A foto que diz tudo, por Durval Ângelo

Aos que conspiram nos gabinetes para tomar o governo, fica o recado: não lograrão êxito, pois Minas Gerais traz em sua essência, incrustrada nos veios de suas montanhas, a luta pela liberdade
 
 
Jornal GGN – No artigo a seguir, do deputado Durval Ângelo, líder do governo Fernando Pimentel, em Minas Gerais, fala a respeito de um pacto entre lideranças nacionais e estaduais do PSDB, PP e PMDB, com o objetivo de fechar acordos políticos “para fatiar o secretariado e outros cargos da prefeitura” entre o grupo que apoio a candidatura de João Leite (PSDB) à prefeitura de Belo Horizonte. A imagem, usada de base pelo artigo, acabou, no entanto, tendo um efeito devastador para Leite, sendo rejeitado nas urnas. 
 
A foto diz tudo
 
Por Durval Ângelo
 
Diz uma máxima atribuída a Confúcio que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Verdade. E a fotografia que acompanha este texto é prova disso. Qualquer pessoa com conhecimento do cenário político estadual é capaz de interpretar o significado deste registro, principalmente se tiver em mãos algumas informações sobre o seu contexto. Vamos a elas. 
 
A data era 4 de outubro, dia seguinte ao primeiro turno das eleições municipais. A cidade, Belo Horizonte, onde o pleito para prefeito seria decidido no segundo turno, entre os candidatos João Leite (PSDB) e Elias Kalil (PHS). O local: a sede do PSDB mineiro. Na foto, davam-se as mãos, em um pacto, lideranças nacionais e estaduais dos PSDB, PP e PMDB. Entre elas, sorridentes e confiantes, estavam o candidato tucano, João Leite, os senadores do partido e ex-governadores de Minas, Aécio Neves e Antonio Anastasia, o atual vice-governador do Estado, Antônio Andrade, do PMDB e o candidato derrotado do partido à prefeitura, Rodrigo Pacheco. 
 
Segundo relatos, a foto foi precedida de uma longa reunião. Nela, foram fechados acordos políticos para fatiar o secretariado e outros cargos da prefeitura entre os “gulosos” apoiadores. A ideia era fazer da capital uma espécie de capitania hereditária, como outrora o PSDB e o “donatário” Aécio Neves haviam feito no Estado, por 16 anos. Em troca do apoio a João Leite, a armação tinha a pretensão de selar a sorte de Minas Gerais, preparando o caminho para a ascensão ilegítima do vice traidor ao posto de governador.
 
Felizmente, para o bem de Belo Horizonte e de Minas Gerais, “o tiro saiu pela culatra”. A foto teve um efeito devastador na campanha e contribuiu para a derrocada de João Leite. Evidenciando a rejeição dos eleitores a todo aquele conluio e, sobretudo, a Aécio – “o inconformado homem dos Neves” -, a votação do tucano no segundo turno foi menor do que no primeiro. Fato totalmente incomum e mais inusitado ainda, quando consideramos que oito dos candidatos no primeiro turno o apoiaram explicitamente. Por outro lado, a atitude do vice-governador provocou o descontentamento das principais lideranças do PMDB mineiro, principalmente dos deputados estaduais do partido, que em reação, renovaram o apoio ao governo de Fernando Pimentel.
 
Mais do que um acordão para eleger o candidato do PSDB, a foto revela as motivações políticas por trás da tentativa de abertura de processo criminal contra o governador. A imagem é simbólica: aqueles que não ganharam no voto em 2014 se unem em uma espécie de confraria, para tentar levar o governo, no tapetão. Contam, agora, com um reforço extra, de alguém que não hesita em apunhalar pelas costas para concretizar um projeto pessoal de poder. Não é novidade que Aécio Neves e Antônio Andrade têm estado muito próximos nos últimos tempos, evidenciando uma aliança um tanto quanto suspeita.
 
Para que a “armação” seja bem-sucedida, a “confraria” usa de todas as armas. Na Assembleia Legislativa, a oposição violenta a Constituição Federal e decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao defender que o parlamento não precisa ser consultado sobre a abertura de processo contra o governador. Não há motivos nobres por trás do esperneio da oposição. O que querem é afastar, sem justificativa legal, um governador eleito por mais de 5 milhões de eleitores. Querem ganhar sem terem vencido, violando um dos princípios fundamentais da democracia: o voto.
 
Para os conspiradores, não importa se as alegadas provas apresentadas pela Operação Acrônimo são vazias e foram obtidas em investigações eivadas de vícios, arbitrariedades e ilegalidades, que, por isso, estão sendo contestadas nos tribunais competentes. Tanto faz, pois o verdadeiro “crime” que imputam ao governador, ainda que não o pronunciem, foi ter vencido as eleições em 2014. 
 
Em nome do sucesso da “armação”, tentam iludir a população, espalhando a mentira de que haverá impunidade. Falácia. Fernando Pimentel será julgado, sim. A ação penal terá continuidade, tão logo o governador termine seu mandato, sendo suspensos os prazos de prescrição. Tudo será devidamente esclarecido, em conformidade com aa Constituição e é desejo de Pimentel que isso aconteça, pois não praticou qualquer ilícito. Por isso, não há provas concretas contra ele; somente acusações baseadas em uma única e questionável delação.
 
Coube à Assembleia Legislativa autorizar ou não o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a dar prosseguimento à ação penal contra Fernando Pimentel. A resposta será não, com certeza, como orienta o parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, pois não há acusação de crime de responsabilidade no exercício do cargo de governador, inexistindo, portanto, razão constitucional que o impeça de cumprir o mandato conferido pelo povo mineiro. 
Sobre o papel do Legislativo, cabe esclarecer que não lhe compete apurar e julgar, mas decidir sobre a necessidade de abertura imediata do processo, considerando se há prejuízos para o Estado e comprometimento da governabilidade. Neste sentido, há que se observar a delicada situação financeira do Estado, que pode ser ainda mais agravada por crises políticas desnecessárias, comprometendo-se todo o esforço de saneamento das contas públicas empreendido pelo Governo, até então. Deixemos governar quem foi democraticamente eleito para isso. O momento exige responsabilidade e a maioria dos deputados terá esta compreensão.
 
Aos que conspiram nos gabinetes para tomar o governo, fica o recado: não lograrão êxito, pois Minas Gerais traz em sua essência, incrustrada nos veios de suas montanhas, a luta pela liberdade. Faz parte de sua história e bandeira e corre no sangue de seu povo, como eternizou Cecília Meireles em seu Romanceiro da Inconfidência:
 
Pelas gretas das janelas,
pelas frestas das esteiras,
agudas setas atiram
a inveja e a maledicência.
(…)
 
LIBERDADE, AINDA QUE TARDE,
ouve-se em redor da mesa.
E a bandeira já está viva,
e sobe, na noite imensa.
E os seus tristes inventores
já são réus — pois se atreveram
a falar em Liberdade
(que ninguém sabe o que seja).
(…)
 
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A foto diz tudo

    Esses são as verdadeiras bestas do apocalipse, comandadas pelos Lúcifers Aécio e Anástasia.Estes dois provocam ânsia até nos porcos.Deus me livre dessa gente!!!!

  2. “Os Conspiradores da Polvora” – Van de Passe

    Nem Minas nem o Brasil merecem um bando de politicos ordinarios, como esse. Os conspiradores pensam-se ( so o Anastasia que não. Ele tem certeza de que esta cercado de canalhas…) sempre muito espertos…. Ai, tal qual a lebre, levam uma rasteira da tartaruga.

    A proposito, essa foto daria uma cela bem apertada na Penitenciaria Ariosvaldo de Campos Pires….

  3. Aécio Neves, o sugão-mór, cercado por sugões

    “Tem muito mais gente que já desembarcou e o AÉBRIO NEVES ainda não percebeu. Porque IRIAM sugar mais um BUCADO do DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE até ficarem indigestos. E eu digo a eles: ‘Não façam isso, não. Não suguem o que puderem e venham para o Aécio Neves”

    Chega de sugação. Não bastou sugar um aeroporto e Furnas?

  4.  
    Tá faltando a principal

     

    Tá faltando a principal figura do bando do aécio. Me reporto à figura  do perrela, o dono do helipóptero transportador de massa de farinha de mandioca. Matéria prima para turbinar as ideias brilhantes do neto de Tancredo Neves.

    Orlando

    1. E o Eduardo Azeredo. Esse fdp

      E o Eduardo Azeredo. Esse fdp tá solto até hoje. Como sempre previmos aqui. E tinha uns bobões que comentavam aqui e sumiram que garantiram que ele seria punido porque o Joaquim Barbosa era imparcial. Ensebou o processo do Azeredo o quanto pode e deu no que deu. 

  5. Esse PT, sempre na defensiva.

    Esse PT, sempre na defensiva. Ao invés de partir pro ataque, principalmente contra o narco, ficam aí se lamuriando. Vão tomar outra tunda. 

  6. A foto que diz tudo, por Durval Ângelo

    Prezado Companheiro e Deputado Durval Ângelo !

    Com o devido respeito, além da reclamação sobre o que representa a tal foto que embasa seu artigo, análise que recebe meu endosso, penso que é preciso mais que isso. Não se iluda que a traição foi contida. Não se iluda que Minas só tenha luta por liberdade, porque temos nossos traidores às pencas. Não se iluda que um protesto seja suficiente. Não se iluda que o vice-governador que acompanha Pimentel seja um homem fraco. Também achavam o mesmo do Temer, que por ele mesmo se apresentou como vice decorativo. Lembra da carta? Pois trate de trabalhar mais e muito para conter os traidores, os conspiradores, os picaretas, os construtores de aeroportos em terras da família, os usurpadores do dinheiro público, os privatizadores da CEMIG e das minas de nióbio, porque eles não se cansarão, e virão de novo pra cima de Pimentel, e mesmo que não o afastem vão fazer do governo dele o que fizeram com o segundo mandato do governo de Dilma, que não andou, que patinou, que permitiu a conspiração que a derrubou sem um único tiro, com a mais esfarrapada das justificativas encontradas na história de nossa República para eliminar uma presidente eleita. 

    Não duvide da capacidade maligna dos adversários do governo de Minas, não duvide da perversidade com que Aécio e sua turma exploram a mídia para defender as ideias mais retrógradas para Minas, não duvide, Senhor Deputado, que essa mídia vai fazer um inferno a mando de Aécio para impedir que o estado seja governado. É preciso mais que o reclamo. É preciso processar todos os lacaios de Minas, é preciso investigar cada pedaço de maldade que fizeram com Minas e seu povo nas últimas décadas, é preciso REVELAR em alto e bom som para todo o povo mineiro quem é essa quadrilha de tucanos que levou Minas para o buraco estrutural. 

    Chega de reclamar. Queremos mais ação institucional porque o povo de Minas elegeu um governador para defender os interesses de Minas. Que faça então um bom governo em favor dos mineiros. Não esperem as próximas eleições. Vocês, do governo, já ficaram parados vendo a banda passar entre a eleição de 2014 e a de 2016 nas questões que envolvem a defesa dos interesses maiores do povo mineiro, e dentre elas, a REVELAÇÃO de todas as falcatruas que ainda estão escondidas da maioria da população. 

    Não se faz política somente no processo eleitoral. Não se inverte um processo político daninho instalado em Minas há vinte anos com proselitismo. Queremos mais, Senhor Deputado, com todo o respeito, queremos muito mais. Queremos  Minas Gerais de volta ao colo de seu povo.

  7. Não saberia explicar o
    Não saberia explicar o porque,mas o certo é quê esse Senador Antonio Anastásia nunca me enganou.Afável,cordato,cavalheiro,dotado de educação exemplar,incapaz de fazer a uma mosca.Mas não tem jeito,não desce na traqueia nem a acompanhado de caviar e vinho Romanee Conti.Ums questão de gosto.

  8. UFANISMO TACANHO

    Há algo muito próprio aos mineiros: um orgulho desmedido da mineirice. Desmedido e provinciano.. Orgulho de suas brutais e anuais queimadas, de seus devastadores bois, do poluidor fogão à lenha.  Eis que o povo comedor de angu se acha mui especial, haja visto o epīteto do artigo que, resumidamente, diz ser a essência de Minas a luta pela liberdade. Esquece que o tão cultuado JK compactuou com o golpe de 64, o venerado Tancredo, por baixo dos panos articulou sua eleição indireta, isso para não falar nas 3 pėrolas golpistas que representam MG no senado:Aécio, Perrella e Anastasia, honoráveis exemplos  de gladiadores pela liberdade. Falta antes de tudo ao mineiro fazer uma visita ao portal do Conhece-te a ti mesmo, dobrar a empáfia e escondê-la na barragem de Mariana.

     

      1. Esquec-mei da Carmen Lucia

        Outra grande libertária!  Cai na real J, Mnas não é melhor nem pior que qualquer outro estado, mas vcs ganham de todos os demais na pretensão à superioridade

         

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador