Advogado é preso em tribunal por entrar no elevador errado

Jornal GGN – No Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região, em São Paulo, um advogado foi preso e algemado por seguranças do tribunal ao entrar, por engano, no elevador destinado às autoridades. O advogado foi detido por ter se negado a explicar porque estava no elevador e a apresentar sua identificação profissional. 

A OAB-SP disse que sua Comissão de Prerrogativas da entidade está atuando conjuntamente com a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) para esclarecer os fatos e prestar auxílio ao advogado.

Do Conjur

Advogado é algemado e preso por entrar em elevador errado no TRT-2

Está claro na jurisprudência brasileira que uma pessoa acusada de um crime só pode ser algemada se oferecer riscos a si ou aos agentes públicos que a prenderam. Mas essa regra não foi cumprida pela segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região ao prender um advogado. E o motivo para o ato é risível: o profissional entrou por engano no elevador das autoridades.

Segundo Lívio Enescu, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), o advogado, que já é idoso, teria sido questionado de maneira grosseira pelos seguranças do TRT-2 por qual motivo entrou no elevador errado. Por causa disso, ao pedirem sua identificação, o profissional se negou a apresentar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil.

A negativa motivou sua detenção. As algemas, segundo Enescu, só foram tiradas no 4º Distrito Policial de São Paulo pelo delegado de plantão, assim que o advogado preso se identificou. O responsável pelo DP chegou a afirmar ao presidente da AATSP que estranhou o fato de não haver nenhum representante da OAB acompanhando a prisão.

O tribunal confirma o incidente e diz que um boletim de ocorrência por desacato à autoridade foi lavrado no 4º DP. “O TRT-2 esclarece que zela pela constante avaliação e melhorias de seus métodos de atendimento ao público, e que o fato não ensejará desdobramentos. Cada uma das partes responderá pelos excessos eventualmente cometidos, no foro adequado”, afirma a Assessoria de Imprensa da corte.

O presidente da AATSP disse que a entidade e a seccional paulista da OAB prestaram todo o auxílio necessário ao advogado, que já está em liberdade. Afirmou ainda que um ofício será enviado ao TRT-2 pedindo mais esclarecimentos sobre o caso e o uso das algemas.

Outro lado
Os seguranças alegam que o advogado desde o início se recusou a mostrar a identificação da OAB. Logo que foi abordado, passou a insultar os agentes (“moleques de m….”) e, quando tentaram retirá-lo do elevador, houve resistência. Foi nesse momento que algemaram o advogado, segundo eles, como mandam os procedimentos legais.

Legitimidade dos seguranças 
Em entrevista à ConJur, o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, afirmou que a Comissão de Prerrogativas da entidade está atuando conjuntamente com a AATSP para esclarecer os fatos e auxiliar o advogado.

Segundo Marcos da Costa, a apuração sobre o ocorrido será rápida, pois os “fatos estão bastante claros”. Será pedida, de acordo com ele, a responsabilização dos agentes que prenderam e algemaram o advogado.

Marcos da Costa também se diz preocupado com a atuação da segurança institucional do TRT-2. “Levantaremos qual o fundamento jurídico para sua existência […] Mas já digo que é duvidosa.” Segundo ele, não há enquadramento constitucional que dê legitimidade à função. Partindo desse princípio, pedirá uma avaliação técnica para saber se é possível considerá-la polícia pública ou segurança privada.

Em caso de atuação privada, Marcos da Costa disse que confirmará se há autorização do Ministério da Justiça para seu funcionamento. Questionado sobre o uso de armas por esses agentes, ele confirmou que há essa suspeita.

Os seguranças também se manifestaram sobre o questionamento do presidente da OAB-SP. Ressaltam que são agentes de segurança concursados, exercendo o poder de polícia inerente à Administração, e que o porte de armas está previsto no Estatuto do Desarmamento.

Saco de pancada
O presidente da OAB-SP afirma que esse é o segundo caso de prisão envolvendo advogados paulistas nesta semana. Na terça-feira (8/11), uma advogada foi detida no Fórum de Carapicuíba. Segundo Marcos da Costa, ela estava com o preposto no local quando foram abordados pela Polícia Militar.

Os policiais teriam suspeitado de um suposto volume sob a camisa do preposto, mas nada foi encontrado. Nesse momento, a advogada interveio, mas como estava sem identificação (que estava na sala de audiências), assim como o homem que a acompanhava, foi presa por desobediência.

A advogada ainda teve de passar por duas delegacias para registrar o boletim de ocorrência, pois o primeiro distrito policial estava sem sistema. Já no DP, a advogada teria discutido com a delegada, porque não lhe foi permitido dar sua versão no BO ou lavrar novo boletim por abuso de autoridade.

Marcos da Costa afirma que o caso está sendo acompanhado e que as ações das autoridades envolvidas nesse caso também serão averiguadas.

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aonde se viu um relés

    Aonde se viu um relés advogado usar o elevador de autoridades tipo o juiz moro, gilmar mendes, carmém lúcia, membros da família marinho…?

    Deveria ser condenado a prisão perpétua por esse gravíssimo crime.

  2. Contem pro resto do mundo

    Contem pro resto do mundo entao que as bichonas complexadas juizes do Brasil tem que ter elevadores separados, so pra eles.

    Contem isso pro resto do mundo.

  3. É um escárnio no dia a dia
    Já vi fila enorme, inclusive com idosos, em tribunal em Niterói face um dos elevadores para o público estar com defeito. No outro lado, parado e vazio, o elevador das divindades.

    Pior é no dia dos pagamentos dos juízes do TJ RJ. O posto bancário dentro do tribunal fecha para o publico pois suas excelências não fazem filas com os mortais. E o povão que procure agência de rua. Se estiver chovendo, fazer o quê?

    Aliás, suas excelências, pelo visto, não conhecem internet banking.

  4. Se fosse um Zé Ninguém iria

    Se fosse um Zé Ninguém iria apodrecer na cadeia..,..o Judiciário tem ser extinto e em seu lugar ser instalada uma Institutição voltada para cura do invididuo no que diz respeito a sua tendencia ao crime.. o Poder Judiciario é  um poder medieval que aplica o Direito Penal do Inimigo contra aqueles que não sejam da Casa Grande…quando vc chega a um prédio desse tem que tirar o chapéu e isso é uma metáfora da suboordinação…quem mesmo precisa de cura: o cidadão ou esses magistrados toscos…a nossa elite é bizarra ..,.quem mesmo precisa tirar o chapéu senão essa magistratura cujos gordos salários além do teto constitucional são pagos por nós…,.quem mesmo está com o ego desfocado e portanto precisando de cura senão essa casta de funcionários públicos..,,,. comportam-se como se estivessem num Olimpo Divino… estão passando dos limites e isso não se restringe àqueles deuses da lava jato, pois o abuso de autoridade está se alastrando de forma vertiginosa e de várias formas, como por exemplo através de seus serviçais…

  5. então….

    …. é a mesma situação, que foi parar no judiciário, quando as madames não queriam que os empregados de casa se utilizassem do elevador social… 

    A verdadeira autoridade é o POVO ! … juízes, promotores, … e demais servidores são empregados do POVO ! … o judiciário corrupto e vagabundo ( eu ia dizer ineficiente, … mas VAGABUNDO me parece mais saboroso ..), cujos funcionários, cheios de privilégios, são muito bem pagos com o sangue e o trabalho do POVO, a verdadeira autoridade . Passou da hora dessa cambada que trabalha no funcionalismo federal, …estadual e municipal entender isso …

    1. Chicão, você esta me

      Chicão, você esta me parecendo um coxinha raivoso! Para com isso! Quando te reportares ao Judiciário, não inclua os servidores…Se tua revolta é contra a Magistratura, tudo bem, te apóio! Mas contra os servidores? Somos trabalhadores explorados tanto quanto tu, nunca esqueças…

       

    1. Eu NUNCA ouvi falar de juiz

      Eu NUNCA ouvi falar de juiz que ganha 40 mil dolares por mes na minha vida inteira!

      Bichonas, porem bem pagas?  Eh esse o assunto?!?!

  6. juízes brasileiros são uma piada…

    protegem-se, a nível pessoal.

    por considerarem-se diariamente atacados pelo que nunca sofreram nem combateram,

    a nível de sociedade

    eternamente endeusados por mal preparados por seus iguais, os que acreditam que punir é se precaver

    1. praticamente todos apresentam os mesmos sintomas…

      os sintomas de se ter muitos direitos e muitas garantias é que leva todos a sentirem a necessidade de se protegerem, ou se precaverem, de qualque outro ser comum

      particularmente vejo  como “outrofobia”, aberração que só acontece no Brasil e em todos os sentidos ou a todos atingindo negativamente

  7. Quem planta colhe

    Juizes e Promotores são formados em que mesmo?

    Ai vc vai pensar, mas o que tem isso a ver?

    O que esta acontecendo com os DIREITOS dos cidadões? Os coxinhas dos advogados achavam que iriam sair ilesos? Ainda mais com um presidente da oab (minusculo mesmo) como este que os representam? 

    Achavam que só os DIRETOS dos que eles não gostavam iria ser desrrespeitados?

    Não bateram panelas, agora são as panelas que batem neles, simples assim.

    1. quem….

      “O lobo perde o pelo mas não perde o vicio”. Ditadura travestida de democracia. “Sabe com quem tá falando?! Mas também o dignissimo Doutor, não quis usar o elevador de serviço? Quem ele pensa que é para andar com “otoridades”?

  8.  
    Nos prédios da Justiça

     

    Nos prédios da Justiça Federal há elevadores privativos para juízes. Ai de quem embarcar neles ! Será preso e algemado.

  9. Em 1993 eu arrumei uma treta
    Em 1993 eu arrumei uma treta imensa no TRT-2.
    Fui protocolar um dissídio de greve o cara do protocolo recusou.
    – Ordem do Presidente! – disse ele.
    – Como?
    Ele foi até a mesa pegou um papel me entregou. Tratava-se de uma cópia da portaria baixada pelo Presidente do TRT exigindo prévia negociação na SET antes do ajuizamento do dissídio de greve.
    – Então tá disse. O senhor protocola meu dissídio, o Tribunal extingue o mesmo com base nesta portaria e eu levo o abuso ao conhecimento do TST. Nada pode excluir o direito do Sindicato de provocar o Judiciário. É o que está escrito na constituição – disse ao servidor.
    – Não posso fazer o protocolo.
    Enfiei a pasta embaixo do braço e subi até a sala da presidência.
    – Quero falar com o presidente – disse à secretaria dele
    – O senhor tem hora marcada?
    – Não, não tenho. Mas ele vai ter que me receber, pois ele deu uma ordem absurda ao chefe do protocolo.
    A garota entrou na sala do presidente, quando saiu seguranças vieram me encher o saco.
    – Não toquem em mim. Se alguem tocar em mim vou reagir e vai ocorrer um escandalo aqui – disse.
    A secretaria dispensou os seguranças e disse que o presidente não podia me atender. Sentei na sala dela, cruzei as pernas e disse calmamente.
    – Eu tenho o dia inteiro. Quando ele passar por esta porta para ir embora falarei com ele.
    Algum tempo depois o cara do protocolo apareceu. Me pediu para descer e conversar com ele. Disse-lhe que a conversa com ele já estava encerrada. Eu ia falar com quem mandou ele não aceitar o protocolo. A garota entrou novamente na sala do presidente e voltou dizendo que era para o cara do protocolo aceitar o dissídio de greve.
    Os seguranças ficaram espiando tudo próximos do elevador. Mas não ousaram tocar em mim.
    Agum tempo depois a tal portaria acabou sendo revogada. Ela era absurda demais. Tão absurda como a regra de proibir advogados de usar determinados elevadores no Tribunal.

  10. -O que o senhor está fazendo

    -O que o senhor está fazendo aí? Quem é o Sr.?

    -Perdão, eu sou advogado e estou tentando chegar ao 8 andar para uma audiência.

    -Mas esse é um elevador exclusivo para os juizes e funcionários. Não é para advogados.

    -Desculpe, poderia então me indicar o elevador correto?

    -Pois não senhor. Estou vendo a sua identidade de advogado. São aqueles a sua esquerda.

    -Obrigado pela informação, tenha um bom dia.

     

    Não era mais fácil e civilizado assim?

    Esses advogados pensam que, só porque conseguiram um diploma, são os donos do mundo. Outro dia um deles até processou a CPTM porque os trens lotados estavam obrigando ele a ter contato com o povo. Será que se ele vivesse em Nova Irque ou em Tokyo ele iria se sentir incomodado em se espremer num vagão de trem ou metrô?

     

     

  11. Danem-se

    Apenas o antigo “CHOQUE DAS CARTEIRADAS” , coisa que vem desde a época do império. 

    De resto , tomaram que se fo ……….. , tanto as autoridades quanto os advogados . 

  12. Juízes, promotores, procuradores No Brasil

    não pensam apenas que são deuses, eles têm certeza disso…

    e essa certeza vem do nosso pacifismo exacerbado, da nossa religiosidade exagerada que nos ensinou a perdoar sempre a quem nos oprime e nunca revidar, e isso desde a invenção da Terra de Vera Cruz; o Brasil e está chegando ao ponto, no tocante ao poder judiciário, que mesmo um processo como o que houve na França em 1789 ainda seria muito pouco.

    A ironia é que a OAB apoio o golpe, que tem na figura de Moro um dos mais destacados catalizadores, juiz que é endeusado por 99 entre cada 100 advogados brasileiros… esse fato é daqueles onde eu, por exemplo, digo: “Bem feito, quem come prego deveria saber o enrugado que tem”.

    Apoiaram o golpe achando que só os do andar de baixo seriam incomodados, agora convivam com ele… ser tratado como barata faz parte das consequências.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador