A piada pronta

Matéria do Estadão, sobre a investigação da corregedoria da Polícia Federal em relação à Satiagraha. A matéria diz que o delegado Protógenes espionou o notório advogado Nélio Machado (clique aqui).

Diz a matéria do óbvio Fausto Macedo:

“O inquérito deverá ser concluído em março. Protógenes deverá ser indiciado por quebra de sigilo funcional.”

Na repercussão, quem o Estadão vai ouvir? Surpresa: Delegado e deputado Marcelo Itagiba:

Itagiba afirmou que a Satiagraha, operação da PF que resultou na prisão temporária de Dantas, foi marcada por “abusos de poder”. “O caso é grave pois viola o Estado democrático de direito”, lamentou. “O episódio reforça os abusos de poder praticados no decorrer da Satiagraha tanto por parte da Abin quanto do delegado da PF”, afirmou.

Na avaliação de Itagiba, a revelação de que Protógenes espionou o advogado de Dantas reforça que “o poder precisa ser controlado”. “As pessoas acham que os fins justificam os meios. Os fins não podem justificar os meios. O Estado não pode cometer os mesmos crimes com a justificativa de que está atrás de criminosos.”

O “furo” do Fausto, que lhe permitiu acusar Protógenes de “quebra de sigilo funcional”, se baseou em uma informação vazada de um relatório sigiloso, de um inquérito em andamento, obtida graças à quebra do sigilo funcional. É o país da piada pronta.

Só para que não pairem dúvidas: o inquérito da PF tem o intuito claro de anular a Satiagraha, não de salvá-la, como originalmente anunciado.

Antes disso, até vídeos pornográficos em computadores da ABIN foram utilizados pelo titular do inquérito – imediatamente reverberado pelos deputados da CPI do Grampo.

Dos ataques anônimos

Aí vai um comentário foi colocado no Blog no dia 9 passado. Não entendi o que quis dizer, o que vem a ser “acusados secundários” mas deixo registrado. Pode ser que algum novo episódio esclareça o significado desse “acusados secundários” ou indique novos vazamentos e armações. Obviamente o email é falso.

Ricardo Chaer

[email protected]

LN,

Diga a seus baba-ovos o porquê não comenta os acusados secundários.
Para não comprometer sua torneira-quente, não? Que o diga Demarco.

Veja as próximas Vejas, e verá!

Essas armações se dão em plena era da Internet, dos Blogs, da circulação ampla da informação. Mas continuam agindo como se vivessem os velhos tempos das armações impunes.

Não é à toa que, com praticamente todos os grandes veículos endossando Gilmar, Dantas e Nélio, tenham perdido tão bisonhamente a batalha da comunicação.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. caro nassif

    Pergunto :

    1
    caro nassif

    Pergunto :

    1 -este comentário veio em que matéria ? (só para saber do que se tratava)
    2- o que é “baba ovo” e “torneira quente” (só imagino, mas não sei na net ou na gíria o que é)

    No aguardo para formar alguma opinião sobre o recado mascarado.

    Em uma sobre Mendes, Satiagraha. A gíria me parece de repórter de porta de cadeia.

  2. este inquérito é conduzido
    este inquérito é conduzido pelo delegado amaro. não confundir com o do delegado que sibstituiu protógenes.

  3. Não nos deixemos cegar pela
    Não nos deixemos cegar pela paixão.

    Independente de a reportagem ser fruto de violação de sigilo (mais uma), o conteúdo da reportagem procede?

    Se procede, quais os riscos para os desdobramentos da Operação Satiagraha?

    Por que essa reportagem saiu logo agora no meio do recesso do STF? (Imagino que poderia ter saído antes… já que esses pendrives foram apreendidos há um bom tempo)

    Alguma autoridade pública vai apurar o vazamento ocorrido para o Fausto Macedo?

    Um abraço.

  4. Sobre a soltura do Valério,
    Sobre a soltura do Valério, discuti muito com entendidos não a soltura,
    mas não pela soltura em si e sim na forma jurídica.
    Bati na mesa que estava errado pois o caso estava nas mãos da Min. Carmem Lucia.

    Hoje, no blog do Fred, acabei de ler o que rebati.

    Eis :(do post do Fred)

    Decisão de Gilmar não surpreende procuradora
    Da procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República em São Paulo, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, em reportagem de Fausto Macedo no “O Estado de S.Paulo” desta sexta-feira (16/1), sobre a soltura de Marcos Valério:

    “Quando um habeas corpus cai nas mãos de Gilmar Mendes já se sabe que ele vai conceder, é só ficar esperando quando vai ser concedido. Surpreenderia muito se ele tivesse mantido a prisão de Valério, dentro do que conhecemos o ministro em decisões anteriores, em outros plantões em que ele concedeu liminares”.

    Luiza Cristina viu semelhança com outras decisões de Gilmar Mendes, quando o ministro por duas vezes mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas. Segundo a reportagem, ela destacou que o habeas corpus de Valério havia sido distribuído no STF para a ministra Carmen Lúcia. “A ministra é preventa, cabe a ela decidir. Mas esperaram que o STF entrasse no recesso”.

    Se quiser a integra do despacho da Ministra posso te passar, pois tenho aqui. Vale a leitura

  5. A pior coisa é deixar algo
    A pior coisa é deixar algo no ar. Muito malicioso essse cidadão, para não dizer outra coisa.
    Se sabe de algo por que não fala francamente?
    Não dá para levar a sério.

  6. Pena que essa piada não seja
    Pena que essa piada não seja nada engraçada…

    Quantos anos tem Gilmar Mendes? Quanto tempo mais até que ele se aposente? Não tem jeito de se livrar dele antes?

  7. De manhã li os comentários
    De manhã li os comentários dos leitores no site e só tinha comentário malhando a reportagem e o jornal.

    Quando olho à tarde tinha um único comentário, lógico que apoioando a matéria.

  8. Entre os vários motivos pelos
    Entre os vários motivos pelos quais a internet acabará com a mídia impressa estão as informações falsas, tendenciosas, partidárias e parciais que na web chegam mais rápido.O fator interatividade nos moldes atuais é apenas um combustível à hipocrisia midiática.

  9. Não é possível uma ação do
    Não é possível uma ação do ministério público neste caso ou mesmo uma ação popular? Inclusive como perguntou o paulo henrique amorim? Por que não vazou o pen drive inteiro?

  10. tenho á nitida impressão que
    tenho á nitida impressão que essas pessoas sente-se acuadas e partiram pro ataque,os atos que assistimos não são de coragem,são atos desesperados de um jogo que ira se tornar cada dia mais violento.o tempo até 2010 é curto e é preciso aplainar o terreno tirar ou isolar essa 0posição de blogs e jornalistas que mostram uma realidade que deve ser omitida á todo custo.meu caro voce deve estar ciente que os ataques vão ser cada vez mais vis e mentirosos. porem essa nova leva de leitores de internet esta cada vez mais e melhor informada ,vamos fazer á diferença e derrotar á truculencia dessa mafia que hoje pensa ser imbativel.

  11. Caro Nassif:
    O nome disso é
    Caro Nassif:
    O nome disso é casca de banana. Raciocine, se o inquérito corre em segredo de justiça. eles querem é que o Protógenes dê um passo em falso e diga alguma coisa, aí eles irão dizer que o mesmo tornou público um inquérito que corre em segredo de justiça. Mas, o DELEGADO NÃO É BOBO! Como bem disse acima o Ivan, lógico que alguém foi espionado, assim como alguém (Me recuso a pronunciar esse nome) foi grampeado por alguém, e depois não foi mais espionado e nem grampeado por alguém, e aí o tempo passa e e chega 2010 e elege-se o psicopata, e fica tudo como Dantas…ops dantes no quartel de…………………………………

  12. Que maluco!!
    Deve ser alguém
    Que maluco!!
    Deve ser alguém da veja fazendo ameaças de forma anônima.

    Conheço as expressões:

    Torneira quente é sinônimo de esquerdista porque geralmente fica no lado esquerdo da pia.

    Baba ovo é sinônimo de puxa-saco aqui no Sul.

  13. Será que haverá indignação a
    Será que haverá indignação a respeito deste vazamento de investigação policial?

    Será que com este vazamento, este inquérito não está passivel de ser anulado judicialmente?

    São indagações importantes e com fundamentos, porém, parece que o lado de Daniel Dantas é invencível e saíra ileso. Ou estou errado?

  14. Ha um metodo, uma tecnica
    Ha um metodo, uma tecnica universal pra coisas neocons.

    Primeiro descobrem qual eh a proxima acusacao que vai cair sobre eles. Imediatamente, acusam outra pessoa de praticar aquele crime em particular.

    Quando chega na “media”, os espioes repercutem como verdade pura um lado da historia porque ja foram previamente avisados por… uma acusacao falsa saida dos “aliados” secretos deles.

    Pode contar com isso: alguem foi espionado, mais especificamente, o advogado de alguem. E nao foi quem o estadao disse que foi.

    Ha um metodo pra coisas neocons.

  15. Mas vem cá, não abriram esta
    Mas vem cá, não abriram esta investigação que todo dia vaza pra mídia, para apurar o vazamento de informações da Satiagraha?
    Será que o nobre deputado da Bancada do Dr. Daniel Dantas pedirá uma CPI para apurar o vazamento do vazamento???

  16. Estou, agora sim, estarrecido
    Estou, agora sim, estarrecido e esclarecido sobre o motivo de também a ministra do STF Ellen Gracie dar proteção, mesmo que pequena, a Daniel Dantas. Ela namora o jornalista Roberto D´Ávila que, por sua vez, virou lobista e recebe dinheiro vivo, em dólares, de Naji Nahas, que intermedia o pagamento, possivelmente de Daniel Dantas a jornalistas. E D´Ávila cobrou para entrevistar um “gordinho”, como parte do esquema. Está tudo degravado no site do PHA, resultado da Operação Satiagraha. Eis aí um bom motivo para grande parte da imprensa, do judiciário e do legislativo, e até do executivo, querer o fim da Satiagraha. Rapaz, os delegados Protógenes e Paulo Lacerda simplesmente tiraram o tapete da sala e expôs os podres e as podridões. E os podres são pessoas sorridentes, elegantes, de alto coturno, com se dizia na caserna. Até tu, Ellen Gracie?

  17. Falando em piada pronta, do
    Falando em piada pronta, do mesmo “Estadão”:
    “SÃO PAULO – O Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo absolveu o empresário Oscar Maroni Filho da acusação de manter um esquema de prostituição na boate Bahamas, em Moema, na zona sul de São Paulo. O recurso proposto pelo advogado dele, Mauro Otávio Nacif, foi aceito por maioria de votos. “Não era uma casa de prostituição. O tribunal entendeu que era apenas uma boate com mil atrativos”, explicou Nacif.”
    Será que o nosso Nassif anda fazendo uns biquinhos no judiciário, disfarçado com um “c”?
    Criou-se jurisprudência: “não é corrupção, é apenas a apresentação de oportunidades com mil atrativos.” Agora entendo alguns HCs do STF. O que inocenta são os “mil atrativos”.
    Só pra descontrair.

  18. “Protógenes espionou o
    “Protógenes espionou o notório advogado Nélio Machado” . . . .

    Que tal trocar “notório” por indisfarsavel ?!!!!!! . . . . . o absurdo é de tal ordem que chegam a afirmar haver espionagem contra a turma do mal, ora ora, não é preciso nem espionagem, a bandidagem está totalmente garantida e tao à vontade que age na maior cara dura, com a maior desenvoltura . . . . . .

  19. A giria nao me parece da
    A giria nao me parece da advogado de porta de cadeia e sim de quem esteja familiarizado com escrivaninhas de delegacias . . . . é coisa de Baixadas . . . . . .

  20. NASSIF, acho que os acusados
    NASSIF, acho que os acusados secundários são o Pita e o Nahas…
    De vez em quando, alguns no blog, não sei porque, sempre te cobraram
    maiores comentários sobre eles. A impressão que dá é que ele insinua que
    eles(Pita e/ou Nahas) teriam ligações com o Demarco, daí, segundo ele,
    supostamente a sua omissão sobre eles..

    Ah, é possível.

  21. Nassif,
    o seu comentário
    Nassif,
    o seu comentário colocado com a inteligência e a claridade que lhe é peculiar, não fazem mais do que refletir o obvio, o que esta na cara: o jornalista é cúmplice de um crime. Crime de vazamento de material sigiloso de um inquérito. Simples.

    Agora, será que para que um jornalista (principalmente se for da “tchurma” deles) seja indiciado, incriminado e condenado neste país é necessário que cometa crime contra a honra da senhora mãe do excelentissimo senhor Presidente do STF em cadeia nacional ao vivo e a cores.

    Cadê a ABI e o CNJ?

    Quanto ao email do marginal:
    “Torneira-quente” deve ser giria querendo insinuar o patrocinio de alguem do esquema.
    São bons e valentes para difamar a honra alheia, mas covardes o suficiente para se esconderem no anonimato.
    E ai Nassif, tremendo da Veja? Coitados, não tem desconfiometro…

    PS: Estou seguindo o conselho do Presidente Lula, não leio mais jornais nem revistas de qualidade e conteúdo duvidosos, há muito, mais muito tempo.

  22. Andei lendo os comentários,
    Andei lendo os comentários, as justificativas para soltar Daniel Dantas a “ira” do congresso para a prisão do mesmo e vi que Gilmar Mendes e os comparsas do judiciário e do congresso estavam preocupados com OS GRAMPOS E AS ALGEMAS, não vi unzinho se quer preocupado com o montante de dinheiro roubado do contribuinte, ou seja, ladrão neste país é julgado e defendido pela forma que é preso e não pelo delito ou melhor O QUE IMPORTA É A IMAGEM DO LADRÃO O CONTRIBUINTE QUE SE DANE, AFINAL É DINHEIRO DE NINGUÉM.

  23. Pra quem não sabe, baba ovo é
    Pra quem não sabe, baba ovo é puxa saco.

    Gíria recorrente aqui em Belo Horizonte.

    Por aí já dá pro Nassif ter uma pista de onde partiu o ataque…

  24. o cara eh um idiota completo:
    o cara eh um idiota completo: aterroriza com as proximas edicoes de veja…ora, qualquer oisa que venha de veja ja se sabe de antemao que sera duvidoso…
    essa expressao baba-ovo me lembra o filme de bergmann, aquela perseguicao nazista, um terror sem fim… Esse tipo de coisa obscura so remete ao medo. Ora, se o cara tem a verdade, deveria expo-la…Mas se aterroriza, perde a razao, se a tem, o que eh de duvidar…

  25. André Oliveira, você está
    André Oliveira, você está maluco? O Fausto Macedo, que quer detonar o Protógenes, é do Estadão. Esse jornal, junto com a Folha, O Globo e etc, trabalha incansavelmente pela eleição do Serra. Para com isso. Quem criou o Daniel Dantas foi o PSDB, com as privataria na telefonia. Quem acabou com a festa foi o governo do PT. É bom lembrar que se não fosse o Gilmar Dantas, tucano até a alma, o Dantas estaria preso. Tucanos, tomem que o filho é teu!

  26. Seja quem for o autor do
    Seja quem for o autor do “ataque anônimo” é uma besta quadrada: entraga a veja como porta-voz da quadrilha.
    Pegou mal pro bando abrir assim o jogo. Só falta te escreverem que vão mandar o Gilmar Dantas pegar no seu pé….

  27. Esse Fausto Macedo é um
    Esse Fausto Macedo é um fanfarrão, para não dizer coisa pior. O Protógenes estava investigando o Daniel Dantas e quadrilha. O Nélio Machado, como a maioria dos advogados de bandido, faz parte da quadrilha. Porque cargas d’água esse individuo ficaria fora da investigação? Só por que a OAB faz beicinho?

  28. Triste mundo da ilusão
    Triste mundo da ilusão midiática, dos interesses contrariados, do consumismo desenfreado.
    Livre mercado para o grande deus – o deus dinheiro.
    Poder, aparencias, hipocrisia.
    Instintos.
    O Homo Sapiens morreu.
    Salve o Homo Imbecilis.

  29. Não creio que perderam a
    Não creio que perderam a batalha da comunicação, antes pelo contrário. Fica a impressão de que toda essa história de investigação e de processo foi pantomima para distrair a turba enquanto eles agiam com a absoluta compreensão e boa vontade dos poderes (executivo, legislativo, judiciário, ministérios) e dos intervenientes.

    Até agora todos os objetivos de todos eles foram alcançados. A BrT-Oi aprovada, Dantas ressarcido, e solto, Nelio vociferante, Dr. Gilmar liberando Habeas Corpus e esculachando juizes “inferiores” entre uma viagem e outra à Alemanha, Lacerda em Portugal, Protógenes sob investigação (e vai, sim, sobrar pra ele), Veja livre leve e solta e aprontando novas, que mais nós queremos?

    O triunfo do fracasso?

    Ontem, distraído no zapping, passei pelo canal da TV JUSTIÇA (a isenta, a pura, a que só fala nos autos) e lá estava o repeteco da entrevista do Doutor Gilmar na Cultura: na tela, o homem do chapéu, vociferante, sendo ouvido atentamente pelo Doutor Gilmar.

  30. Hoje quando abri a pagina de
    Hoje quando abri a pagina de abertura da folha On-Line, me deparei com a seguinte chamada:

    Dantas

    OAB critica Protógenes por grampear advogado
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/

    Logo pensei:”IHHH! pegaram o protógenes!! rapidamente cliquei na chamada e apareceu isso:

    16/01/2009 – 18p9
    OAB critica Protógenes por “SUPOSTO” grampo contra advogado de Dantas
    Publicidade

    da Folha Online

    Sacanagem essa folha de São Paulo né!

  31. Mas uma para confirmarmos que
    Mas uma para confirmarmos que Daniel Dantas ganha de goleada! Repito: Satiagraha não vai virar nada! Muita gente batendo de todos os lados.

    O Brasil cheira mal depois dessa operação.

    Delegado Protógenes com toda certeza será sumariamente despedido do DPF, afinal Paulo Lacerda saiu por muito menos da Abin.

    A PF procura delegados como o senhor Itagiba. É desse tipo que eles gostam por lá.

  32. Caro Nassif,

    Pode parecer
    Caro Nassif,

    Pode parecer uma viagem da minha parte, mas o que acontece em relação a Daniel Dantas tem tudo a ver com, por exemplo, a concentração no setor frigorífico, ou ainda com a “política econômica” pró-banqueiro do BACEN.

    O gov Lula tem, como único projeto, a gerência do capitalismo existente no Brasil, como ele se apresenta, isto é, respeitando a corrrelação de forças ora existente entre as frações da classe dominante e mantendo as condições para a reprodução do status quo. Faz, para isso, as concessões mínimas indispensáveis ao amortecimento das pressões sociais, enquanto coopta ou reprime os movimentos sociais mais combativos.

    O que isso quer dizer, na prática? Entre outras coisas, que o gov Lula não mexe em vespeiros. Se DD é um dos representantes deste time que está ganhando há mais de doze anos, seguirá ganhando. Como é que o governo vai prender o sujeito que ajudou a criar a BrOi? Se Marcos Valério é, como tudo indica, um operador de Daniel Dantas que errou a mão e queimou o próprio filme, vai passar alguns aborrecimentos e será liberado pelos bons serviços prestados.

    A carbonização de gente incômoda como Protógenes Queiroz, Paulo Lacerda e outros personagens que teimam em agir de acordo com suas convicções é só uma faceta desta história, e tem propósito educacional para os “formadores de opinião”, ou seja, nós, pequeno-burgueses com algum grau de consciência política. Podemos nos indignar, esbravejar, mas eventualmente esqueceremos os eventos e os personagens, pois são todos contingentes. O projeto – e os rumos a que ele conduz – estes sim, são permanentes. Além disso, é visível que Lula, pessoalmente, não está – se é que algum dia esteve – interessado em passar para a História como o sujeito que mudou este estado de coisas. O objetivo dele é o de arranjar um posto honorífico qualquer, tipo secretário-geral de OEA, ONU…

    A mudança, portanto, se é que a desejamos, não haverá de passar pelas mãos nem de Dilma, nem de Serra nem de qualquer outro representante do mainstream político-institucional brasileiro. PT e PSDB são, na expressão feliz de Christovam Buarque, sublegendas do mesmo partido da ordem.

  33. O repórter Fausto Macedo está
    O repórter Fausto Macedo está em dívida com a sociedade e o Estado de Direito Democrático. Ele publicou, em nome da liberdade de imprensa e direito à informação, fatos (incompletos) atribuídos ao Delegado Protógenes. A origem desses fatos é um policial que cometeu um crime (quebra de sigilo) com o propósito de beneficiar uma organização criminosa (Dantas e consórcio).
    Fausto precisa agora nos informar quem é o polícial criminoso que está a serviço do crime organizado. Fausto sabe quem é, da mesma forma que a repórter Andréa Michel (pode até ser o mesmo policial).

  34. Itagiba faz parte de um grupo
    Itagiba faz parte de um grupo de pessoas que têm um estado de direito exclusivo, criado só para eles, idealizado pelo ministro Gilmar Mendes. Este grupo tem a grande imprensa para repercutir como verdade tudo o que dizem e pretende que todo o país reconheça suas determinações.

  35. Fausto Macedo é repórter do
    Fausto Macedo é repórter do Grupo Estado lotado diretamente no staff da direção. Ele não responde a nenhuma editoria específica. Sua tarefa é, exclusivamente, produzir denúncias contra os inimigos do grupo – eventuais ou permanetes. São clássicas as suas “reportagens” contra o ex-senador e ex-governador Orestes Quércia. Quando se lé o nome de Fausto Macedo na assinatura de um texto, pode-se ter certeza de que o assunto e sua abordagem são do interesse mais direto e visceral da corporação O Estado de S. Paulo S.A.

  36. Eu fico passada com a
    Eu fico passada com a retorica dessa gente, todo o tempo a procura de algo para destuir a operação Satiagraha e quem a defende.

    Tudo isso, alias, me fez lembrar Drummond:
    “Que século, meu Deus! Exclamaram os ratos. E voltaram a roer o edificio”.

  37. Estadão, Alberto, Banco
    Estadão, Alberto, Banco Paribas, Banestado, dívida pública brasileira etc., tudo isso são farinha do mesmo saco.
    Infelizmente, o Brasil é uma farsa, protegida pela mídia comandada por Estadão, Folha, Globo, Veja etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador