Como o MP tentou impedir a tragédia e o governo Alckmin não deixou

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Há mais de um ano, um núcleo do Ministério Público acompanha o cenário do abastecimento na região. Não pedem muito, apenas a recuperação do sistema.

Jornal GGN – Protocolada em setembro de 2014, uma ação civil pública do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado de São Paulo, contra a Sabesp, a ANA (Agência Nacional de Águas) e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), permanece sem julgamento. O trabalho do MP, que já completa um ano e meio, continua a enfrentar resistências na Justiça.

A ação, que apresentou o cenário trágico do sistema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, sobretudo do sistema Cantareira, foi recebida em outubro do último ano, com resultado positivo: a Justiça Federal de Piracicaba, que julgou o caso, obrigou a Sabesp e demais órgãos a cumprirem uma série de medidas que evitassem a degradação ainda maior do sistema hídrico, com vistas a permitir a recuperação das águas um dia.

A Justiça decidiu pela tutela antecipada, ou seja, ainda que o processo não fosse julgado por todas as instâncias e ainda que obtivessem recursos, as agências reguladoras deveriam cumprir a decisão de imediato, provisoriamente.

Entretanto, excluindo-se a Agência Nacional, os demais órgãos (estaduais e o próprio Estado de São Paulo) entraram com dois recursos. Um dirigido ao presidente do Tribunal Regional Federal (TRF3), o desembargador Fábio Prieto de Souza, que suspendeu a decisão de tutela antecipada.

De acordo com uma das autoras da ação civil, a procuradora regional da República Denise Neves Abade, esse tipo de interferência ocorre raramente. “É um tipo de recurso que cabe em situações excepcionalíssimas, nas quais a decisão que defere a tutela ofende ostensivamente a ordem social e a ordem pública”, explicou ao Jornal GGN.

Entretanto, em posicionamento atípico, o presidente do TRF3 entendeu que a comarca de Piracicaba não tinha competência para julgar o processo, que caberia à Justiça Federal da capital – ainda que os órgãos do Estado de São Paulo não chegaram a levantar esse argumento –, e definiu a suspensão da tutela antecipada.

Um segundo recurso do Estado de São Paulo caiu na 4ª Turma do TRF3, para a relatoria da desembargadora Monica Nobre, conhecida de boas vistas no círculo de Fábio Prieto. Nessa ação, a Sabesp, o DAEE e o Estado apontaram que o juiz de Piracicaba não tinha competência. Sem colocar a pauta às diferentes opiniões do colegiado, Monica acolheu o pedido em decisão monocrática, em novembro de 2014.

Assim, a tutela antecipada foi anulada. A ação voltou para a primeira instância, redistribuída para a 13ª Vara da Justiça Federal em São Paulo. O trabalho do MPF começaria do zero, mais uma vez.

Procuradores do MPF e do MPSP autores da ação, em Seminário sobre a água

Na última semana, a procuradoria solicitou que o caso seja reconsiderado, alegando que a decisão não deveria ter sido monocrática. Já para o posicionamento de Prieto, o MPF interpôs recurso.

“Enquanto os recursos do MPF não forem acolhidos, o entendimento do Tribunal é que a decisão proferida por juiz incompetente é nula – como se não tivesse existido. Assim, não está valendo a tutela antecipada, e o processo voltou como se a ação tivesse acabado de ser interposta”, lamentou a procuradora.

O cenário do sistema Cantareira sofreu pioras desde setembro de 2014, quando a ação do MPF e do MPSP foi protocolada. Mas com vistas a não perder mais tempo, os órgãos não alteraram as solicitações do processo.

Pouco foi pedido pelos Ministérios Públicos de pena aos agentes responsáveis. O que mobiliza a ação é a preocupação com o dano irreversível do sistema hídrico. Diminuição das vazões dos rios dos reservatórios, proibição de retirada de água do volume morto, garantia de fiscalização e monitoramento com acesso ao público da situação real do sistema são algumas das solicitações.

A ação civil pública, que possui 145 páginas, compõe um dossiê de todos os erros cometidos na gestão do abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo.

Em outubro do último ano, o Jornal GGN acompanhou o processo e conversou com um dos promotores de Justiça, Rodrigo Sanches Garcia, para entender o cenário. A conclusão do MPSP e do MPF foi que “a intenção da Sabesp era tirar água enquanto pudesse, inclusive para não ter que decretar racionamento”, contou o promotor, à época.

“Sempre com a lógica, não da preservação do sistema, mas do quanto se pode retirar de água. Porque água é dinheiro”, afirmou.

Leia mais na reportagem “SABESP foi perversa com gestão da água, diz promotor de Justiça“.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. So nao vou concordar com a

    So nao vou concordar com a implicacao da chamada porque ela demonstra o que o Brasil inteiro e ate os vizinhos ja sabem:  o MP eh fraco.  Especialmente em estados tucanos.  O MP nao eh “vitima” inocente.

    O judiciario muito menos:  a culpa eh deles e dessa merda de “foro privilegiado”.  Um mero caso de policia que nao pode ser processado nem mesmo pelo MP?  Ora, eu tenho o que fazer.

    Os paulistas que se virem.  Os brasileiros tambem.

    1. Você merece… você merece (2)

      Cuidar do esgoto da Baia do Tietê, opa! retifico: Baia da Guanabara;  e ficar olhando para o problema de SP, carioca sabe bem não? Qual a situação dos reservatórios aí do RJ? Aaahhh! entrarão em racionamento e utilizarão volume morto… 

      Faço das suas, as minhas palavras: vocês merecem, cariocada… que chinelada hein?

        1. mi,mi….mi,mi,mi…

          Então peregrino, já que anda tanto por aí e acha aquilo uma maravilha, vai lá e desfaz a minha afirmação, mas dá aquele mergulho, com a boca bem aberta, próximo aos locais de despejo de esgoto, aí vc vai ver; ver não, sentir o que é merdinha.

          Só quis dizer que a “merdinha” é geral, mas a verdade incomoda a vaidade carioca e todos que se juntam aos mesmos por não gostarem de SP, como você. A chinelada foi no carioca, mas doeu em vc também? Não posso fazer nada a não ser aconselhar um calmante ou analgésico.

  2. “”Pouco foi pedido pelos

    “”Pouco foi pedido pelos Ministérios Públicos de pena aos agentes responsáveis. O que mobiliza a ação é a preocupação com o dano irreversível do sistema hídrico. “

     E em setembro de 2014 começaram a agir, quando muito antes já se descortinava uma situação perigosa para o sistema, martelada, divulgada e analisada por inúmeros especialistas. O artigo não isenta o MPE e nem o MPF de culpa pela situação na qual estamos. Só agiram quando a situação já era aguda! Repito, o MPE e o MPF são responsáveis também por esta situação que estamos vivendo.

    1. Tem razão, Osvaldo. Começando

      Tem razão, Osvaldo. Começando a agir somente em setembro de 2014, fica difícil concluir que o MPE e o MPF tentaram evitar a tragédia, conforme afirma o título do post..Parece mais algo do tipo “fizemos a nossa parte,  estamos isentos de qualquer responsabilidade,  acusem o governo de SP, que recorreu, e o tribunal de justiça que acatou o recurso”.  Mas, o momento em que resolveram tratar da questão não sustenta a tese..

      1. Ministério Público

        Ministério Público brasileiro, já sabemos, ultra light com os tucanos e hard core com o governo e com o PT. Gente que presta concurso e só lê Veja, Folha, Estadão e assiste o JN.

        O que esperar dessa gente sem cultura mínima e sem cultura política e contextualizada, oriunda majoritariamente dos segmentos mais privilegiados do Brasil, majoritariamente brancos e que dentro do aparelho do Estado, como juízes, promotores, procuradores reproduzem o esquemão da Casa Grande e da Senzala?

        O que esperar se os concursos públicos no Brasil, para escolher os defensores do povo são decorebas de leis, de códigos, de jurisprudências ultrapassadas, onde bancas famigliares desbancam qualquer um que não se enquadre no status quo?

        O que esperar de critérios tão naftalínicos, imutáveis e segregadores para escolher agentes estatais que deveriam ser os defensores da Constituição, se estão a acolher para os seus quadros os defensores da ordem, sem nenhuma perspectiva do Direito como algo mutável, moldável e a serviço do direito das imensas maiorias?

        Não há nada mais quadrado, classista, reacionário, rude mesmo, do que o que passa pela cabeça da maioria dos operadores estatais do Direito no Brasil.

        E isso precisa ser mudado, urgentemente. Formam uma casta branca, reacionária, inculta e que prestam um enorme serviço para o atraso do Brasil!

         

    2. também considero que demoraram…

      negligenciavam os consumidores até então

      nesta sociedade de capital internacional, só atuaram quando faltou o principal para o consumidor local, água

  3. Não tem essa de “esqueçam os culpados …

    agora é hora de nos unirmos pelo bem comum”. Bem comum é o kct, cadê os (ir)responsáveis? Eu quero ver esses caras, principalmente o Alckmin, serem responsabilizados pela tragédia que causaram. Essa crise não é o resultado apenas de negligência, mas de uma vontade ilimitada de ser ruim como governador e de tratar o bem público com cozinha porca e mal lavada da própria casa. Gostaria muito de saber quanto o governador e seus amigos do psdb estão levando com as ações da sabesp e com as compras de urgência que estão sendo feitas para tirar água da lama e coisas do gênero, fora os amigos que sempre encontram uma boquinha como conselheiros da sabesp. 

    1. Antes do alkimim, o pig.

      O pig sempre soube que o alkimim caminhava para o desastre. Mas permitiu e como resultado destroi um pouco do país, seu desejo maior, e fica com o alkimim na sua mão. O pig é muito mais responsável que o alkimim, que alías já se sabia ser incapaz de tudo. Coitado do paulista, traido pelo pig em todos os aspectos.

  4. Paulistada sou eu.

    Vamos e venhamos precisamos lembrar que SP esta dentro do BR. e que o preconceituoso esta dentro do BR, mas lembro que sem trabalhar não tera o que beber, a não ser que já esta no forno o bolsa água.

  5. Semelhanças

    Numa escalada este blog e talvez os outros que seguem idêntica linha editorial estão abordando o problema hídrico do Estado de São Paulo . O tema deveras é relevante, mas nunca poderia ser  deixado num quase esquecimento a suposta iminente crise energética. Estes duas realidades , o problema hídrico e o energético, deveriam ter  praticamente a mesma abordagem.Não o fazendo a nova mídia deixa a impressão de falta de imparcialidade, tão comum à mídia corporativa.Se este comentário for publicado será considerado um troll e ninguém se dará ao trabalho de rebatê-lo.Não vale a pena.

    1. Cada burraldo de dar dó. A

      Cada burraldo de dar dó. A crise de energia encarece a conta mas não há risco de racionamento. A crise de água em BH e Rio é similar à situação de São Paulo de dois anos atrás. E os respectivos governadores já estão agindo, coisa que o Alckmin não fez quando havia espaço.

      Ou melhore o nível ou mude o nome. O histórico João Alberto não merece um homônimo tão burro assim

    2. Sou tucano por agir com má fé, Ou ajo com má fé por ser tucano?

      Sem eletricidade vivemos mal, mas vivemos!

      Sem água morremos em três dias!

      Querer tratar as duas coisas como a mesma é no mínimo má fé!

    3. Água de beber, água de beber, Camará.

      João Adalberto, não banque o esperto, vou rebater você. Você fica assistindo aos “especialistas” da GloboNews e depois vem vomitar besteiras no blog. Estamos tratando do racionamento real e não declarado no Estado de São Paulo e principalmente, da falta de água na Capital, o que certamente provocará recessão econômica no Brasil inteiro, visto que se a economia do nosso estado espirra, a economia do país pode contrair pneumonia.

      NÂO está faltando energia elétrica. As usinas hidrelétricas novas estão sendo construídas a fio d’água, graças às falsas campanhas ambientalistas de quem nunca ligou para o verde como o Partido Verde, que de verde só entende as notas de dinheiro norte-americano e seus bandidos associados: PSDB, imprensa empresarial, etc. Esta seca está sendo umas das mais severas dos últimos 30 anos. Os reservatórios das hidrelétricas não estão cheios, mas hoje há interligação entre os diversos estados produtores e consumidores de energia elétrica, o que não havia em 2001. As termoelétricas foram acionadas, naturalmente, a energia vai custar mais. Mas quando as chuvas se normalizarem, as tarifas voltarão ao normal. Anormal era pagar a amortização de hidrelétricas que já haviam sido amortizadas. Quem esconde esse fato, é bandido, canalha e um grande f.d.p. Tenho dito!

    4. Há racionamento ou “interrupção” de energia no exato momento???

      Há racionamento ou “interrupção” de energia no exato momento??? No momento NÃO!

      De água onde não há racionamento oficial, posso afirmar que há “interrupção” frequente, porém de energia elétrica acontece isso? até  então NÃO!

  6. Enquanto isso a população que

    Enquanto isso a população que nada tem a ver com essas querelas jurídicas continua sofrendo com as irresponsabilidades de um governo que faz tudo para atenuar suas culpas no que já é uma das maiores omissões do Poder Público em toda a nossa história. 

  7. Cadê o Lobão ?
    Vai ficar 5

    Cadê o Lobão ?

    Vai ficar 5 dias sem tomar banho na boa ?

    Não vai falar nada ?

    Vai pagar pau para o Alkimin assim como pagou para o aécio?

    Õ Lobão, convoca uma passeata com aquela turma que quer intervenção militar, os que são contra o bolsa familia, cotas,…  e não esqueça de convidar o tio rei. 

    Vão ficar caladinhos, não vão falar nada ?

    Bando de porcos !!!

  8. hilário é a gente ficar defendendo o interesse do consumidor…

    ficarmos preocupados com a situação deles,

    e uns e outros entrarem aqui para defenderem justamente os tucanos que deram o golpe da água na maior cara de pau

     

    desisto

     

    que sigam de olhos vendados ou sem acreditar que aos tucanos só interessam as águas anônimas

    ou internacionais

  9. Ministério Público

    Ministério Público brasileiro, já sabemos, ultra light com os tucanos e hard core com o governo e com o PT. Gente que presta concurso e só lê Veja, Folha, Estadão e assiste o JN.

    O que esperar dessa gente sem cultura mínima e sem cultura política e contextualizada, oriunda majoritariamente dos segmentos mais privilegiados do Brasil, majoritariamente brancos e que dentro do aparelho do Estado, como juízes, promotores, procuradores reproduzem o esquemão da Casa Grande e da Senzala?

    O que esperar se os concursos públicos no Brasil, para escolher os defensores do povo são decorebas de leis, de códigos, de jurisprudências ultrapassadas, onde bancas famigliares desbancam qualquer um que não se enquadre no status quo?

    O que esperar de critérios tão naftalínicos, imutáveis e segregadores para escolher agentes estatais que deveriam ser os defensores da Constituição, se estão a acolher para os seus quadros os defensores da ordem, sem nenhuma perspectiva do Direito como algo mutável, moldável e a serviço do direito das imensas maiorias?

    Não há nada mais quadrado, classista, reacionário, rude mesmo, do que o que passa pela cabeça da maioria dos operadores estatais do Direito no Brasil.

    E isso precisa ser mudado, urgentemente. Formam uma casta branca, reacionária, inculta e que prestam um enorme serviço para o atraso do Brasil!

     

  10. Realidade política do dia

    1. O alkimim está na mão do pig. Seria destruido em minutos se o pig abrisse o bico. O que outros estados fazem agora, em tempo, para evitar o pior do racionamento, o alkimim deveria ter feito há no mínimo um ano e meio, não fez, e o desastre é iminente. O pig usará o alkimim como quizera partir de agora. E coitado do paulista que foi na conversa dos dois..

    2.Enquanto distrai os bobos, batalha à toda para tentar destruir o pt. Para isso busca destruir a petrobrás, que é um projeto antigo do pig, e promove o nobre eduardo cunha para presidente da câmara. Vai tentando o que tenta a 12 anos, sem sucesso.

    3. O psdb, com o racionamento e a submissão ao pig, acaba de vez. Alguem viu o psdb por aí? Foi o que lhe custou o colo macio e quentinho do pig bandido.

    4. A Dilma está solta e leve, e com a faca e o queijo na mão para continuar a fazer o melhor para o país

     

     

  11. A falida globo fala assim:

    A falida globo fala assim: MAIS DETALHES DA CRISE DA AGUA NO BRASIL LOGO MAIS NO JORNAL NACIONAL . . . . K K K K K . . . . . no Brasil . . . . . . .

    1. kkkk….Por acaso meu

      kkkk….Por acaso meu filho,deixou na Globo news….ridicula a chamada ” Crise de agua no sudeste”.

      peraí só  São Paulo e Minas é sudeste?Ai o governador do Rio acho que não combinaram com ele,me dispara “nós investimos em infra estrutura hidrica estavamos prepararados ainda podemos suportar”.

      Cara ley de medios já! se vim a tragédia aqui em sampa esse lixo da rede globo tem que ser o primeiro a ir para forca!

  12. http://www.camarapauliceia.sp

    http://www.camarapauliceia.sp.gov.br/galerias/Rio%20Parana/7.jpg

    O MP traz agua para São Paulo? Um despacho faz aparecer agua? É uma visão lusitana do mundo.

    Um mega plano, com custo de US$5 bilhões, resolveria o problema. Trazer agua do Rio Paraná, que tem FLUXO de 15.000 m3 por segundo, mil vezes o que São Paulo consome, só depende de dinheiro, não há nenhuma dificuldade técnica.

    E não depende de MP, depende de engenharia e dinheiro. Cano para trazer agua é coiss antiga, os romanos já usavam antes de Cristo.

  13. Nobre Luis Nassif,
     
    O MPE e

    Nobre Luis Nassif,

     

    O MPE e o MPF são igualmente responsáveis pela tragédia que se abaterá sobre a Região Metropolitana de São Paulo. O MPE absolutamente tucanizado e o MPF buscando furos para aparecer na mídia, esqueceram de sua tarefa básica que é defender o cidadãos comum. Mas como exigir desses fulanos que entram no MPF cabeça para a favela sem água, se eles são recrutados entre aqueles que dão o F para os pobres. Hein?

  14. MPs fazem, juizes contrariam

    Vamos lembrar que os MPs conseguiram liminar,mas o judiciario foi contra…. 
    Os srs juizes estão se esquecendo que a água vai secar em TODAS as torneiras, inclusive nas torneiras deles.

    Ação MPF/MPE Cantareira

    http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_urbanismo_e_meio_ambiente/GTEaguas/GTEaguas_AcoesCivPubl/ACP_VOLUME_MORTO_PETICAO_INICIAL_com_bookmarks.pdf

    Ação Cantareira-liminar

    http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/noticias/publicacao_noticias/2014/2014_outubro/LIMINAR%20CANTAREIRA%20141009cantareira.pdf
     

    Suspensão da liminar
     

    http://web.trf3.jus.br/noticias/uploaddir/file/Suspens%C3%A3o%20de%20Liminar%202014_03_00_026249-0.pdf

  15. MPs fazem, juizes contrariam

    Vamos lembrar que os MPs conseguiram liminar,mas o judiciario foi contra…. 
    Os srs juizes estão se esquecendo que a água vai secar em TODAS as torneiras, inclusive nas torneiras deles.

    Ação MPF/MPE Cantareira

    http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_urbanismo_e_meio_ambiente/GTEaguas/GTEaguas_AcoesCivPubl/ACP_VOLUME_MORTO_PETICAO_INICIAL_com_bookmarks.pdf

    Ação Cantareira-liminar

    http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/noticias/publicacao_noticias/2014/2014_outubro/LIMINAR%20CANTAREIRA%20141009cantareira.pdf
     

    Suspensão da liminar
     

    http://web.trf3.jus.br/noticias/uploaddir/file/Suspens%C3%A3o%20de%20Liminar%202014_03_00_026249-0.pdf

  16. Essa situacao ja vem se

    Essa situacao ja vem se complicando ha anos. O Ministerio Publico comecou a enxergar algo errado em setembro de 

    2014. O “agilissimo” Judiciario nao viu nada, ainda. Quando ver, tomara a providencia que a Midia mandar. Se duvidar, eles mandam prender Haddad e os prefeitos petistas das cidades que estao sem agua.

    O q podemos esperar desse antro, que so atrasa e corroi o pais. Esta ai Moro e  seu bandido de estimacao, Youssef, tentando quebrar a Petrobras e o pais, e os parceiros do Supremo, assistindo o espetaculo e aplaudindo.

  17. Não entendo porque o Nassif

    Não entendo porque o Nassif tenta defender esta casta do MP do Brasil.

    Uma casta branca e sem cultura, absolutamente infensa às necessidades do povo, haja vista Pinheirinho, assassinatos sistemáticos de jovens negros nas periferias das grandes  cidades brasileiras sem nenhum resquício de passagem pelo sistema criminal, covardia absoluta em enquadrar a polícia de São Paulo em seus arroubos de fúria e violência sem limites, desconhecimento absoluto das questões ligadas ao meio ambiente (lógico, se prepararam para decorar códigos!), e mais, distanciamento absoluto da população mais necessitada para fazer valer seus direitos.

    Todos nós sabemos que aí reside, no MP Brasileiro, seja estadual ou federal, uma das maiores questões que teremos que enfrentar para tornar o Brasil um país moderno.

    Os MPs perderam sua aura dos anos pós CF 88. Viraram um poder para si. Afastado da população que mais precisa. Isso é fato. Na CF 88 com todos os direitos que receberam, não foi uma instituição pensada para se tornar mais um quisto de resistência á modernização do país. Hoje se convertaram numa casta, muito bem paga, para não fazer nada em nome do avanço  da democracia! Se tornaram entrave. Haja vista esta situação de São Paulo em relaçao à questão da água.

    Hoje o cidadão comum, o desassistido de todas as formas, bem como as grandes questões nacionais e regionais não contam com gente com inteligência no MP para sair das meras interposições jurídicas que aprenderam nos cursinhos e nas faculdades de Direito, o que no mais das vezes, se resume a pedido de tutela antecipada nos feitos que propugna.

    Uma reforma no MP e nos seus critérios de admissão faria muito bem a um país em ebulição, eu acho….

    Na magistratura brasileira, absolutamente dogmática, corrupta localmente, despreparada, burocratizada, o buraco é muito pior.

     

     

  18. O MP e o Judiciario estao se

    O MP e o Judiciario estao se lixando para o Brasil e para seu povo. Eles representam para o Brasil, o q representa as Forcas Armadas do Egito para seu povo, uma casta corrupta  que mina o pais para entrega-lo ao Imperio. 

     

  19. Discordo. O MP também tem

    Discordo. O MP também tem culpa no cartório. Geraldo Alckmin escolheu ser o governador dos interesses dos acionistas gringos da Sabesp em São Paulo. Isto explica o desprezo que ele devotou às necessidades dos paulistas. Mas tudo o que ele fez para garantir os lucros mesquinhos dos gringos foi feito com ajuda do MP, da PM, da ALESP e do TJSP. Sampa não tem instituições capazes de impedir interesses privados de se sobreporem ao interesse público, tampouco conseguirá responsabilizar este criminoso que age como se fosse um monarca estrangeiro absoluto dentro de parte do território brasileiro. Portanto, uma Intervenção Federal é indispensável.

  20. NÃO ME TOQUES

           Eu sempre lembro que o Jornalista Jânio de Freitas há vária décadas escreveu que via crescer enormes grades nas casas e condomínios em São Paulo para proteção contra os bandidos. O Empresário Mário Amato processou o Jornalista.

           Sobre a crescente criminalidade no Estado e sua divulgação pelos meios de comunicação o “gênio” radialista Afanásio Jazadi disse que “é coisa de carioca brigando pelos turistas”. Realmente uns gênios.

           E assim todos os problemas são tratados em São Paulo.

           Como o tuiteiro Palmério Dória: SÃO PAULO, antiga locomotiva do país, virou Trem-Fantasma nas mãos dos Tucanos.

  21. A yeda crusius(psdb), aqui no

    A yeda crusius(psdb), aqui no RS, não teve perdão. O eleitor deixou a senhora bicuda falando sozinha. Quando sp vai dar um basta aos esfoliadores do estado? Tudo bem, a máfia midiática do estado é poderosa, mas se o cidadão paulista fizer a gentileza de se informar pelo menos UM POUCO sobre o que realmente acontece com os corruptos e sucateadores governos psdbistas, estariam colaborando, MUITO, para o país avançar e denotar a máfia desse estado(mídia, justiciaria, mp, e tais). SP está contaminado, seus órgão todos em função, ÚNICA EEXCLUSIVAMENTE, do psdb e de seus interesses. O alckimin(picuinha), já teve suas contas de campanha desaprovadas, a incompetência é explícita, o que mais é necessário para alguém da JUSTIÇA eleitoral tomar uma atitude? Ah, tá certo, esqueci que são meros balcões de negócios. Pelo menos é o que deixam transparecer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador