Ao vivo: STF transforma sessão em ato de apoio coletivo

"São inadmissíveis os discursos que pregam o ódio, a violência e a desarmonia na sociedade e contra o Supremo Tribunal Federal", diz trecho do manifesto

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) é palco, na tarde de hoje (03), de um grande ato de apoio de diversas entidades, como a CNBB, a OAB, CNI, centrais sindicais e partidos políticos, diante da ofensiva de parte do setor político contra a Corte. Para isso, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, transformou a sessão de julgamentos em uma sessão solene para a divulgação do manifesto de apoio à instituição.

É um trecho do manifesto: “O Supremo Tribunal Federal é a instância máxima da Justiça brasileira, garantidor maior dos direitos dos cidadãos, as liberdades de imprensa, de religião e de expressão, sem as quais não se constrói uma Nação. A Suprema Corte é insubstituível para o país e é dever de todos a sua defesa, pois, sem ela, nenhum cidadão está protegido”.

“A discordância, a crítica civilizada e o diálogo são inerentes à democracia, tal qual o respeito e, em última instância, a solidariedade. Por isso, são inadmissíveis os discursos que pregam o ódio, a violência e a desarmonia na sociedade e contra o Supremo Tribunal Federal”, diz ainda o texto coletivo.

Individualmente, ainda, as entidades já haviam manifestado em notas públicas o apoio à Corte. É o caso da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que na manhã de hoje (03) disparou um comunicado em que declara que “em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), por ser a mais alta instância do Poder Judiciário e, ao mesmo tempo, guardião último da Constituição Federal, suas decisões devem ser respeitadas e cumpridas”.

E completou que a entidade “tem por objetivo permanente e indeclinável a defesa do estado democrático de direito, da livre iniciativa, da livre concorrência, da valorização do trabalho e da justiça social”.

O movimento ocorre em meio à tentativa do STF de recuperar credibilidade junto a organizações, entidades e Poder Público, em meio aos ataques que vem sofrendo nos últimos meses por parte políticos. A Corte chegou a instaurar um inquérito para investigar autores de ataques nas redes sociais. Procuradores da Lava Jato já protagonizaram episódios de ofensas aos ministros do Supremo, após decisões que impactaram o modus operandi polêmico das investigações.

Com o objetivo de expor que as decisões do Supremo não estão reféns da política, mas que seguem regulamentações e jurisprudências, o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram nesta semana uma campanha para explicar o funcionamento da Justiça e também tentar combater as chamadas Fake News.

Intitulada “Aqui tem Justiça”, a campanha do STF e do CNJ, ambos presididos atualmente pelo ministro Dias Toffoli, também será compartilhada nas redes sociais pelos diversos tribunais do país, com notícias verdadeiras, tentando recuperar a credibilidade da Corte.

Assinaram o manifesto representantes da OAB, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), UNE (União Nacional dos Estudantes), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e UGT (União Geral dos Trabalhadores), CNI (Confederação Nacional da Indústria), além de alguns partidos políticos, sindicatos e associações.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem planta vento colhe tempestade.
    O $TF está colhendo o que plantou. Que tenha uma boa colheita.

    E que a Ministra Carmem Lúcia volte para o Motel Bahamas, de onde nunca deveria ter saído, exceto para o pique-nique com o Temer na cozinha da sua casa.

  2. Salve geral cambada… O mais importante é manter a Boca de Fumo e não discutir a qualidade do Direito que ela tem produzido para manter o respeitável público garroteado pela agenda política da sagrada família dos banqueiros e barões da mídia.

  3. Ora, ora….

    Foram engolidos pelo.montro que criaram….não assinaria esse troço enquanto não libertassem os presos políticos da vaza a jato, Lula e outros…….ou respeitassem a constituição, o artigo claro e cristalino , que não necessita de nenhuma interpretação que é a presunção de inocência…..quem muito se abaixa…..

  4. Num dia golpe com o STF com tudo. No outro sessão de descarrego contra as críticas. O essencial é manter a Boca de Fumo aberta e não discutir o Direito que ela produz para manter o público derrotado pela agenda política da sagrada família dos banqueiros/barões da mídia.
    Lembre-se que você é apenas um homem! repetia um escravo no ouvido do cônsul romano durante seu Triunfo. Nicolau Maquiavel alertou o Príncipe para tomar cuidado com os aduladores. Os romanos e o florentino nunca fizeram teorias sobre o auto-elogio. Eles sabiam que isso é inútil.

  5. “Com supremo com tudo”, quem fez parte dessa farsa, imaginando colocar no poder quem eles queriam, tomou um revertério, elegeu um grande imbecil que agora quer derrubá-los, bem feito! Acharam que estava ruim com ela, agora ficou pior sem ela!

  6. Se o STF cair, vai a democracia de vez. Entraremos novamente em tempos de trevas. Submissão aos imperialistas com o apoio das nstituiçãos: EMA.

  7. Precisamos de uma PEC, para mudar um intem da Constituição que diz que, não existe prisão Perpetua no Brasil e a lei diz que se o preso cumprir certos requisitos, ele poderá obter os diversos tipos de liberdade, porque se presume que quem cometeu um delito pode recuperar-se. Os juizes/tribunais jugam a pedido dos advogados, conforme essa lei.
    Lula com diversos recursos ainda não foi solto, se vivo um dia será. Pois cumprirá requisitos que a lei prevê.
    Então o legislador quando fez a lei considerou que todo ser humano tem direito a recuperar-se por isso no Brasil não tem prisão Perpetua e muito menos pena de morte. É isso. Todo resto é bla, bla, bla.

  8. O STF, por omitir-se perante as graves ilegalidades da lava jato, e perante o golpe de 2016 e diante do encarceramento arbitrario de Lula, e diante da ideologia do ódio e
    apologia do crime praticados pelo “arminha descerebrado”,o STF foi o adubo organico que fez o fascismo se desenvolver no Brasil, e a midia tambem tem extrema culpa por isto. Agora a esquerda apoia esse stf da omissao putrida porque pior é os fascistas querendo ditadura.Vamos abraçar o tucano gilmar mendes vigarista porque é pior o olavo nazista

  9. Concordo que tudo isso que o Sr toffolli escreveu é exatamente o papel de um STF. Nisso ninguém discorda. Contudo, todo mundo, ou pelo menos a maioria esmagadora da população, está indignada exatamente pq o atual STF não está cumprindo esse papel. É simples assim.

  10. “A Suprema Corte é insubstituível para o país e é dever de todos a sua defesa, pois, sem ela, nenhum cidadão está protegido”. Fala isso pro Presidente Lula, que está preso sem provas por meio da ação do Roland Freisler de Curitiba… Um ministro que afirma covarde e desavergonhadamente ter havido um “movimento de 64” e não um golpe tem sorte de ainda contar com o apoio das forças progressistas deste país…

  11. Desculpa lá!mais a minha modesta opinião indica que o nosso supreminho precisa passar pelo o vulgar nome ( lava toga),mais bem aplicado a este supreminho. Por que não existe respeito à um tribunal que venha agindo como este tribunal vem agindo. Precisamos voltar a respeitar o nosso verdadeiro STF, mais este que está atual,deixa muito a desejar. Desculpa se estou sendo Franco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador