A íntegra do plano Lula de governo para 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Coordenador do programa de governo do PT para a eleição de 2018, o ex-prefeito Fernando Haddad já lançou os principais eixos de propostas que serão apresentadas ao eleitorado em outubro próximo. O documento, em anexo, mostra que o programa que leva o nome de Lula está dividido em 5 partes: 

1. Promover a soberania nacional e popular na refundação democrática do Brasil
 
2. Iniciar uma nova era de afirmação de Direitos
 
3. Liderar um novo Pacto Federativo para a Promoção de Direitos Sociais
 
4. Promover um novo modelo de desenvolvimento
 
5. Iniciar a transição ecológica para a nova sociedade do século XXI
 

 
Os destalhes:
 
1. Promover a soberania nacional e popular na refundação democrática do Brasil
• Reafirmação do legado dos governos do PT e revogação das medidas do governo golpista
(legislações e privatizações)
• Reforma Política com Participação Popular
 
• Democratização dos Meios de Comunicação de Massa
 
• Reforma do Estado e Combate aos Privilégios
• Processo Constituinte
 
2. Iniciar uma nova era de afirmação de Direitos 
 
• Enfrentar as desigualdades de gênero e raça
• Promover os direitos das juventudes 
 
• Promoção da cidadania LGBTI
• Garantir os direito da crianças, adolescentes e pessoas com deficiência
• Assegurar o direito dos povos do campo, das águas e das florestas
• Promover políticas para idosos
• Sistema Nacional de DH e recrição das pastas com status de ministério
• Implementação das recomendações da Comissão da Verdade
• Reformar o Sistema de Justiça para a garantia de direitos
• Implantação da renda básica da cidadania
 
3. Liderar um novo Pacto Federativo para a Promoção de Direitos Sociais
• Fortalecimento do SUS, com foco na média complexidade em reforço à atenção básica
• Viver Bem nas pequenas e grandes Cidades e no Campo
• Defesa da Vida e Redução de homicídios
 
4. Promover um novo modelo de desenvolvimento 
 
• Resgatar a soberania e a Estratégia de Defesa Nacional, a integração regional, a cooperação entre os povos e política externa altiva e ativa
 
• Programa emergencial para a superação da crise econômica e busca do pleno emprego
• Reforma Tributária para o desenvolvimento, com justiça social e distrituição de renda e riqueza
• Reforma Bancária para aumentar o crédito barato às famílias e empresas
• Retomada da capacidade de investimento e planejamento do Estado Nacional
• Referenciar no território o processo de desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais
• Fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
 
5. Iniciar a transição ecológica para a nova sociedade do século XXI
• Promover a estrutura produtiva de baixo impacto ambiental, alto valor agregado e tecnologicamente avançada
• Incentivar o consumo sustentável e responsabilização coletiva pelos resíduos
• Promover a alimentação saudável e a democratização da terra 
 
• Promover o direito humano à água e ao saneamento
• Proteger os bens naturais e a sociobiodiversidade
• Inflexão estratégica na matriz energética para expandir a energia solar, eólica e biomassa, aumentar a efiência energétca e promover a redução das tarifas.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Título dos eixos
    Achei confuso ou pouco claro os títulos dos eixos, parece que eles se sobrepõem se deixar claro a diferença de conteúdo entre eles: “1. refundação democrática”, “2. afirmação de Direitos” “3. Promoção de Direitos” “4. novo modelo de desenvolvimento”, “5. transição ecológica … nova sociedade”.   

  2. Metas de governo.

    1. Sem desmerecer as metas apontadas pelo PT, achei falta na enfase da participação das FFAA com política de desenvolvimento de ciência e tecnologia.

    2. Idem quanto ao incremento da participação da energia nuclear em substituição da geração de energia elétrica por combustíveis fosseis

  3. Fala claramente em anular as medidas do golpe…

    Ao contrário do “caríssimo” Ciro Gomes, que evitou ser específico sobre qualquer assunto.

  4. DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES

    A declaração de intenções contida no Plano Lula de Governo – 2018 é superficial e genérica, mas pode vir a ser um primeiro passo no rumo da construção da plataforma política apta a viabilizar a formação de uma frente ampla de esquerda, desde que resulte no início de um debate com as organizações representativas da sociedade civil, tais como partidos, sindicatos, associações e movimentos sociais.

    Para a conscientização do eleitorado, da qual depende a eleição de maioria parlamentar confiável, é necessário o debate amplo acerca de uma plataforma política que contenha a especificação das medidas concretas a serem adotadas a fim de restaurar a democracia constitucional, sanear a economia, e preservar os direitos sociais.

    E a eleição de maioria parlamentar confiável é imprescindível para permitir o efetivo funcionamento do novo governo, a ser eleito com base na defesa eficaz dos legítimos anseios da população, bem como para resgatar o pleno respeito aos princípios jurídicos consagrados pelo Estado Democrático de Direito, de modo a impedir a continuidade de aprisionamentos inconstitucionais e reverter condenações sem provas.

  5. uma tragédia.

    Se esse é um programa de esquerda tamos ferrados. A reforma agrária aparece desidratada coim uma vaga  ‘ppromover a alimentação saudável e a democratização da terra’ que pode ser qualquer coisa;(acena para o agronegócio?)

    “reforma do  Estado e combate a privilégios” ´é algo que pode constar do programa do alckmin – aliás é uma herança do governo FHC; .(acena para os liberais?)

    “Processo constituin”: me pergunto para que? com qual objetivo?

    uma vaga ‘federalização do comabate a drogas’ que pode significar o prosseguimento da politca de repressão e pode dar a impressão de um apoio tácito a intervenção militar no rio de Janeior e talvez a ameça de novas (acena para os eleitores de Bolsonaro?)

    Nenhuma palavra sobre a dívida pública – um programa de squerda acho eu no minimo teria que prever uma auditoria na divida e a transparencia para a população saber quem são os verdadeiros donos do dinheiro público.(acena pra o ‘mercado’?)

    tirando o item 3, o programa é uma tragédia.

  6. Plano de Governo Lula-eleições de 2018

    Já é um bom início para as pessoas avaliarem sua candidatura em relação aos que outros candidatos apresentarão daqui para a frente. A seu favor, Lula tem o que nenhum outro candidato tem, a confiabilidade, a experiência e o compromisso sério, com todo os povos do Brasl. Boa análise aos cidadãos, boas comparações e, decidam com consciência e opinião próprias, pois, é hora dos estudantes assumirem protagonismo.

    Parabenizamos a Nassif, a Redação e sua equipe de jornalistas do Site GGN, por sua iniciativa patriótica e cidadã, em nos disponibilizar essas informações e, observações importantes para o nosso conhecimento, instrução e fundamentos para nos posicionarmos sobre o tema.

    Ora, que fique registrado para a história, esse momento crítico de nossa história em que, parlamentares brasileiros eleitos pelo povo, para votarem de acordo com os interesses do povo (e, esse povo não foi consultado, nos termos da CF, sobre a venda e entrega do Pré-Sal para os estrangeiros, para se manifestarem de como queria que seus representantes votassem), da nação brasileira (uma vez que, o Pré-Sal, sim, é a Ponte para o Futuro do Brasil, pois se trata de patrimônio público estratégico e de dinheiro público, do povo, que é o patrão desses parlamentares, para garantia da independência estratégica política, econômica, social e tecnológica, de soberania do país e da dignidade das gerações futuras, que essas personalidades, por desobediência e infidelidade, estão entregando aos parceiros oportunistas ) e, se por acaso, consolidado esse ato, à revelia da vontade popular e do interesse nacional (pois quem diz o que interessa à nação são os cidadãos e, não os parlamentares, por sua única vontade e por decisão de lobistas de interesses contra o país), essas pessoas, devem ter consciência de que, seus de traição à pátria, no devido momento e, quando nossa justiça pensar com o povo, não ficarão impunes.

    Uma pergunta a esses parlamentares que são empresários; quais deles, por mais bonzinho que seja, dentre as empresas que compõem seu grupo comercial, entregaria por preço vil, ao comprador, exatamente, sua melhor e mais lucrativa empresa?

    Pois bem, isso, é uma observação histórica e consciência de nosso povo que, com sabedoria, compreende que está sendo traído e lesado em seus direitos, nessas transações onde, entrega-se, a preços vis o melhor que temos e, preserva-se o que dar prejuízos. Ou seja, as privatizações espúrias do patrimônio brasileiro, historicamente, não   passa de um esquema de transferência do que é público, de milhões de cidadãos, para  uma pessoa ou grupo de pessoas, vejam: ( https://www.brasil247.com/pt/colunistas/claudiodacostaoliveira/364060/Resultado-da-Petrobras-no-2%C2%BA-trimestre-de-2018-%E2%80%9Ctem-algo-podre-no-reino-da-Dinamarca%E2%80%9D.htm).

    As consequências disso, são o enfraquecimento da nação que, perdendo seu patrimônio ou seja, perdendo recursos estratégicos e dinheiro, perde-se, a dignidade, o poder, a soberania e e capacidade de reação contra os seus inimigos que normalmente, se tornam a partir daí, os seus credores e senhores, pois são eles os donos do mundo, representados pelo mercado rentista de capital improdutivo, consolidando seu projeto com o fim das nações.

    Olho vivo eleitores e conhecidos desses parlamentares injustos (“Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções.” – PROVÉRBIOS 5 v. 21/16 v. 2), essa é a oportunidade, portanto, para que cada um cidadão, parente, amigos lhes cobrem, responsabilidades e respeito ao eleitor na hora de votarem esse Projeto. Atenção e cuidado com o que estão fazendo com o povo e com o Brasil, principalmente, os parlamentares que se dizem cristãos pois, a ganância, a exploração dos mais fracos, o egoísmo, a soberba, a injustiça e a idolatria ao dinheiro, todos juntos, são inimigos de Jesus Cristo e dos cristãos, e isso, não terá perdão na hora de seus julgamentos.

    Ao juíz injusto, és o que lhe aguarda: “Tu não queres nada com juízes desonestos, pois eles fazem a injustiça parecer justiça, ajuntam-se para prejudicar as pessoas honestas e condenam à morte os inocentes. Ele castigará esses juízes por causa das injustiças que eles têm cometido; o Senhor, nosso Deus, os destruirá por causa dos seus atos de maldade.” (SALMOS 94 v. 20-21, 23).

    São esses, o nosso comentário, observação e contribuição.

    Paz e bem.

    Sebastião Farias

    Um brasileiro nordestinamazônida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador