Adiado depoimento de Lula em ação penal da Operação Zelotes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto DCM
 
Jornal GGN – O desembargador Néviton Guedes, do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília, adiou sem previsão de data, os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho Luís Cláudio, que aconteceriam no próximo dia 20, terça-feira.
 
Pela decisão, Lula só pode ser ouvido após o depoimento de todas as testemunhas arroladas pela defesa, inclusive as que moram fora do país.
 
Na Operação Zelotes, da Polícia Federal, Lula e o filho foram investigados e são acusados de crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa, sob a acusação de integrarem um esquema que vendia a promessa de interferências no governo federal para beneficiar empresas.

 
A tese da Polícia Federal é de que Lula, o filho e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de negociações irregulares no contrato de compra dos caças suecos Gripen e na prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos em medida provisória. Segundo o Ministério Público, Luís Cláudio teria recebido R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores.
 
A MP de incentivos fiscais para montadoras de veículos foi editada por Fernando Henrique Cardoso, em seu governo, e depois prorrogada por Lula, em seu governo. A compra dos caças Gripen foram feitas no governo Dilma Rousseff, após avaliação de especialistas quanto ao melhor para o País.
 
A defesa sustenta que Lula e o filho não participaram ou tiveram conhecimento dos atos de compra dos caças suecos. Os advogados denunciam que a investigação tramitou no Ministério Público de forma oculta e sem acesso à defesa. O responsável pelo processo na primeira instância é o juiz federal de piso Vallisney de Oliveira.
 
Com Agência Brasil
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador