A resposta do TCU ao assassinato de reputação envolvendo o pai de Padilha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Tribunal de Contas da União conclui que contratos firmados entre a ONG do pai de Alexandre Padilha e o governo federal foram cumpridos adequadamente

Jornal GGN – No início deste ano, quando o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) já era cotado para disputar a eleição em São Paulo contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a imprensa tradicional se debruçou sobre a vida do titular, em busca de capas de jornais negativas para o petista. Em uma delas, a Folha cravou: Padilha, antes de deixar a Pasta de Saúde, assinou contrato com a ONG do próprio pai, a Koinonia. Luis Nassif escreveu sobre o assassinato da reputação de Anivaldo Padilha – sócio e fundador da entidade respeitada internacionalmente – em meio a uma disputa política (clique aqui para ter acesso).

Como se repete há décadas nesse país, a grande mídia levantou a bola para a oposição – no caso, o PSDB, com um pedido de investigação no Senado – cortar. Na época, o que mais se viu foi tucano explorando a “promiscuidade” na relação do governo federal com a ONG. A repercussão acabou forçando Padilha a suspender um contrato com a Koinonia, que já tinha dinheiro empenhado para atuar no combate à aids junto ao Ministério.

Nesta segunda-feira (24), Anivaldo Padilha escreveu ao Jornal GGN:

Caro Nassif,

Espero que este seja o endereço correto para comunicação com você.

Não sei se você sabe mas Aloisio Nunes Ferreira, logo após aquela matéria da Folha, no início do ano, conseguiu a aprovação no  Senado de um requerimento para que o TCU investigasse todos os contratratos da KOINONIA, a ONG fundada por mim, com o governo Federal. Parece que esse processo correu em segredo porque KOINONIA só tomou conhecimento dele na semana passada com a publicaçào do acórdão no DOU [Diário Oficial da União]. Como era de se esperar, KOINONIA tem ficha mais limpa do que de tucano golpista. Envio em anexo cópia do acórdão e também da certidão emitida pelo TCU. Como você foi o jornalista que reagiu imediatamente contra a matéria da Folha, acho que vale a pena um novo artigo.

 

Um grande abraço,
Anivaldo Padilha

O acórdão do Tribunal de Contas da União está em anexo ao final desta matéria. Nele, o ministro relator Raimundo Carreiro informa “à Presidência do Senado que este Tribunal com o objetivo de avaliar os termos celebrados entre governo federal e a ONG Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço, desde o exercício de 2003, analisou a documentação encaminhada (…), e verificou, para os convênios e contratos abaixo discriminados, que, para as fases da despesa examinadas, houve a adequada observância aos princípios da legalidade e impessoalidade, bem como aos normativos pertinentes à matéria.”

O TCU analisou pelo menos seis convênios firmados a partir do primeiro ano do governo Lula entre a ONG de Padilha e o governo federal (Ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Polícias de Promoção da Igualdade Racional, dos Direitos Humanos, entre outros). Ao todo, cerca de R$ 2,5 milhões estão envolvidos.

O Tribunal fez uma ressalva ao Senado, informando que o Ministério do Esporte ainda precisa disponibilizar os contratos firmados com a ONG para análise, assim como outros documentos ainda em execução e que aguardam análise de prestação de contas pelo órgão competente. Mas deliberou pelo arquivamento dos autos até então observados. A pedido da ONG, o TCU também emitiu uma certidão de nada consta no último dia 21.

Na mesma data, o jornal O Globo deu o seguinte informe sobre a decisão do TCU:

“O TCU decidiu que todos os convênios da ONG Koinonia são legais. O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha está aliviado. O seu pai, Anivaldo, foi um dos fundadores da instituição. A investigação foi feita a pedido do PSDB paulista.”

A notinha saiu na coluna do jornalista Ilimar Franco.

A Folha ainda não reparou a capa de janeiro de 2014.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso os tucanos

    Enquanto isso os tucanos continuam intocáveis. Mais sujos que pau-de-galinheiro, posam de vestais. Como teflon, nada a eles adere. 

    Acumularam ao longo desse últimos vinte anos dezenas de escândalos. Mas nenhum, nem um só, foi esclarecido e muito menos punido. Compra da reeleição, privataria, mensalão, trensalão, aécioporto…….

    Agora dão chiliques na CPI da Petrobrás estando envolvidos até o pescoço. Confiam, como sempre, na imprensa amiga, digo, macomunada.

  2. ESSE ALOYSIO 300 MIL É UM

    ESSE ALOYSIO 300 MIL É UM VERME MESMO!!!! SÓ MESMO A ELITE PAULISTA PARA DAR SUPORTE A UMA COISA DESSAS. É COMPREENSÍVEL!!!!

  3. Que triste fim o de
    Que triste fim o de Aloisio.
    Na juventude foi um resistente da ditadura. Aderiu à luta armada.
    Agora, perto da morte, limpa a bunda com a própria biografia.

    1. Não acredito!

      Seguem desconstruindo impunimente reputações. Aloysio Nunes está para S. Paulo como Eduardo Cunha para o Rio de Janeiro!  Criaturas pequenas… São capazes das mais sórdidas armações para conseguirem  seus intentos!  Há um conluio muito grande e abrangente, haja vista o acontecido com o diretor da Petrobrás, Sr. Cosenza. Gushiken sofreu na carne e na alma as armadilhas desses nefastos.  Mas, como diz minha cunhada, aqui se faz e aqui se paga. Não gostaria de estar na pele desses que fazem tão mal à inocentes.   

  4. outra vez mais do que provado…

    que a desonestidade dessa parte da imprensa só tem trazido enormes prejuízos à Democracia

    o ativismo dessa imprensa em prol de tucanos e dos seus interesses tem assumido um colorido já 100% diverso das próprias regras e recomendações do STE que segue pregando o que  já cansamos de ver que nunca existiu, a livre escolha de candidatos

    tucanos sempre marcados e protegidos como honestos e petistas e seus aliados sendo acusados abertamente pelo rádio, jornais e pela tv como metidos em falcatruas que não se confirmam como tais, mas sempre após as eleições

    se isto não é conluio entre ambos, imprensa e STE, muito se parecem

  5. Quantas vezes durante a

    Quantas vezes durante a campanha, li comentários no chiquero do UOL chamando Padilha e o pai de ladrões, corruptos e etc…

    A pergunta que fica é: Quem vai ser resposabilizado por esse assassinato de reputações?

    1. Para que exista uma aliança

      Para que exista uma aliança tão duradoura como essa do PSDB, Grande Imprensa e outros poderes é preciso muito dinheiro e troca de favores. Lembrando que São Paulo é o estado mais rico da federação.  

  6. O resistente degenerado mas deslumbrado com o ocaso nublado

    Aloísio Nunes entristeceria Carlos Meriguela se tivesse vivo. Aloísio Nunes foi um resistente à Ditadura e motorista de Carlos Mariguela. Mariguela que morreu covardemente a tiros, pelos cangaceiros da opressão usurpadora do Poder, dentro de seu carro, e Aloísio amancebou-se com a direita covarde, retrógada e entreguista que tanto Mariguela combateu. Não acho que ser da direita seja algo abominável faz parte da democracia, mas abominável é se aliar a mentirosos e entreguistas da pátria. Hoje, mascarado de social democrata, Aloísio se revela um quinta coluna. Aloísio Nunes traiu a luta de Mariguela quando se alia a covardes e a poderosos entreguistas da pátria. Carlos Mariguela sonhou com um Brasil altaneiro, com um povo feliz. Aloísio Nunes, hoje senador, perdeu o trem da vitória que Carlos Mariguela sonhou e deu a sua vida. Triste fim político de um resistente sonhador.

    1. Eu estive ao lado do senador

      Eu estive ao lado do senador Aloísio numa fila de entrada do cinema Reserva Cultural, aqui em SP.

      Fisicamente, é uma pessoa degradada.

      Moralmente, você já o descreveu com maior propriedade, Saint Clair….

      O ódio corrompe as pessoas…

    2. Saint Clair, você não acha

      Saint Clair, você não acha interessante a história dessas pessoas? Lembre que Serra foi ao Chile, quando houve o golpe lá imediatamente foi aos USA. A trajetória do Fernando Henrique também não é muito diferente, exílio dourado sem que um fio de cabelo tenha sido tocado. E agora todos juntos em uma mesma organização?

    1. Isso é verdade.

      Ao menor sinal de algo que possa comprometer as esquerdas, a trollama desce em peso, por aqui. Agora, num momento verdade destes, desaparecem. Nós estaremos sempre por aqui, nos momentos bons e ruins, defendendo o que é defensável e condenando o condenável, seja de quem for, esquerda ou direita.

      Abraços!

  7. emociona ao ler isso.
    sei que

    emociona ao ler isso.

    sei que não é necesário, mas é bom parabenizar

    o nassif pelo rebate imediato ao ataque da folha naquele momento.

    deveria haver uma lei para resolver essa questão

    de denuncia sem comprovação, esses assassinatos de reputação..

    isso marca para sempre uma pessoa.

    depois do assassinato,

    uma notinha de rodapé que ninguém lê.

     

  8. Má vontade ou Utilização Política Partidária?

    Lamento como o Judiciário age em nosso país…A Acusação fou feita em janeiro de 2014…estamos no final de novembro, quando as eleições já se passaram…mas, o chamado “mensalão do PT” não foi demorado em seu julgamento, porque? Foi feito um julgamento estranho para a jurisprudência, utilizando-se de conceitos não normais do direito, a distribuição foi feita de maneira igualmente estranha, tudo antes das eleições…aliás foi um processo em que os advogados de defesa se sentiram cerceados…Já o chamado “mensalão tucano” não foi julgado pelo STF, foi distribuído para a justiça de Minas Gerais, etc…..O que acontece com o Judiciário Brasileiro….Porque a má vontade com  ações do Partido dos Trabalhadores….Porque o Senhor Gilmar Mendes está sentado sobre a ação sobre financiamento privado de campanha?   

    Se não podemos confiar no poder Legislativo, e muitas pessoas colocam dúvidas sobre o Executivo e agora sobre o poder Eleitoral, já estamos colocando dúvidas sobre a condução do poder Judiciário….E ai a famosa frase de um personagem da televisão: “Quem poderá nos Defender….”?

  9. Eu estava esperando pelo

    Eu estava esperando pelo desfecho. Acreditei no artigo do Nassif.

     

    O TCU está perdendo sua função! Do jeito que a coisa está andando, vai ser extinto!

  10. De nada adianta essa resposta.

    A reputação desse senhor já foi vilipendiada.

    Tudo porque o filho candidatou-se ao governo de “sumpalo”.

    Os tucanos fazem tudo para manter o poder. Como sempre!

    Só temos a lamentar, pois, mesmo “indo ao judiciário” será impossível atingir a todos quantos leram essas acusações falsas.

    Lembrei do ministro Alceni Guerra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador