsonaro com as cicatrizes da operação. Mas os falsários além de esconderem o rosto do Bolsonaro ainda usaram a foto de alguém que sofreu uma cirurgia do peito até perto do escroto, o que JAMAIS aconteceria em uma operação visando reparar o dano causado por uma faca no baixo ventre. Que tipo de médico faria uma operação tão invasiva para reparar o dano de uma facada (que segundo os vídeos do momento teria sido na parte de baixo do ventre)?

    É só mais uma farsa entre muitas farsas. E agora a patética polícia federal brasileira é claro que irá encontrar “provas” de que o atacante seria afiliado do PT

  6. Será verdade ?
    FACADA EM BOLSONARO – DIVULGADO O ESCÂNDALO QUE TODO MUNDO SUSPEITAVA…!!!

    Talvez, isso explique a razão do jornalista Jorge Kajuru ter declarado a seguinte frase:

    “Se as pessoas soubessem o que aconteceu em Juiz de Fora, ficariam enojadas”.

    Muitos brasileiros ficaram chocados e tristes por terem visto um candidato a presidente da nação ser esfaqueado friamente em meio a uma multidão durante a campanha. Não deveriam.

    O que está exposto abaixo é a notícia em primeira mão que está sendo investigada por rádios e jornais de todo o Brasil e alguns estrangeiros, mais especificamente CNN, El País e a rede BBC de Londres e deve sair na mídia em breve, assim que as provas forem colhidas e confirmarem os fatos.

    Fato comprovado:

    Jair Bolsonaro FORJOU o atentado contra si mesmo para ganhar o coração dos eleitores indecisos.

    Os individuos envolvidos foram avisados, às 13:00 do dia 06 de Setembro (um dia antes da independência do Brasil para gerar mais comoção), em uma reunião envolvendo o General Villas Boas (na única vez que o vice presidenciável da legenda compareceu a uma reunião antes da campanha), o próprio Jair Bolsonaro, a Sra. Janaína Paschoal, o Sr. Tércio Arnaud Tomaz, assessor do parlamentar, e o Sr. Gustavo Bebbiano, presidente do partido PSL, médicos e seguranças envolvidos na atuação.

    O candidato permaneceu em isolamento, treinando a encenenação em seu quarto ou se concentrando no lobby do hotel.

    A princípio muito contrariados, os médicos e seguranças se recusaram a forjar uma cirurgia em troca de cargos no ministério da saúde e da defesa.

    A aceitação veio através do pagamento total dos prêmios, RS$300.000,00 para cada um envolvido na atuação , mais um bônus de RS$2.400.000,00 para todos os seguranças, carregadores, médicos , fotógrafos, repórteres e outros integrantes da atuação, num total de RS$ 23.000.000,00 vinte e três milhões de reais) através do caixa 2 do PSL obtido através da empresa JBS.

    Além disso, os indivíduos que aceitarem fazer parte do falso atentado com o PSL nos próximos 4 anos terão regalias e receberão prêmios através de cargos e outros mimos com salários com bases no teto do ministro do STF.

    Mesmo assim, Bolsonaro se recusou a encenar, o que obrigou as lideranças do partido a atrasar a encenenação, dizendo que Bolsonaro não estava bem(em primeira notícia divulgada às 13:30 no centro de imprensa) e, logo depois, às 14:15, alterando o prognóstico para problemas estomacais).

    *A sua situação só foi resolvida a colega Janaína Paschoal e o presidente do Partido ameaçarem contar tudo ** inclusive o valor destinado aos subornos e a chance de ganhar a eleição no primeiro turno com a comoção nacional.

    Assim, combinou-se que o Bolsonaro seria esfaqueado durante o discurso (para gerar o clímax), porém a apatia que se abateu sobre o mesmo e os eleitores emocionados fez com que Adelmo, que absolutamente não participou desta negociação, esfaqueasse, em falha simples da segurança, por dentro do colete de proteção(Por isso não deu tempo de estourar a simulação do sangue)..

    A família Ustra, amiga do presidenciável do PSL, em memória do Coronel Brilhante Ustra , aplaudiu a colaboração da equipe da encenação , uma vez que trouxe comoção nacional e equilíbrio a disputa, já que Jair Bolsonaro passou a ser visto como ser humano pela população e uma vez que os pontos nas pesquisas dispararam num momento das mais altas taxas de rejeição jamais registradas naquele país, que seriam agravadas nos debates seguintes pela falta de argumentos e o discurso vazio do candidato.

    Garantiu,-se também, ao Sr. Flávio Bolsonaro, através de seu pai** que o mesmo teria seu caminho facilitado para a eleicão de governador do Rio em 2022.

    *Por gentileza passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas, ** para que todos possam conhecer a sujeira que ronda as eleições!

    Desde, já agradeço, Um abraço.
    Gunther Schweitzer
    Diretor de Jornalismo da agência Reuters.

  7. Nassif tá querendo dar leitores p/ a Folha?

    Merda essa história de mandar ler o resto na matéria lá na Folha, a maioria das pessoas aqui nao deve ser assinante.

    1. Prezada
      A matéria do Jânio
      Prezada

      A matéria do Jânio está publicada na Folha e está protegida por direitos autorais. O Nassif utilizou a forma correta: transcreveu parte da matéria e citou a fonte. Ir além disti é ilegal.

  8. Devemos acreditar no Humberto Pereira ou no Flávio Bolsonaro?

    O Flávio Bolsonaro afirmou que a fakeada no Jair Bolsonaro foi apenas superficial e ele passa bem.

    Acho que devo acreditar em São Tomé, isto é, devo ver para crer.

    Fascista é capaz até de se auto-mutilar para galgar o poder.

    Humberto Pereira é um lobo em pele de cordeiro. Se passa por esquerdista mas, em defesa do Bolsossaco de merda atacou a Rita Kehl e agora ataca o Jânio de Freitas. Ele deve ser da esquerda do capital.

  9. Acho curioso quando vejo as
    Acho curioso quando vejo as pessoas dizendo que “se o porte de armas fosse liberado o candidato Bolsonaro teria levado um tiro ao invés de uma facada.” Ora, mas em que país vocês vivem? Se o cara quisesse ter dado um tiro, ele tinha dado. Ou acham que as armas dos bandidos que andam armados são legalizadas??? A coisa mais facil de se consiguir hoje é um armamento. Pra bandido então , fichinha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador