Ao vacinar contra o “poste” de Lula, Ciro cogita que estratégia do PT pode dar certo?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Estadão resgatou na terça (24) uma entrevista que Ciro Gomes concedeu a uma TV do Maranhão no dia 16 de julho, e focou nas frases do candidato do PDT que ampliam a intriga com a militância petista. A manchete é: “Ciro diz que Lula só tem chances de sair da cadeia se ele assumir o poder.” O que mais teria dito Ciro na mesma entrevista picotada pelo Estadão?

O GGN reproduz abaixo a íntegra da resposta de Ciro Gomes sobre uma eventual aliança com o PT e, na sequência, com o PCdoB.

Além de ter dito que a condenação inviabiliza Lula nesta eleição e que, com o Judiciário de hoje, dificilmente o petista sairá da cadeia a tempo de disputar, Ciro também comentou a estratégia do PT em escolher um substituto para Lula de última hora. Um “poste”, como teria dito o apresentador do programa de TV.

Chama atenção que Ciro já busca vacinar contra o candidato de Lula quando afirma que o País não aguenta ser governado por “procuração” nem ter um presidente sem autoridade e autonomia suficiente para lidar com a crise atual. E, no final, ainda insinua que mesmo que essa estratégia dê certo, vai ser um erro justamente porque este candidato será a sombra de Lula.

Quer dizer: Ciro cogita que o xadrez do PT pode dar certo?

Ao final, o presidenciável diz que se um jovem quisesse mesmo protestar contra a classe política ne eleição e renovar o cenário, votaria na “talentosa” Manuela D’Ávila ou em Guilherme Boulos. 

***

Assista a partir dos 18 minutos:

https://www.youtube.com/watch?v=tBb1WSrCA1U]

Entrevistador: (…) Esse momento de conversa com o PT pode chegar?

Ciro: Pode. Nós deveríamos, em homenagem ao nosso povo, nós deveríamos nos unir. Eu ajudei po Lula por 16 anos sem tirar nenhum dia do período dele e da Dilma. Já zangado porque eu via as coisas acontecendo, sabia que ia dar problema, cansei de avisar pra ele e ele não quis ouvir, porque o poder, por muito tempo, também tira um pouco a pessoa do normal.

Mas nesse momento o que acho é que temos de ter paciência e humildade com o trauma do PT. Eles estão cansados de saber que o Lula não vai ser candidato pela Lei da Ficha Limpa, que o próprio Lula foi quem botou pra valer. Quando o camarada é condenado em segunda instância, não interessa nem que ele possa ser absolvido na terceira instância. A Lei da Ficha Limpa não permite [que seja candidato]. Então vamos pensar juntos aqui: a burocracia [do PT] está pensando que vai manter a candidatura do Lula, continuar dizendo que Lula é candidato, e quando for lá pelo mês de setembro, quando a Justiça disser que Lula não vai ser candidato, então Lula vai dizer: ‘Então se não vão deixar eu ser, vai ser fulano.’ Ora, o Brasil não aguenta um presidente por procuração numa altura dessa. O camarada diz assim: não, eu gosto muito do Lula. Mas só porque eu gosto muito do Lula, ele vai apontar outra Dilma? Não é por nada não, mas o País está num momento muito difícil, precisando de pulso, autoridade, até para corrigir a carga.

Você imagina se com um cabra desse do outro lado, o Lula tem chance de sair da cadeia? Nenhuma. Só tem chance de sair da cadeia se a gente organizar a casa, botar juiz para voltar para a caixinha dele, botar o Ministério Público para voltar para a caixinha dele, e restaurar a autoridade do poder político. De novo: com uma tragédia, só resta eu. Porque ninguém inventa do dia para a noite. Se inventa, mesmo dando certo, dá errado.

Entrevistador pergunta sobre aliança com o PCdoB.

Ciro: Quero muito, mas preciso respeitar o tempo do PCdoB. Eles têm uma candidata que é uma moiça de muito valor, a Manuela D’Ávila. Taí: se o jovem quisesse protestar mesmo, o lugar não é Bolsonaro. É Manuela. Manuela tem a intransigência de Bolsonaro – não faz acordo com ninguém, está ali na posição dela – mas é limpa, gosta do povo, é mulher, é jovem, conhece a realidade do Brasil. Estou falando de uma adversária, mas se a gente quer de fato renovar, o caminho não é num deputado federal a 28 anos. O caminho é numa jovem talentosa ou Boulos, que vem pelo PSOL também com essa intransigência. Pelo menos aqui nós estamos votando na defesa dos mais pobres, an defesa do interesse nacional, que o outro  [Bolsonaro representa o oposto.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro só tem mínima chance se

    Ciro só tem mínima chance se Lula não for candidato.

        Mas também não pode dizer isso com todas as letras.

    Por isso que Ciro dá uma no cravo e outra na ferradura no PT–no fundo,no fundo espera o apoio de Lula.

         Se Lula apoiar Ciro, acaba o PT–aliás, o lulismo.

           Lula,como sempre, astuto político, descarta Ciro.

              Lula não tem outra saída.

                    Porque mesmo perdendo, o lulismo será maior que Ciro,mesmo ganhando.

  2. Se o Ciro quer “tanto”

    Se o Ciro quer “tanto” libertar o Lula, por que não foi visitá-lo em Curitiba? Até o Papa mandou um emissário.

    Por que não esteve com ele no palanque em São Bernardo, no dia da prisão?

    Por que, enquanto negociava o apoio do “centrão” e até do DEM, não fez uma única declaração de apoio ao Lula?

    Por que, agora que o “centrão” decidiu em peso por Alckmin, ele fala ao Maranhão que defende Lula, que será um czar com o poder de sozinho libertá-lo do problema que ele mesmo criou pra si (“pela Lei da Ficha Limpa, que o próprio Lula foi quem botou pra valer”), enquanto que em São Paulo ele acusa Lula de comandar, da prisão, a aliança do “centrão” com Alckmin apenas para sabotar sua “redentora” campanha.

    Eu acho que é um caso de psicanálise. Talvez o Ciro se ache tão superior a todo mundo que doeu fundo em seu ego ver suas manobras fracassarem totalmente enquanto, talvez, ele veja Lula como alguém que sempre sabotou suas ambições presidenciais. Parecido com a Marina Silva, nesse sentido.

  3. No jornal Valor, Ciro adota discurso anti-petista da Globo

    Entrevista ao Valor econômico hoje, Ciro tem recaída e adota discurso anti-petista da Globo. Ataca Lula e o PT do começo ao fim com um cinismo de envergonhar os políticos mais cara-de-pau da história, como Maluf, Serra e FHC.

    Ele que ficou de joelhos para pedir o centrão em casamento, e levou um pé-na-bunda, coloca a culpa em quem? Em Lula! Nem a dignidade de dizer que foi o Alckmin que tirou o centrão dele Ciro teve a capacidade de fazer. Resposta padrão Globo: delenda Lula.

    É de um cinismo sem tamanho dizer que a burocracia do PT não está pensando no Brasil, e sim no PT. Logo Ciro que atira para tudo quanto é lado, sem pensar no Brasil, e sim em sua obsessão pessoal de ser presidente a qualquer custo. Além disso, foram alguns burocratas do PT que quiseram levar o PT apoiar Ciro preocupados com eleições regionais em vez de priorizar o projeto nacional do PT. Quem no PT defende a candidatura Lula está apenas ouvindo a massa da base eleitoral e as bases do partido que quer Lula.

    Como pode ainda tem gente dizendo que o PT deveria apoiar um candidato que trata o PT não como concorrente (o que seria legítimo), mas como inimigo a ser destruído, adotando o discurso anti-petista da Globo.

    Ciro agradou os donos da Globo, mas de uma vez por todas, esses intelectuais neo-coxinhas que defendem Ciro, vá se meter a dar conselhos na cozinha do PDT. Deixe o PT onde está, nas mãos do povo, que é quem decide o que Lula e o PT devem fazer.

    1. Cansaço do cangaço
      Neotupi, você é muito bom. Não apenas porque é excelente comentarista mas pela paciência e coragem de continuar discutindo no blogue – eu já perdi o ânimo e o interesse, parece que estamos escrevendo cartas para a F@lha de SP, servindo apenas para manter a fama do blogue enquanto este é utilizado como plataforma para promover os interesses e preferências dos editores; a pauta sobre Lula é só pra manter a audiência, a imagem de isenção e as portas abertas no futuro.
      Estou cansada até dos blogues que se dizem independentes e progressistas, e ainda frequento este porque muit@s comentaristas, como você, são um alívio, e provam que o povo não é bobo, graças a Deus.
      Parafraseando um dito popular, muitos dos jornalistas que apóiam o usurpador avant la urna saíram do PIG mas o PIG não saiu deles. Ninguém faz carreira na Globélica, na Farsa de SP, no grupo Abril Falência, impunemente.
      Agradeço pela sua continuidade no bom combate, assim como a certeira Vera Venturini, o Alexis, mcn, Gilson AS e tant@s outr@s que eu injustamente esqueci o nome (farei uma lista dos comentaristas mais “firmeza” do blogue, rs…) mas certamente são, em conjunto, o único motivo para minha continuidade cada vez menos assídua neste blogue – enquanto não for vetada, como ocorreu com “júnior 5 estrelas”, cuja controvérsia recente com este blogue não acompanhei como gostaria por ter evitado freqüentá-lo, mas fiquei incomodada com a maneira como parece que foi conduzida e finalizada –
      o teste do poder é sua tolerância com a liberdade de expressão e a forma como inibe excessos e ameaças ao bem comum ou faz a avaliação mediadora em caso de conflitos de interesses legítimos com a transparência exigida pela arena pública. Infelizmente, neste teste a blogosfera “independente e progressista” tem sido, em alguns casos e veículos que perfazem uma “média empírica” para observadores sensíveis ao tema, tão ruim e autoritária quanto a prima rica corporativa, e se levados em conta os discursos de virtudes jornalísticas que ambos lados da família midiática adotam como escudo e espada.

      Desculpe pelo desabafo e grata pela atenção. Os exaustos contam com os imprescindíveis, aqueles que mantém a esperança.

      Sampa/SP, 25/07/2018 – 17:44 (alterado às 17:48 e 18:37).

  4. Direita

    A direita sabe que em eleições limpas, ela perde.

    E Çiro, como todo mundo sabe, é o candidato da direita!

    Quem sabe ele consiga em 2046:

    Em 2038 é ÇERRA45, vice fegacê…viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

    E em 2042 será a vez de Osmarina, vice Cristovam Buarque…ui!

  5. Ciro e o inconfessável

    Ciro só tem (muita) chance se tiver o apoio do PT, o que é só remotamente possível. Mas não pode dizer isso, pois acha que encheria a bola do eventual candidato indicado por Lula (que não ele). É uma sinuca. Pessoalmente, entendo que o PT deveria apoiá-lo, porque é corajoso e tem feito declarações que interessam à esquerda consequente (como a de que só ele, se eleito, pode libertar Lula – uma verdadeira afirmação performativa, de compromisso). Alguma coisa nova terá que acontecer em agosto; esperemos que não seja desgosto – que ninguém aguenta mais o centrao).

  6. O Bocão (Ciro) levou um

    O Bocão (Ciro) levou um drible desconcertante do Blocão ( ex-Centrão ) e agora, como o jogador que vai atrás do outro pra parar a jogada, começa a apelar pra atitude mais antidesportiva pra parar um contraataque, que é segurar a camisa do oponente. Pra mim, quando o Blocão começou a se insinuar pro Bocão ( que mais uma vez não conteve a língua e começou a amenizar o discurso pra ser aceito pelo Blocão), o Blocão já estava fechado com Alkimin. Assim, numa tacada só se tenta desidratar Bolsonaro e Ciro. Só não afirmo que a jogada foi de mestre porque o Alkimin é de uma mediocridade ímpar, e, portanto, não seria surpresa que mesmo sendo adotado como o candidato do Blocão, isso não signifique que melhore seu cacife eleitoral. Portanto, não duvido que se o pangaré estiver empacado de vez, o Blocão aos 18 min do segundo tempo da prorrogação saiam do titanic Alkmin e tentem o barco Bolsonaro, que é o que resta aos golpistas. 

      1. Intelecção é Pior Que Matemática

        Releia o que recomenda, pois pelo jeito não entendeu lhufas.

        PS: Não confundir opinião com informação de fato. 

  7. Biruta de aeroporto

    O Ciro esta parecendo aquele garoto da historia O dona da bola. Ela começa a jogar e quando não da certo, da um grito, pega a bola, chama todos de feio e vai embora. 

    Ciro… Vai ver o Lula, tem uma conversa direta com ele, sem interlocutor. O momento é esse.

  8. Tal como …
    Tal como a personagem da Gloria Pires numa novela Ciro tem um gêmeo , um apoia o PT e o outro não , ambos falam muito e pelo visto não para saber qual deles é.

  9. Ou Lula se candidata e pode

    Ou Lula se candidata e pode ganhar,ou perde quaquer poste que indique.

    Lula elegeu dois postes. Mas o útimo poste perdeu no primeiro turno quando Lula ainda dava as cartas.

               Imagine agora.

  10. Trojan fora da validade..

    Ciro é um trojan..

    .. mas perdeu a validade..

    .. se desse certo, ele seria a “rainha da inglaterra” nas Américas, unindo brancos e pretos em torno do projeto iluminati..

    .. daria legitimidade total para qualquer ação do deep state, inclusive invasão da Venezuela..

    .. mas não passou no filtro da esquerda..

    .. essa era a missão vital, a grande carta na manga do cearense perante os demais golpistas..

    .. ciro prometeu, mas não entregou..

    .. levou uma meia dúzia de esquerdistas, inclusive alguns blogueiros, mas o núcleo duro percebeu o agente duplo..

    .. e aí o projeto fez água, a turma do cunha já não ia com os cornos do ciro, tava embarcando à contra gosto nessa solução, rompeu..

    .. escolheram outra figura meramente decorativa: alckmin..

    Ciro Gomes, bem, esse vai sair menor do que entrou..

  11. Ciro cria suas próprias contradições

    Muito tempo antes de serem lançadas as pré candidaturas, Ciro vivia dizendo que de forma alguma concorreria com Lula. Só se lançaria candidato de Lula abdicasse. Isto, ao contrário do que sempre faz, não deve ter sido mera bravata, excepcionalmente representou um rasgo de sinceridade.

    O projeto golpista não queria impedir Dilma, tornar réu o Lula, condená-lo e ter o prazer de vê-lo preso. Estas estapas sucessivas foram os meios de que se foi lançando mão para um objetivo final muito mais importante para o golpismo: arruinar o poder político do PT e de Lula por consequencia.

    Para Ciro, sempre esteve claro que sua possibilidade de candidatura, ou seja com Lula fora, compartilhava o mesmo objetivo do golpismo. Ele só poderia ser candidato com Lula/PT na lona. Deve ter apostado todas as fichas no sucesso do golpe. Poderia saltar na pista como salvação da lavoura da esquerda, ao mesmo tempo que poderia honrar sua palavra dada em raro momento de honestidade vocal. Está descobrindo da pior maneira o cálculo errado que fez.

  12. O golpe não é binário (ou Os sócios do Golpe)

    “O 18 Brumário de Luis Bonaparte”, de Karl Marx


    Capítulo I
    Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. Caussidière por Danton, Luís Blanc por Robespierre, a Montanha de 1845-1851 pela Montanha de 1793-1795, o sobrinho pelo tio. E a mesma caricatura ocorre nas circunstâncias que acompanham a segunda edição do Dezoito Brumário!

    (…)

    Do mesmo modo, em outro estágio de desenvolvimento, um século antes, Cromwell e o povo inglês haviam tomado emprestado a linguagem, as paixões e as ilusões do Velho Testamento para sua revolução burguesa. Uma vez alcançado o objetivo real, uma vez realizada a transformação burguesa da sociedade inglesa, Locke suplantou Habacuc.

    A ressurreição dos mortos nessas revoluções tinha, portanto, a finalidade de glorificar as novas lutas e não a de parodiar as passadas; de engrandecer na imaginação a tarefa a cumprir, e não de fugir de sua solução na realidade; de encontrar novamente o espírito da revolução e não de fazer o seu espectro caminhar outra vez.” (fonte:http://www.culturabrasil.org/18brumario.htm).

    O candidato Ciro Gomes é a farsa “social democrata” ou “liberal-desenvolvimentista”, a reedição da tragédia FHC que emulou a terceira via que já foi rejeitada em sua terra natal.

    Parece que o antipetismo não assola somente os manifestoches e golpistas declarados, acho que é o cimento ideológico-classista que une jornalistas furta-cor, políticos da “esquerda Cristovam Buarque” e “intelectuais idem” que defendem o cínico Ciro, da forma truculenta que seu “mito” lhes ensina. Não por acaso estes perdem mais tempo atacando o PT e a militância – pra não falar da covardia invejosa contra Lula – do que defendendo com fundamentos e sob o fetiche da “racionalidade burguesa” que tanto alardeiam um cara que se dobrou ao núcleo golpista por interesse eleitoreiro, e depois de ser enxotado, tenta se cacifar com o eleitor de direita disputando a militância – ou seria miliciânsia? – conservadora e autoritária, babando juntinhos de ódio antipetista – o que não parece pra ele nenhum sacrifício, ao contrário, deve ser grato ao golpe por poder dar vazão a esse sentimento antigo, e com um paradoxal apoio de pessoas que em outros tempos o censurariam pela sinceridade inconveniente; o golpe libertou também várias correntes da esquerda para odiar o PT sem risco de serem cobradas por suas incontornáveis contradições…

    Aliás, o tal candidato da “massa cheirosa com língua de trapo” tem muita coisa em comum com a ultradireita bolsonarista: o ódio que escorre em palavras e gestos autoritários contra a esquerda tradicional e o PT como seu símbolo, a inconsistência programática, a horda de seguidores que infiltram a internet, o apoio inconcebível de pessoas que se autoproclamam “bem-pensantes”, a peregrinação partidária interesseira e infiel, o machismo que exsuda em gestos e alinha atitudes, estratégias e parcerias.
    Repito o que já disse em outros comentários: o golpe não aconteceu por mérito da direita mas pela fragmentação e inconsistência, não da militância e de boa parte da esquerda digna do nome, senão da sociedade civil que ainda gosta de se apresentar como civilizada e progressista mas é autoritária, classista e atrasada em exercício de democracia, a qual confundem com realizar banquetes de migalhas para distribuir aos que não cabem no orçamento nem no projeto de Estado-nação.
    São todos cúmplices, e a tolerância com a situação de perseguição contra Lula e os que se atrevem a defender o país desenhado nas, pelos padrões atuais de mediocridade, Utopias pós-redemocratização comprova que somos uma grande senzala, o país encarcerado (em um Estado-carceragem) para usufruto dos mesmos invasores de sempre, com a anuência covarde dos que, diante da barbárie, defendem apenas o seu pirão.

    Quem não defende Lula e o direito dele disputar a eleição é golpista, e dos piores porque tira vantagem da injustiça sem arcar com o custo de assumi-la publicamente. Nesse sentido, Ciro é pior que Temer e Cunha, porque estes ao menos estão pagando décimos, e vão pagar muito mais, pelo que fizeram, enquanto o oportunista de Harvard ainda consegue posar de “alternativa de esquerda”, e que seus adeptos façam militância antipetista, como herdeiros espúrios de 2013.
    Vocês todos, covardes e oportunistas irresponsáveis, merecem o golpe e o país que está sendo destruído. E não tentem jogar mais essa culpa sobre o PT porque a máscara dos muitos interessados no golpe, que com ele são coniventes, vai cair até que esse país seja passado a limpo.
    Abaixo todos os golpistas, pioneiros ou embarcados, assumidos ou disfarçados, principalmente nas esquerdas.

    Sampa/SP, 25/07/2018 – 19:54 (alterado às 21:39).

    1. perfeito

      Eu também fiquei abismada com a agressividade em bloco tanto de militantes e/ou trolls nas redes sociais como da adesão simultânea de intelectuais e blogueiros ditos progressistas. Numa brutal blitzkrieg, tentou-se aproveitar da tragédia provocada pela prisão de Lula para se apoderar do capital eleitoral de Lula e por extensão do PT. Foi uma selvareria da qual não irei esquecer. Quanto à mídia alternativa que embarcou nessa trip, meu desprezo é total porque cruzou a linha da dignidade. Este embate entre tais apoiadores de Ciro e o eleitorado de Lula e do PT é um marco na descrença da possibilidade de coexistência  e solidariedade entre supostamente os que estariam, ou deveriam estar, do mesmo lado.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador