“Aécio é o cara mais vulnerável do mundo”, afirma Machado em gravação

Mais um grampo envolvendo o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado vaza. Dessa vez Machado conversava com Renan.
 
 
Jornal GGN – Mais um grampo envolvendo o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado vaza. Dessa vez Machado conversava com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A gravação foi feita no dia 11 de março e no diálogo Machado comenta que o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, “é o cara mais vulnerável do mundo”.
 
UOL
 
‘Aécio é o cara mais vulnerável do mundo’, afirma Machado em conversa com Renan
 
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, aparece mais uma vez nos diálogos do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com caciques do PMDB. Em uma das conversas com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre os avanços da Operação Lava Jato, no dia 11 de março, o parlamentar tucano é citado como sendo “o cara mais vulnerável do mundo” nas gravações reveladas nesta quinta-feira (26), pela TV Globo.
 
Machado – E o PSDB pensava que não (seria atingido pela operação), mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo.
 
Renan – É
 
O tucano também apareceu na conversa de Machado com Romero Jucá (PMDB) divulgada na segunda-feira, 23, e que acabou derrubando o senador do Ministério do Planejamento com apenas 12 dias do governo interino de Michel Temer (PMDB). Na ocasião, Jucá também afirmou ao ex-presidente da Transpetro que “caiu a ficha” de líderes do PSDB. “Todo mundo na bandeja para ser comido”, disse o senador.
 
O presidente do PSDB aparece no diálogo, como sendo “o primeiro a ser comido”. “O Aécio não tem condição, a gente sabia disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei da campanha do PSDB”, falou Machado. “A gente viveu tudo”, se limitou a dizer Jucá.
 
Pauderney e Mendonça Filho
 
No diálogo revelado nesta quinta-feira pela repórter Camila Bonfim, da TV Globo, Sérgio Machado também cita vários outros políticos e critica nomes do DEM, como o deputado líder do partido na Câmara, Pauderney Avelino (AM) e o agora ministro da Educação do governo Temer, deputado Mendonça Filho (PE), chamados de corruptos na conversa.
 
Machado – O Aécio é vulnerabilíssimo. Vulnerabilíssimo. Há muito tempo! Como é que você tem cara de pau Renan, aquele cara Pauderney (Avelino, líder do DEM na Câmara) que agora virou herói. Um cara mais corrupto que aquele não existe, Pauderney Avelino.
 
Renan – Pauderney Avelino, Mendoncinha (Mendonça Filho)
 
Machado – Mendoncinha (Mendonça Filho), todo mundo pô? Que merda é essa querer ser agora dono da verdade? O Zé (Zé Agripino) é outro que pode ser parceiro, não é possível que ele vá fazer maluquice.
 
Renan – O Zé nós combinamos de botá-lo na roda. Eu disse ao Aécio e ao Serra. Que no próximo encontro que a gente tiver tem que botar o Zé Agripino e o Fernando Bezerra. Eu acho.”
 
Sarney
 
Além das conversas com Renan e Jucá, Machado também gravou seus diálogos com o ex-presidente José Sarney (PMDB). Machado foi filiado ao PSDB por dez anos, período em que chegou a se eleger senador e virar líder da sigla no Senado.
 
Posteriormente se filiou ao PMDB e, há pelo menos 20 anos, mantém proximidade com a cúpula do partido que chegou à Presidência da República após o afastamento temporário de Dilma Rousseff com a abertura do processo de impeachment no Senado.
 
Defesas
 
A defesa de Sérgio Machado afirmou que os autos são sigilosos e que, por isso, não pode se manifestar.
 
O líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino, disse que nunca conversou com Sérgio Machado e que nunca indicou qualquer diretor para a Petrobras ou qualquer estatal. Ele disse também que não tem envolvimento com a Operação Lava Jato ou qualquer outra operação. Para ele, o caso foi uma citação lamentável, de uma pessoa desesperada.
 
O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que as gravações comprovam que ele não está incluído nas irregularidades investigadas e que sua atuação como líder oposicionista ao governo do PT incomodou. Mendonça Filho disse também que seu papel nunca foi de dono da verdade, mas de fiscalizar as irregularidades do governo.
 
O senador Fernando Bezerra, que é investigado na Lava Jato, disse que não vai comentar uma eventual conversa de terceiros cujo conteúdo desconhece. Já o senador José Agripino disse que nunca teve nenhuma conversa com Renan, nem com Sérgio Machado, em que o assunto Lava Jato fosse sequer mencionado.
 
A Odebrecht informou que iria se manifestar. O ministro Teori Zavascki também não vai comentar o conteúdo dos áudios.
 
O PSDB disse que não existe nas gravações qualquer acusação ao partido ou ao senador Aécio Neves. O partido disse que vai acionar Sérgio Machado na Justiça pelas menções que considera irresponsáveis feitas ao partido e a seus líderes. Aécio não se manifestou sobre o assunto.
 
O PMDB disse que sempre arrecadou recursos seguindo os parâmetros legais em vigência no país e que doações de empresas eram permitidas e perfeitamente de acordo com as normas da justiça eleitoral nas eleições citadas. Segundo o partido, em todos esses anos, após fiscalização e análise acurada do Tribunal Superior Eleitoral, todas as contas do PMDB foram aprovadas, não sendo encontrado nenhum indício de irregularidade.
 
Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se alguém estava admirado de

    Se alguém estava admirado de ver tantos políticos do PMDB e PSDB em denúncias, com fiapos de ouvi dizer sobre Lula e Dilma, preparem-se para o que a VEJA traz pra esse final de semana, já reproduzido agora pelo Jornal Hoje. 

    O repórter do jornal começa dizendo que Pedro Corrêa abriu a boca e denuncia políticos, prefeitos, governadores, o ex-presidente Lula, etc.

    Pra variar, Luiz Inácio da Silva Lula – é assim que eles ditam quando querem dar relevo ao homem – foi o nome que tomou a maior parte do jornal. O jornal mostrava as páginas da revista grifadas, que foram lidas linha por linha. É uma hirstória comprida, sem fim, pois envolve o nome do Barbudo em toda a sua história desde quando ascendeu ao cargo de presidente. 

    Acho que, como é de se esperar, vão colocar Lula na mesma condição de Dirceu, incriminado-o pelo Domínio do Fato, e prendendo-o imediatamente. 

    O que diz Pedro Corrêa é, de tudo que já se escutou contra Lula, a delação mais forte, por colocá-lo no centro de toda a roubalheira da Petrobrás. 

    A imprensa não cansa de colocar Lula como um criminoso, mesmo até o momento não tenha Moro conseguido encontrar uma sequer razão para prendê-lo. Se o fizer, com certeza será na base do Domínio do Fato, o que já deve estar previsto.

  2. Até quando?

    Machado: “Aécio é o cara mais vulnerávio do mundo”.

    Gilmar: “Rsrsrsrsrs! E euzinho aqui pra dar um jeitinho nessas vulnerabilidades. Não contavam com a minha astúcia” 

     

     

        1. Para usar uma frase famosa,

          Para usar uma frase famosa, acho que essa “não vem ao caso”. Acredito que estejamos limitados apenas a operação Lava Jato nessa contagem.

  3. Se o Moro quiser cometer

    Se o Moro quiser cometer injustiça prepare-se para enfrentar a coragem do povo brasileiro que está cansado das ilações contra o ex-presidente Lula. É melhor o Moro ir atrás dos culpados do que enfrentar a revolta de milhões de homens de boa vontade… Os culpados de fato. Acusação do Pedro Corréia não merece crédito. Ele sabe que o desejo da mídia é macular o Lula então ele tem que detonar o Lula mesmo sem provas…

    1. hehehe

      técnicamente falando, apesar de nenhum policial ter mexido uma palha, a investigação ficou aberta por umas 24 horas.

      tem que resetar a contagem.

  4. Pode parecer muita teoria da

    Pode parecer muita teoria da conspiração, mas nestes tempos, acho que dá pra acreditar em tudo, né?

    Sendo estes vazamentos todos recentes, num cenário em que a certeza sobre o afastamento de Dilma já era algo a se considerar, será que estes movimentos que enfraquecem aí principalmente Renan e Aécio não são pra favorecer o Serra dentro do PSDB? Não sei, acho ele muito seguro de si, ainda que seja um mero ministro. Vendo seu passado, não duvidaria que queira reassumir o PSDB, fritar o Aécio e derrubar o Renan, que poderia bater de frente com Cunha / Temer.

    Só divagando aqui…

  5. E por falar em sérgios…

    O moro demora (prevarica)

    Devagar com o machado, que o cabo é de barro

    Mas a lâmina, no medo afiada, na raiz está posta

    Toda árvore que frutos ruins produzir, cortada será e no fogo jogada.

     

    O juros e mora, ao moro serão cobrados

    Pois a pena será: detenção, de três meses a um ano, e multa.

    E esse será apenas, o começo das dores.

     

    Ja not ou (e) o supremo

    Que desafiar, o Verdadeiro Supremo 

    (” Podem reclamar à Deus…” foi o que disse o insensato)

    É um tiro no pé….

     

    Sugestão sobre o nome, da op. lava jato, em sua próxima eTAPA,

    O FEITIÇO, CONTRA OS FEITICEIROS, VOLTOU !

     

    Outro machado existe, cujo lâminas e cabo de aço são feitos

    E este bem mais, na raiz está posto !!

    Cada qual escolha, os frutos a dar

    E depois não reclame, do que em pagamento voltar !

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador