Advogados de Lula processam delegado por danos morais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que está processando o delegado Filipe Hille Pace, autor do indiciamento do ex-ministro Antonio Palocci, por danos morais. Os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira anunciaram que protocolaram a ação de reparação de danos morais contra o membro da Polícia Federal nesta sexta-feira (28), por “afirmação ofensiva e mentirosa por ele lançada sobre o nosso cliente”.
 
A peça produzida pelo delegado não tem valor jurídico, mas foi suficiente para promover ataques ao ex-ministro e ao ex-presidente Lula. No documento, o delegado Filipe Pace, responsável por esse indiciamento, afirmou que a Odebrecht tinha uma verdadeira conta corrente de propina com o PT e que o codinome “Amigo” que aparece nas planilhas seria uma referência a Lula.
 
A defesa de Lula lembrou que o delegado não é responsável pelas investigações contra o ex-presidente, configurando ofensas ao ex-presidente no inquérito policial.
 
“O citado delegado federal cometeu abuso ao usar de sua função pública para afirmar, sem qualquer prova e, ainda, sem ser a autoridade responsável pela investigação, que Lula seria o “amigo” mencionado em uma suposta planilha que faria referência a supostas vantagens indevidas”, informou, em nota, Zanin e Teixeira.
 
A defesa recorreu à Justiça, afirmando que “nenhum agente público pode se utilizar de suas prerrogativas funcionais para atacar a honra e a reputação alheias, sob pena de cometer abuso punível na forma da lei”.
 
A ação por danos morais pede a condenação de Pace, com uma multa de R$ 100 mil por reparação.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antes

    tarde do nunca, mas deveria ter feito isso há muito tempo Acredito que se tivesse reagido dessa forma quando a campanha difamatória começou muita coisa tinha sido evitada.

  2. Judiciário partidário.

    Tem que processar para registrar o fato e exercer o direito de defesa do cidadão ofendido. Mesmo sabendo que a petição esbarrará no partidarismo do judiciário engajado na luta partidária. Quem processará e julgará o judiciário?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador