Apenas 3% dos eleitores de Bolsonaro usam o anti-petismo para justificar voto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Um levantamento divulgado nesta quinta (13) pelo instituto Paraná Pesquisas, contratado pela Empiricus, mostrou um dado curioso: apenas 3,7% dos eleitores de Jair Bolsonaro justificam o voto nele por causa de sua posição “contra Lula e o PT”.  A maioria, 23,6%, afirma que escolheu o ex-capitão por causa de seus “projetos anticriminalidade”. Outros 15,3%, por “representar a mudança”, e a terceira maior fatia, de 13,1%, porque “se identifica com discurso do candidato”.
 
Outros 11,2% afirmam que votam em Bolsonaro “pelos projetos anticorrupção”. Só 4,7% dizem que é pelas “propostas de geração de emprego”. Ser honesto, ficha limpa, ter projeto econômico, ter experiência política, “por falta de opção”, por ser militar e outros motivos estão abaixo dos 2% e 1%. 
 
Mesmo com Geraldo Alckmin, que representa o partido que duela com o PT no segundo turno nas últimas eleições, o anti-petismo não é motivo para definir voto. Entre os eleitores do tucano, 1,1% disseram que o escolheram por ser o candidato contra Lula e o PT.
 
HADDAD
 
Já entre os eleitores de Haddad, a proximidade com Lula faz diferença. Cerca de 38% disseram que votam no ex-prefeito por ele ser próximo de Lula. Outros 7,8%, por “propostas para emprego” e 7,4% se identidicam com o candidato. Mais 6,6% acham que ele tem “experiência política” e 4,8%, “projetos sociais”. Uma parcela de 6,6% diz não ter “um motivo especial”. 
 
CIRO
 
Os principais motivos para votar em Ciro são: identificação com o discurso (14,2%), propostas para gerar empregos (11,3%),  projetos para economia (9,2%) e experiência política (8,85%). Ainda há uma fatia de 7,5% que diz não precisar de nenhum motivo especial.
 
ALCKMIN
 
Com Alckmin, 14,9% alegam experiência política para justificar o voto no tucano. 11,5% dizem que ele é bom administrador, e 11,5% se identificam com o discurso do candidato. Outros 9,8% acham que ele tem boas propostas para gerar emprego e 8,6%, apontam a saúde. Uma fatia de 8% também disse não ter um motivo especial. Por ser contra o PT, só 1,1% optou por Alckmin.
 
34% NÃO SABEM QUE LULA APOIA HADDAD
 
O Paraná Pesquisas perguntou ao eleitor quem era o candidato com apoio de Lula e 34% disseram que não sabem e outros 44% apontaram Haddad. Marina foi citada por 6,6% e Ciro, 4,9%.
 
Sobre o impacto do apoio de Lula em Haddad, 49,8% disseram que não altera sua vontade de votar em Haddad. Outros 22,2% disseram que diminui e 23,9%, que aumenta a vontade de apoiar o ex-prefeito do PT.
 
IDEOLOGIA
 
A maioria dos entrevistados, 43,4%, disse que é indiferente à ideologia político do próximo presidente. Outros 15,6% preferem um presidente de direita, seguido por esquerda (9,7%), centro (9,3%), centro-direita (6,8%) e centro-esquerda (4,3%). Outros 10,9% não responderam.
 
ESTIMULADA
 
Na pesquisa estimulada, Bolsonaro lidera com 26%, seguido por Ciro (11%), Marina (10%), Alckmin e Haddad empatados (8%) e Álvaro Dias e Amoêdo, com 3%.
 
POTENCIAL DE VOTO
 
Potencial de votos em Ciro (soma de “poderia votar” com “votaria com certeza”) é de 41,3%, contra 52% de não votaria de jeito nenhum.
 
De Haddad, o potencial de voto é de 26,8%, contra 62,6% de não votos.
 
Alckmin tem potencial de 35,3% dos votos, contra 60% de não votos.
 
Bolsonaro tem 43,6% de potencial de votos, contra 53,2%.
 
Marina tem 42,4% de potencial de votos, contra 54,8% de não votaria de jeito nenhum.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece pesquisa de fundo de quintal, como as pesquisas do PIG

    Os eleitores do Bolsonaro ultrapassam os 100% e os dos demais candidatos ficam aquém dos 100%.

    Há algo que estranho nessa pesquisa.

  2. Apenas 3,7% dos eleitores de

    Apenas 3,7% dos eleitores de Jair Bolsonaro justificam o voto nele por causa de sua posição “contra Lula e o PT”.

    Acabamos de desobrir o fogo: gente que responde a pesquisas também mente.

  3. Entre homens e porcos…ou, é a política, estúpidos!!!

    Cada instância de comunicação e, claro, como instâncias de sociabilidade, elabora seu discurso e sai a campo para legitimar sua narrativa da realidade, que como narrativa, influencia e muda a realidade que tenta narrar.

    Essa obviedade aí em cima nem sempre é compreendida por jornalitas, por militantes, enfim, por todo mundo que faz parte dessas instâncias e como tais, se dedica a tarefa de legitimação (auto) de si e do grupo com o qual se identifica.

    Desde Weber até Bordieu, não são raros os sociólogos e outros “ólogos” que tentam destrinchar essa equação acima!

    Sempre travados na questão entre materialismo e idealismo, isto é, o quanto a ideia potencial (potência do discurso) é fruto da realidade que o cerca e a infuencia ou o contrário!

     

    O mito do anti-petismo é só isso mesmo! Um mito, que como tal, por força de sua difusão e pela qualidade dos difusores, encontra (e modifica) a realidade em vários pontos, ora com intersecções ora com paralelismo a ela, e enfim, como rotas de colisão!

    A internet, os blogs, os meios chamados digitais, na busca pela sua legitimação como portadores de (alguma) verdade, buscam conceitos (como toda mídia) para dominar e controlar a narrativa, com a qual também tentam manipular a realidade que narram.

    Nunca ouve anti-petismo! No entanto, agora há anti-petismo!!!

    Não existe anti-petismo como um movimento cimentado ou reificado. Até porque o próprio conceito de petismo não encontra uma definição bem clara, nem dentro do PT!

    E como fenômeno, é fluído! 

    Não há história suficiente para determinar seus contornos épicos, nem distanciamento capaz de diminuir os erros  de análise provocados pelo fato de quem descreve ainda deseja modificá-lo (o petismo)!!!!

    O PT já significou coisas bem parecidas contra as quais nos debatemos hoje!

    Desde o tempos da UDN de macacão (salve Brizola) até seu conflito moral em ter que governar com aquilo que espinafrou o tempo todo!

    O seu ingênuo apoio a ficha limpa é prova do desenrolar desse processo!

    zé cardozo e márcio thomaz bastos são a expressão pessoal e física dessa premissa!

     

    No campo da práxis, as medidas de segurança pública do PT, seu trato com o judiciário, enfim, é bem parecido com os da direita!

    Podemos dizer então, sem medo de linchamento, que bolsonaro expressa de forma sincera (e sincericida) todos os baixos instintos que nós do PT praticamos todo o tempo que estivemos no governo no quesito segurança pública, por exemplo!

    UPP, Força de Segurança Nacional, Lei anti-terror, a submissão às vontades da FIFA/COI para a consecução dos grandes eventos, ou seja, praticamos a mesma agenda suicida das guerras as drogas, mexemos pouquíssimo nos aparatos estatais de execuções extra-judiciais, nada propusemos para alterar a estrutura herdada do regime dos militares, deixando intactos tanto os aspectos normativos (como a aberração chamada Inquérito Policial) como a própria forma de administrar e distribuir atribuições do poder de polícia (lato senso) do Estado, previstos no Art. 144 da CRFB.

    E pior, fomos além em piorar o que dee ruim já existia!

    NENHUM JURISTA LIGADO AO PT JAMAIS SE LEVANTOU CONTRA A PRISÃO APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA até Lula!!!!!!

    Nenhum governador do PT ou do nosso campo indicou um procurador geral do MP em seu estado que tivesse o compromisso em mudar os paradigmas higienistas do Parquet na política, e racistas e classistas nas questões penais!

    Sempre aderimos ao tiro porrada e bomba!

    Não se trata aqui de desconhecer a realidade que enfrentaram, o enorme entulho autoritário encastelado nessas corporações, mas eu clamo por algum movimento no sentido de enfrentar essa Horda. 

    Não houve!!!!

    Nem vou mencionar aqui a frouxidão com a questão da Lei de Anistia, delegando o papel legislativo ao stf, e a piada da comissão da verdade, justamente quando Lula passeava com seu capital político pelo mundo, como “o cara”!!!!!!!

    E olha que foi a Dilma que foi o última presidenta do PT!!!!!

     

    Voltando ao tema central, o sentimento expresso no eleitorado do símio branco é luta de classes! 

    Não é anti-petismo, é anti-pobrismo, tragicamente também manifestado pelos próprios pobres, assim como o racismo também se difunde entre negros.

    E o sexismo entre mulheres.

    São questões que excedem esse pequeno espaço.

    Mas o eixo central é entender que o eleitorado do bolsopária não é anti-PT, e certamente dentre boa parte dele há eleitores que votariam em LULA, no mito LULA caso ele fosse candidato!

    E as mensagens colhidas nas pesquisas aproximam as plataformas e expectativas por emprego, por mudança, por um executivo FORTE!

     

    Vejo um filme nacional agora, chamado Filme de minha vida!

    Como todo filme, há boas falas no roteiro, que em suma resumem a ideia central dele (roteiro e do filme):

    Selton Mello diz: “sabe a diferença entre o homem e o porco?” “o homem sabe que é homem, o porco não sabe que é porco”.

    “o porco é só um porco”, diz ele.

    É isso, quem não tem consciência de si, serve a qualquer coisa, e será qualquer coisa, menos si mesmo!

    Será sempre algo para os outros que sabem de si mesmos!

    O nosso Charles Bronson, Jackson Antunes, já tinha falado algo assim para ele (Selton) no filme O Palhaço: “o gato bebe leite, o rato come queijo e a gente é o que é”.

     

    Isso somos nós aqui na internet. Combatendo coisas que insistimos em dar nomes diferentes à sua natureza, sem sabermos quem somos.

    Na nossa visão elitista, o eleitor é primitivo, age como porco.

    Mas  ele (eleitor) sabe o que é, quando deve se fiingir ser porco para engolir o açougueiro!

  4. Falso fantasma

    Se refinassem a pesquisa, verificariam que 70% dos eleitores de Bolsonaro apoiam a pauta economica progressista (direitos trabalhistas, não privatizar estatais, combate ao rentismo, educação e saude publicas, etc…) Curioso é que esse refinamento não é feito pois não interessa a quem desenha os mapas ideologicos e pauta as agendas.

    Não dá pra jogar essa gente, que representa um quarto do eleitorado, na lata de lixo do fascismo.

    São essenciais para vencer os neo-liberais. É preciso uma aliança tática com esse segmento, que de quebra ainda deseja ver a Rede Globo destruída.

      1. Neoliberalismo e fascismo

        Neoliberalismo e fascismo andam de mãos dadas. O neo liberalismo não consegue impor sua agenda em um ambiente democrático, por isso o fascismo passou a ser uma necessidade. E muitos neo-liberais sempre foram fascistas enrustido, apenas estão soltando a franga.

        A campanha de ódio e intolerância que os principais defensores do neoliberalismo difundem e estimulam é para criar condições para que o fascismo possa encontrar sustentação social, na busca de encontrar espaço político para impor a agenda neoliberal.

      2. O fantasma é que é falso, não o dilema

        O dilema é bem claro: Devemos buscar alianças táticas com os conservadores para obter a força necessaria para derrotar os neo-liberais e a Globo, ou devemos simplesmente desprezá-los e colocá-los no campo oposto, pois são todos “fascistas” e assim tornar mais difícil ainda nossos objetivos.

         

  5. na mosca quem falou mais abaixo em “perda de rumo” <--

    isso é um reflexo da falsa politização,ou nenhuma,e de políticas não institucionalizadas pelos mais pobres,como um favor.Sem a mínima consciência (mas agradecimento)parcela do povo logo se volta pra que lado for mais atraente,mais vítima,mais perse-guido (marketing).Outra parcela continua no bem brasileiro ditado “rouba, mas faz”(Maluf: quantas vezes não se reelegeu ?). Ainda conta a divisão fomentada pelo… principal partido progressista.Qualquer que seja o resultado,as esquerdas serão (e já foram) atingidas pela artificial hegemonia (veja-se o conceito de hegemonia)e pelo caciquismo e obediência,tudo o que esquer-das deveriam evitar e até combater,pois só aparentemente é um bem,mas é um atraso pra efetivas mudanças.

  6. Se a pesquisa for certa, Alckmin pode tirar o cavalo da chuva
    De acordo com o Tasso Jereissati, com a eliminação definitiva do Lula da disputa presidencial, o Geraldo Alckmin tem condições de crescer em cima do anti-petismo. Ora, ora, nessa hipótese, o Geraldo Alckmin crescerá apenas 3 pontos percentuais, já que apenas 3% dos eleitores do Bolsonaro são anti-petistas. Bingo. Alckmin vai morrer na praia. O Alckmin imputa ao PT as bandalheiras do governo Temer, já que, segundo ele, foi o PT que escolheu o Michel Temer para vice. Por essa linha de raciocínio, pode-se culpar Jesus Cristo pela sua própria crucificação, já que foi ele quem escolheu o Judas Iscariotes.

  7. Não é apenas antipetismo, é perda mesmo de rumo

    Minha mãe me contou no ultimo fim de semana que a empregada da casa depois da facada do Bolsodinossauro disse que iria votar nele, pois “quase morreu, o coitado”. Minha mãe que é uma pessoa normalmente calma e muito didatica, mas nesse momento ai ela estava da pa virada, ai virou e falou “não estando satisfeita com todas as perdas depois do golpe em Dilma a senhora agora também quer ver sua familia entrar para o rol dos que vão passar fome, como ja esta acontecendo em alguns municipios?” Minha mãe me disse que ela arregalou os olhos e então aproveitou e lhe disse que o candidato de Lula (nem fala em PT) é o Haddad. “Como?” “Haddad, se escreve… Mas não precisa necessariamente saber escrever, mas é bom a senhora saber quem é o candidato do Lula e precisa apertar o botão certo (13), não vai errar”… Nossa senhora… 🙂

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador