Aécio pressionou Temer a fazer ‘mea culpa’ e trocar diretor da PF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Recém nomeado por Temer ao Supremo, Alexandre de Moraes teria conhecimento das pressões
 
 
Jornal GGN – Em mais uma prova de tentativa de obstrução da Operação Lava Jato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi gravado admitindo ter pressionado o atual presidente da República, Michel Temer, a trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello. Também no diálogo, o político indica que Alexandre de Moraes, recém empossado no Supremo Tribunal Federal (STF), tinha conhecimento das pressões do governo contra a Lava Jato.
 
“Foi uma cagada generalizada, mas eu tô, tô querendo apertar de novo amanhã, amanhã, o Michel nessa história. Acho que o Brasil tem que fazer uma operação, tem que fazer uma ‘mea culpa’ pra dar pelo menos mais um instrumento pros negociadores novos, pros embaixadores, pros diplomatas novos. O cara da Polícia Federal chegar e cair, né. Dizer o seguinte: ‘foi um erro de avaliação e tal, eram questões pontuais que não afeta, né, um ‘mea culpa’ do Brasil que o Michel não teve culhão de cobrar do cara pra fazer. [Eu] tava cobrando isso hoje lá, falar com ele pra fazer…” [sic], disse Aécio.
 
A declaração do senador tucano foi dada a Joesley Batista, dono da JBS, em encontro com o parlamentar no dia 24 de março deste ano, no hotel Unique, em São Paulo, e foi anexa ao acordo de delação premiada do grupo, nos autos da acusação contra Aécio no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
A proposta do tucano era aproveitar os efeitos da Operação Carne Fraca no governo para admitir erros, mas apontar que foram pontuais e responsabilizar, por exemplo, a própria Polícia Federal, com a demissão do diretor-geral do órgão.
 
O senador ainda aparece na conversa criticando o então ministro da Justiça de Michel Temer, Osmar Serraglio, dizendo que ele não atua contra os avanços da Lava Jato: 
 
“O ministro é um bosta de um caralho, que não dá um alô, peba, está passando mal de saúde pede para sair, Michel é doido. Veio só eu e ele ontem de São Paulo [em encontro do o presidente]. Mandou um cará lá no Osmar Serraglio, porque ele errou de novo de nomear essa porra desse… Porque aí mexia na PF. O que vai acontecer agora? Vai vim inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não tem o cara que vai distribuir para o delegado”, afirmou, exaltado.
 
Depois, Aécio admitiu que poderia entrar na mira das investigações, concordando com Joesley, ao dizer que o diretor da Polícia Federal deve estar “alinhado”.
 
Outra acusação deflagrada na conversa de Aécio foi relacionada à nomeação do ex-ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sem citar diretamente que se tratou de uma medida do presidente da República com algum interesse no âmbito da Operação Lava Jato ou de interferir no Judiciário em favor do mandatário e de aliados, sinalizou que Moraes tinha conhecimento das pressões de Aécio e Temer.
 
“E o Michel… Então nesse jogo nosso, ele teve um jantar ontem, falei Michel… Estava o Trabuco [Luiz Trabuco, presidente do Bradesco], tava o Pedro, … todos pressionando combinado com a gente”, contou Aécio, no dia 24 de março.
 
“Mas o que teve?”, perguntou Joesley, querendo saber sobre o encontro. “O negócio do [Alexandre] Moraes”. “Pressionaram. A polícia tem que fazer um gesto. Errou. Não adianta os caras ficarem falando que não, a Polícia Federal tem que falar: ‘Ó, realmente foi um erro do delegado que, enfim, não dimensionou a porra. Era um negócio pontual [a Operação Carne Fraca], em três lugares, já está contido e tal”, contou.
 
O ministro havia estreado nas sessões de julgamento do STF no dia 23 de março, participando de seu primeiro julgamento. Questionado pela Folha de S. Paulo, a assessoria do Bradesco confirmou que Trabuco esteve com Aécio no dia 24, em encontro que também reuniu o presidente do BB, Paulo Caffareli, para discutir a mudança na Presidência da Vale. 
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tolinho… voce descobriu a América…

      Só agora que voce descobriu que os grandes bancos estão envolvidos em TODO o processo de destruir o Brasil como nação industrial produtiva e transforma-lo em um paiseco de extração de matéria prima (commodities, é mais chic…) e de rentistas??

      Sempre estiveram envolvidos nisso, e apenas para seu conhecimento, os bancos “nacionais” são a Segunda Divisão dos abutres que nos rondam… Que manda mesmo é a banca Internacional… esses sim jogam pesado para nos manter no arreio curto. Mas eles são Profissionais, estão sempre nos bastidores, passando desapercebidos da grande massa globalizada….

  1. o delcídio amaral foi vítima

    o delcídio amaral foi vítima de uma injustiça ou o atual relator da lava jato no STF é uma mãe para o aécio?

     

  2. As faces dos que tiram os cordões

    Delação do fim do mundo mesmo vai ser o dia que tucano graudo abrir o bico. Acho que não sobrara pedra sobre pedra. Cai Brasilia inteira com São Paulo junto. Poderemos então refundar o Brasil e começar novamente.

  3. Cabresto na PF: mais uma das parnas do acordão

    OLHO NO “ACORDÃO”: MORO, JANOT E FACHIN DANÇANDO NESSE “BAILE”

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão possível. E segue a valsa!

    Depois da confirmação, ontem, pela fonte de Fernando Morais de TODAS as nossas especulações, surge mais uma peça: Nassif revela hoje um dos vários “esqueletos no armário” que empurrarão, ao fim e ao cabo, a PGR e o MPF para esse acordão.

    Eis o que foi colocado na mesa de negociação ~hoje~:

     

    LEIA MAIS »

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador