Advogado de Genoino enfatiza tratamento feito antes do laudo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O advogado de José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, soltou nota comentando o estado de saúde do deputado e o recente laudo médico. O advogado enfatiza a esperança na recuperação de Genoino e enfatiza a conclusão deste último laudo, três dias após a internação ocorrida no Incor, significando melhora após resposta positiva ao tratamento.

Pacheco reafirma a preocupação com volta à Papuda, mesmo em regime semiaberto, que não oferece condições mínimas para a manutenção da saúde e integridade de Genoino.

O laudo foi divulgado afirmando que Genoino está com “condição patológica tratada e resolvida.” O documento foi assinado por Luiz Fernando Junqueira Júnior, professor de cardiologia da Universidade de Brasília e presidente da junta; Cantídio Lima Vieira, cardiologista e especialista em perícia médica; Fernando Antibas Atik, especialista em cirurgia cardiovascular; Alexandre Visconti Brick, professor de cirurgia cardiovascular, e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda, médica cardiologista do hospital universitário.

Com oito páginas, o documento enviado ao STF descreve os problemas de saúde de Genoino, afirmando que não é necessário tratamento domiciliar. No entanto, enfatizam a necessidade de acompanhamento médico periódico. Também, no documento, a descrição do paciente como tendo hipertensão leve e moderada, que é controlada por medicação. Recomendam, no entanto, dieta hipossódica, prática de atividade física, mas que não é imprescindível “a permanência domiciliar fixa do paciente”.

Resta agora ao ministro Joaquim Barbosa resolver se José Genoino permanece preso na Papuda ou em regime domiciliar.

Eis a nota do advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, na íntegra.

Nota Pública

A defesa de José Genoino Neto recebe a conclusão dos médicos peritos que o examinaram com renovada esperança na recuperação físico-clínica de seu constituinte.

Conforme acentuaram os experts, Genoino deve continuar a receber oferta e administração de regime terapêutico.

É importante sublinhar, neste momento, que laudo oficial realizado pelo IML do DF em 19 de novembro corrente atestou a gravidade de seu quadro de saúde.

Ressaltamos, assim, que os exames que embasam o laudo ora apresentado foram realizados pela junta médica três dias após a internação hospitalar de Genoino, nos quais pode ele receber todos os cuidados terapêuticos de que efetivamente necessita.

Seguimos, pois, preocupados com sua saúde, já que, por óbvio, a cadeia, mesmo em regime semiaberto, não apresenta condições mínimas para seu completo tratamento e recuperação. 

Luiz Fernando Pacheco – advogado

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Corto a “minha” fora e dou

    Corto a “minha” fora e dou pro gato comer se o Barbosão, junto com o amicíssimo e tucaníssimo juiz, autorizarem a domiciliar.

  2. Como sempre o jogo de

    Como sempre o jogo de “palavras”. Mas, do que nunca a manifestação do advogado do Genoíno é explicíto. Depois de 3 (três)  em tratamento adequado na unidade hospitalar determinada, é claro que suas condições seriam bem melhores do que as condições de entrada do atendimento. Na indica que não poderá haver uma reversão nesse quadro de melhora progressiva. Então, é óbvio, que seu atendimento deverá ser o mais adequado possivel, para a sua sobrevivência. A junta médica simplesmente atestou o presente momento e não emitiu outros paraceres. 

  3. E
    E o Roberto Jefferson e o

    E

    E o Roberto Jefferson e o Pedro Henry ganharam mais um dia de sossego, patrocinado pelo Barbosa. A questão é: Barbosa está sendo desidioso no que se refere a Jefferson, Henry & Cia., ou prevaricando no que se refere a Genoíno e Dirceu? Num caso ou noutro, sofrerá alguma sanção?

  4. Eu ainda estou duvidando

    Não é possivel que em 8 laudas, em 8 paginas não tenha uma recomendação para se esperar o fim do seu atestado médico

    Eu me recuso a acredita em tanta falta de ética. Sabemos que assim como no passado existem médicos eticos e antiéticos, mas o atestado é padrão para todo mundo. A cirurgia teve atestado até fevereiro e eu duvido que lá  no laudo entregue ao SAFADO SUPREMO não esteja escrito que  se recomenda esperar o fim do atestado

    O exame foi feito no domingo, por que sairia hoje e não ontem? Tem caroço nesse angú

     

  5. Pela cirurgia recente , o

    Pela cirurgia recente , o genuino deveria ficar em casa mesmo , sem se ausentar , o que pelo seu temperamento é dificil , mas que é um pepino enorme esta prisão do Genuino , isto é …

  6. a troco do que?

    professores, peritos médicos….estamos falando de classe média alta.  

    quanto custou esse laudo? quem pagou?

    a troco do que esses abastados cidadãos foram meter a mão nessa cumbuca?

    serão eles irmãos do brabo.sa?

    ao menos vizinhos? se não aqui, em miami?  

  7. Os médicos podem até entender

    Os médicos podem até entender da situação clínica de Genoino.

    Mas, ao que parece, não possuem informações sobre se, no presídio, Genoino terá condições de ser atendido da forma que eles prescrevem, de modo que a parte do laudo em que eles afirmam que a prisão domiciliar não é estritamente necessária não quer dizer, necessariamente, que o presídio é capaz de fornecer as condições de tratamento de que o preso Genoino necessita.

    Neste sentido, caberia questionar diretamente aos médicos se o presídio da Papuda é capaz de cumprir as exigências médicas por eles indicadas.

    A questão passa a ser essa.

    Creio que Barbosa pode decidir pela prisão domiciliar.

    O laudo médico disse apenas que isso não seria estritamente necessário, desde que Genoino se submeta às recomendações médicas no local onde tiver que cumprir a pena em regime semiaberto. Essa afirmação me parece razoável.

    O laudo está correto em suas premissas. Mas está incompleto, porque não esclareceu se no presídio, Genoino será atendido como eles recomendaram.

    Barbosa pode entender, em decisão fundamentada, que o presídio não é capaz de atender às recomendações dos médicos e, assim, mandar Genoino para casa.

    O contrário também pode acontecer, isto é, Barbosa pode entender, em decisão fundamentada, que Genoino pode cumprir pena no presídio pois existem as condições necessárias para atender às recomendações médicas.

    Dessa decisão, cabe recurso, nos termos da lei.

    A situação processual atualmente observada é normal, corriqueira, e não tem nada demais em termos de execução penal. O preso alega falta de condições de cumprir a pena no presídio designado, considerando o seu estado de saúde. Cabe aos advogados agirem na defesa dos direitos e interesses de seu cliente e demonstrarem que no presídio da Papuda, não existem as condições necessárias para a garantia da saúde de Genoino que foram recomendadas pelos médicos, questionando inclusive a necessidade da pena ser cumprida em Brasília.

    De outra banda, até agora não entendi direito a relutância, o vacilo da defesa de Genoino de entrar com o pedido de indulto individual (graça). Eu, como advogado, já tinha entrado há muito tempo.

  8. Os médicos o examinaram após

    Os médicos o examinaram após tres dias da internação. Exminaram um paciente que já estava estabilizado. Ótimo. Será que examinaram o prontuário do paciente a partir da sua internação? Tem gato nessa tumba…

  9. Bonito né os currículos dos

    Bonito né os currículos dos médicos que fizeram o laudo do Genoíno. O currículo do Joaquim também é impecável, mas fez o julgamento que fez.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador