ANPR diz que trabalho do MP não pode ser distorcido por vazamentos

Jornal GGN – Através de nota à imprensa, a Associação Nacional dos Procuradores da República afirma que repudia a “tentativa de desqualificar a atuação do Ministério Público Federal” nas investigações da Operação Lava Jato. Para a associação, o trabalho do MPF “não pode ser distorcido” por vazamentos com objetivos “por vezes pouco nobres”.

A nota diz que, sobre as denúncias contra Randolfe Rodrigues, senador pela Rede, já foi esclarecido que as informações não são suficientes para indicar a utoria de crimes. A ANPR também afirma que, mesmo que a sociede possua direito à informação, a veiculação de fatos negativos “sem a devida informação” presta um desserviço para a população.

Da ANPR

Nota à imprensa
 
ANPR repudia tentativas de desqualificar atuação do MPF na Operação Lava Jato
 
A Associação Nacional dos Procuradores da República vem a público repudiar toda e qualquer tentativa de desqualificar a atuação do Ministério Público Federal nas investigações referentes à denominada Operação Lava Jato. O trabalho sereno e técnico dos membros do MPF não pode ser distorcido pela divulgação parcial ou tendenciosa movida por objetivos por vezes pouco nobres.

 
É notório que a sociedade possui direito à informação e que a liberdade de imprensa é um pilar da democracia, bem como a verdade. No entanto a veiculação de fatos desabonadores sem a devida informação, que usam o Ministério Público Federal para atingir pessoas públicas, presta um desserviço à população no intuito de prejudicar o trabalho dos procuradores da República.
 
No que se refere a denúncias sobre senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e um suposto recebimento de dinheiro ilícito, já foi esclarecido pela Procuradoria Geral da República que as informações colhidas não são suficientes para indicar a autoria de crimes. Do mesmo modo, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, arquivou a petição que poderia gerar investigação contra o parlamentar por falta de elementos suficientes para comprovar as acusações.
 
A ANPR reafirma sua inteira confiança de que os membros do MPF vêm buscando cumprir com as estritas responsabilidades da investidura, estabelecidas na Constituição Federal de 1988, à inteira revelia de conveniências políticas e exclusivamente ao serviço da sociedade.
 
Humberto Jacques de Medeiros
 
Subprocurador-geral da República
 
Presidente em exercício da ANPR
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo com a ANPR.
    Como

    Concordo com a ANPR.

    Como concordo também, que não pode haver vazamento seletivos como vem ocorrendo com a lava jato.

    Vazam principalmente só do lado que prejudiquem o governo.

    Quem vaza ?

    Cabe aos nobres procuradores investigarem e denunciarem o falador.

    Caso contrário, a operação vira perseguição politica e perde a credibilidade.

    1. “Cabe aos nobres procuradores

      “Cabe aos nobres procuradores investigarem e denunciarem o falador.”

       

      … por enquanto a melhor piada de 2016.

  2. vaza a jato

    se a busca é pela verdade e oferecer informação a sociedade, que divulguem os membros do MPF ou da PF que tem feito vazamentos irresponsaveis, desde o inicio da vaza-jato ou melhor lava-jato. caso contrario, dotô humberto vá catá coquinho!  simples assim.

  3. Querem o quê?
    Ser pedra

    Querem o quê?

    Ser pedra apenas é fácil, quero ver é ser vidraça.

    No mais, parece até notinha do CRM fazendo, pra variar, jogo corporativista.

  4. Blábláblá

    Blábláblá…

     

    Se há vazamentos que se apure.

    O que não dá é para reclamar e nada fazer.

    O descrédito é consequencia, não causa.

    O Ministério Público, o Judiciário e a Polícia estão se comportando como forças conjuntas contra o cidadão.

    E não é para ser assim.

    O Judiciário deve cuidar de proteger e entregar o Direito a quem merece, o Ministério Público age apenas como acusador, abandonou suas prerrogativas de fiscal da lei.

    O MP tem saído muito chamuscado nessa empreitada e em outras. A consequencia é a perda de prerrogativas em rarão dos excessos.

    Fato relevante e pouco explorado pela mídia tem sido as escutas ilegais havidas no âmbito da PF (Paraná). O Ministério Público agiu (denúncia não aceita pelo Judiciário) para punir os agentes públicos que denunciaram e apuraram as contutas ilícitas das escutas ilegais na cela – e fora dela – de custodiados no âmbito da Lava Jato.

     

     

     

  5. muito pouco

    Acredito, que a divulgação dessa nota à imprensa, por parte da ANPR, não é apenas um direito é também um dever. Porém, acho isso muito pouco e demasiadamente demorado. Da mesma forma, também vejo o sentimento de indignação manifestado pela entidade como demasiadamente demorado. Afinal, foram muitos casos seguidos de vazamentos abusivos, intencionais e debochados. Portanto, entendo que a ANPR precisa ter mais velocidade, fiscalizar mais, estar mais atenta e fazer as devidas punições administrativas, na forma da lei e no tempo imediato, para qualquer infração cometida no uso do cargo e no uso do poder que ele exerce. Penso, que o rompimento ao fiel juramento do cargo acontece na primeira infração e nesse exato momento é que as instituições tem que mostrar serviço, tem que mostrar que estão atentas, tem que mostrar que são rigorosas e tem que mostrar que abominam e penalizam qualquer tipo de arbitrariedade que denigra a instituição e a classe.

  6. Podem vazar qq coisa  com

    Podem vazar qq coisa  com indício ou não de crime. Mas se o delatado for da tchurma, mesmo licenciado, aí a reação é contundente, de forma meio espetaculosa e com as falas e notas de praxe. Tudo podia ser bem mais simples, pressupondo, claro, que o interesse único é o combate à corrupção, doa em quem doer. Bastava, cf sugeriu Frederico69, não ter nenhum vazamento.

  7. Desqualificar?


    Quem faz aliança com uma midia venal, cinica, interesseira e golpista, quem só apura e persegue  um lado, deixando o outro livre pra capitalizar o resultado das  “apurações” , quem faz campanha eleitoral aberta enquanto conduz uma investigação que envolve diversos partidos, por essas e por outras, não é uma instutuição séria. Não merece um pingo de credibilidade. Não passa de um braço  da oposição, um aparelhamento politico  desavergonhado, bem ao gosto de uma classe media ignorante e concurseira, que se apossou das instituições.  

  8. o descrédito talvez não seja

    o descrédito talvez não seja pelo combate  à

    corruopção, claro, mas pela questãio dos absurdos vazamentros…

    não adianta  reclamar somente, anpr.

    há que agir….

  9. O MP tenta dizer que não é com ele

    Da Folha:

    ‘Devo ter sido virada ao avesso’, diz Dilma sobre investigações.

    Estadão:

    Dilma: “Tenho muito medo da “espetacularização” e vazamentos, vazamentos não se dão em um quadro de apuração de responsabilidade”.

  10. tem que mostrar essa

    tem que mostrar essa personagrm do machado de assis,

    que poderia bem caracterizar, parece, o objetivo dos vazadores do mpf e quejandos

    disse o persobnagem:não deixarei nenhum legado a ninguém de nossa miséria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador